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WandaVision | Os principais easter eggs do MCU presentes nos episódios 1 e 2

Os primeiros episódios lançados de ‘WandaVision’ trazem vários easter eggs do MCU, bem como referências a momentos importantes das HQs.

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Os dois primeiros episódios de WandaVision finalmente foram lançados e, para facilitar a vida dos fãs, trazemos aqui uma lista com seus principais easter eggs.

Há muito tempo os espectadores esperaram por novos conteúdos MCU, mesmo com o Marvel Studios sendo forçado a reagendar seus lançamentos por conta da pandemia de coronavírus. Agora, finalmente, a Fase 4 começou oficialmente – embora não da maneira que todos esperavam. WandaVision é a primeira série produzida pela Marvel Studios, e tem transmissão exclusiva no Disney+.

Estrelado por Elizabeth Olsen e Paul Bettany como Wanda e Visão, a série é diferente de tudo visto no MCU até agora. WandaVision é uma homenagem às comédias clássicas como The Dick Van Dyke Show, A Feiticeira (Bewitched) e I Love Lucy, ambientados em um mundo estranho onde nada é o que parece.

Os dois primeiros episódios regozijam-se com essa estranheza, fazendo um grande esforço para evitar deixar pistas importantes. Ainda assim, apesar de tudo, os espectadores mais atentos notarão uma série de easter eggs importantes – e alguns deles apontam para um enredo no qual a mente de Wanda Maximoff se fragmentou, enquanto seus poderes se expandiram.

O site americano ScreenRant fez um apanhado com os maiores easter eggs de WandaVision e nós trazemos aqui para vocês, na íntegra e com adições, o material.

++Leia Mais:
– WandaVision | Confira nossa crítica dos primeiros episódios da nova série do Disney+
– Principais notícias do Marvel Studios no Dia do Investidor da Disney

Uma abertura “enfeitiçada”

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A abertura do episódio 1 de WandaVision é uma homenagem a série A Feiticeira (Bewitched), assim como a forma como a Wanda usa seus poderes na série do MCU – com telecinésia sendo usada para cuidar da casa. É um desenvolvimento divertido, mas é estranho ver Wanda operando com esse grau de precisão. Ainda assim, com a continuação do episódio, fica claro que ela não tem controle total sobre seus poderes ainda, com o jantar com os Harts quase dando catastroficamente errado.

Visão e sua “cabeça indestrutível”

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Ainda no episódio 1, Wanda alega que seu marido Visão aparentemente tem uma “cabeça indestrutível”, uma revelação no mínimo estranha, dado que não é essa a verdade no MCU.

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Como todos sabemos Thanos esmagou a cabeça de Visão para arrancar a Joia da Mente dela. A realidade em que Wanda está vivendo é uma em que todos vivem felizes para sempre e onde, aparentemente, Visão renasceu com essa vulnerabilidade em particular removida. Os outros poderes de Visão correspondem amplamente ao MCU, embora aparentemente ele tenha “visão noturna”, que é uma adição estranha.

Uma dica sutil sobre Vingadores # 238

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O calendário mostrado no episódio 1 de WandaVision mostra que a história está ocorrendo em 23 de agosto. Ou seja, 23/8. A edição americana Avengers # 238 é um quadrinho importante, pois nele Visão foi reativado após uma aventura anterior na qual ele havia sido desativado após passar por um campo de energia mágico. Isso pode, muito bem, ser um aviso sutil de que tudo o que acontece na WandaVision existe dentro de uma bolha de realidade semelhante, e que a Visão não deveria tentar sair dessa bolha de forma alguma.

A gravata do Visão tem um padrão reconhecível

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A gravata de Visão tem um padrão interessante e parece ser uma referência sutil a uma que ele usou na famosa run de Tom King com o personagem, onde Visão tenta formar uma família e se encaixar na sociedade humana. Embora o padrão seja semelhante ao que ele usava na história, a gravura foi sutilmente alterada – e muito provavelmente de forma deliberada. É possível presumir que esse padrão terá algum significado maior no futuro.

A torradeira Stark é uma referência cruel

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WandaVision é como uma velha sitcom, repleta de propagandas. A primeira é bastante óbvia, pois é um anúncio de uma nova torradeira revolucionária feita pelas Indústrias Stark.

A propaganda pode parecer um ester egg divertido e inofensivo, mas é importante lembrar que as Indústrias Stark estão associadas a um importante trauma da vida de Wanda. Sokovia passou por uma guerra civil durante toda a vida de Wanda e, quando Wanda tinha apenas 10 anos de idade, seu prédio foi atingido por morteiros. Ela e seu irmão Pietro ficaram presos nos escombros por dois dias, olhando o tempo todo para uma bomba não explodida que estava a apenas um metro deles, com medo de que qualquer movimento pudesse detoná-la. O projétil de morteiro tinha estampado o logotipo das Indústrias Stark, o que levou Wanda e Pietro a verem os Vingadores, inicialmente, com desdém, devido à sua associação com Tony Stark.

A “tradicional saudação Sokoviana”

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A “tradicional saudação Sokoviana” parece ser uma piada divertida para distrair as inesperadas visitas mas, na realidade, é um pouco mais perturbadora que isso.

A “saudação” é uma referência a Vingadores: Era de Ultron, onde Wanda atacou os Vingadores colocando as mãos em torno de suas cabeças e manipulando suas mentes. Observe que, no episódio 1 de WandaVision, Wanda coloca as mãos sobre os olhos do Sr. Hart – talvez significando que desta vez ela está cegando as pessoas para a verdadeira natureza da própria realidade.

Garrafa de vinho “Dinastia M”

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O episódio 1 da WandaVision mostra Wanda servindo taças de vinho, e este é na verdade um easter egg muito inteligente.

A garrafa tem a marca “Maison du Mépris” e tem um logotipo com um “M” bem distinto. Leitores dos quadrinhos reconhecerão isso como uma alusão à Dinastia M (House of M no original), um grande evento da Marvel Comics no qual a mente de Feiticeira Escarlate se fragmentou e ela reescreveu a própria realidade. “Maison du Mépris” significa literalmente “Casa do Desprezo”, em francês, talvez sugerindo no MCU que Wanda chegou ao seu limite por ter suportado muito sofrimento.

Nos quadrinhos o Doutor Estranho sugeriu que a habilidade da Feiticeira Escarlate de manipular a realidade significaria que ela seria incapaz de lidar com o mundo real. “Você pode entender a mentalidade delicada de uma mulher, uma pessoa?” ele perguntou aos Vingadores em Avengers # 503. “Isso significa que a realidade a controla. A imaginação se torna o inimigo. A estrutura desaparece.” Isso pode muito bem ser o que está acontecendo em Westview em WandaVision.

Wanda e Visão sendo monitorados pela E.S.P.A.D.A.

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No final do episódio 1 de WandaVision temos uma cena confirmando que Westview está sendo monitorado cuidadosamente – e dá um vislumbre do logotipo da E.S.P.A.D.A..

Na Marvel Comics, a E.S.P.A.D.A. é uma organização que monitora a Terra para proteger o planeta de ameaças extraterrestres. Um pôster recente da WandaVision confirmou que eles foram meio que “reprojetados” para o MCU. Em outras palavras, eles são responsáveis pelo monitoramento e policiamento dos super-humanos. A E.S.P.A.D.A. do MCU é, aparentemente, a próxima evolução dos Acordos de Sokovia, vendo os sobre-humanos como “Armas Sencientes”, não como pessoas, e sem dúvida eles estariam particularmente preocupados com Wanda, dado seu papel em Capitão América: Guerra Civil.

É possível que os nomes na tela sejam de membros da E.S.P.A.D.A., porque Abe Brown se formou no ensino médio na Midtown High em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele sobreviveu ao estalo e se formou na mesma época de Vingadores: Ultimado, depois do salto temporal de cinco anos. Dada sua conexão com Peter Parker, faria sentido para a E.S.P.A.D.A. recrutá-lo.

O efeito de pixels nos créditos é importante

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Os créditos apresentam um efeito de pixel bacana, e os leitores de quadrinhos o reconhecerão; ele é associado com a reestruturação da realidade da Feiticeira Escarlate em Dinastia M.

Observe que os pixels giram em uma série de formas diferentes, reunindo-se para construir a casa em que Wanda e Visão estão morando – e, por fim, seus anéis de casamento. Isso aponta para a ideia de que tudo o que Wanda está experimentando em Westview foi criado por sua própria magia.

Camas separadas evocam a censura de ‘I Love Lucy’

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Os telespectadores mais jovens podem ficar um tanto quanto confusos com o fato de Visão e Wanda terem camas separadas no início do episódio 2 de WandaVision. Esta é, na verdade, uma referência inteligente à censura nos primeiros dias da televisão, quando o British Board of Film Classification insistia que não deveria haver imagens de “homens e mulheres na cama juntos”.

As regras do BBFC pegaram nos Estados Unidos, com o Código de Produção afirmando que “o tratamento dos quartos deve ser regido pelo bom gosto e delicadeza”. A cena de sexo implícita resultante do fato de Wanda mover as duas camas para ficarem juntas nunca teriam sido aprovadas pelos censores, por mais domesticado que seja para os padrões modernos.

A animação de abertura do episódio 2 está cheia de easter eggs

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A abertura animada do episódio 2 de WandaVision é essencialmente um grande easter egg. As referências incluem:

  • Uma sequência de introdução que evoca imagens do Galactus;
  • Um coração de amor se formando no céu, da mesma forma que a Tocha Humana tradicionalmente cria um logotipo “4” para o Quarteto Fantástico;
  • Alguns easter eggs, do tipo “se piscar, perde”, do Visão de Tom King surgem em torno dos 03:27, notáveis apenas se você parar no momento certo enquanto a visão passa pelo chão. Nos quadrinhos de Tom King, Visão tentou viver uma vida humana normal. Ele construiu um cão sintezóide (daí os ossos), usava chinelos (também vistos por uma fração de segundo) e foi desafiado por um vilão chamado Ceifador (Grim Reaper) – cujo capacete também é visto na abertura animada.

Referências a Bova e Agatha Harkness

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Dois easter eggs particularmente interessantes são visíveis em uma cena animada em que Wanda faz compras em uma loja local. Há uma referência ao Leite Bova – nos quadrinhos, Bova era a babá de Wanda – ela é, na verdade, uma vaca mutante, transformada por um cientista louco chamado Alto Evolucionário.

O easter egg mais importante aqui, entretanto, é uma referência à “ração de gatinho da tia A”. Tem havido intensa especulação de que Agnes é na verdade Agatha Harkness, uma feiticeira poderosa que desempenhou um papel importante na vida da Feiticeira Escarlate dos quadrinhos. Na verdade, ela é muitas vezes referida como “Tia Agatha” – principalmente por Franklin Richards, filho do Sr. Fantástico e da Mulher Invisível, que ela ajudou a criar. Além do mais, Agatha é bem conhecida por seu gato preto, Ebony.

O helicóptero de brinquedo vinculado à E.S.P.A.D.A.

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O episódio 2 de WandaVision sugere fortemente que o mundo real está tentando entrar na bolha de realidade de Westview. Uma cena principal mostra Wanda descobrindo o que parece ser um helicóptero de brinquedo futurístico na cerca viva. As cores lembram o Homem de Ferro de Tony Stark, mas o helicóptero tem o logotipo da E.S.P.A.D.A..

É interessante especular que este era um helicóptero real que tentou entrar em Westview – e que a magia de Wanda o transformou em uma forma que ela poderia controlar nesta realidade. Visão parece sentir essas intrusões também, falando sobre “patrulhas de segurança” pela cidade pouco depois.

Jimmy Woo chamando Wanda

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Outra intrusão ocorre via rádio, com uma transmissão misteriosa penetrando na bolha de realidade de Westview. “Wanda?” uma voz pergunta, “Quem está fazendo isso com você, Wanda?” Esta é na verdade a voz de Jimmy Woo, chamando do mundo exterior.

Interpretado por Randall Park em Homem-Formiga e a Vespa, Jimmy Woo era um agente do FBI que agora parece estar trabalhando para a E.S.P.A.D.A.. A transmissão de rádio é repetida pouco antes dos créditos, em outro vislumbre da instalação de monitoramento da E.S.P.A.D.A..

Emma Caulfield e os coelhos

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Ainda no episódio 2 de WandaVision apresenta Emma Caulfield como Dottie, que é essencialmente a tirana local. O episódio celebra o elenco apresentando coelhinhos em um papel de destaque, um easter egg para qualquer fã de Buffy, the Vampire Slayer. Na série, Caulfield interpretou Anya, uma ex-Demônio da Vingança que – entre outras coisas – odiava coelhos. No famoso episódio musical “Once More With Feeling”, Anya sugeriu que os coelhos poderiam ser os responsáveis por mergulhar Sunnydale no caos. “Coelhos não são apenas fofos como todo mundo supõe”, ela diz. “Eles têm aquelas pernas saltitantes e narizes pequenos contorcidos…”

“O diabo está nos detalhes” – Uma referência a Mephisto?

 

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O episódio 2 pode muito bem oferecer aos telespectadores uma pista que a E.S.P.A.D.A. pode desconhecer.

Uma linha de diálogo lança a frase, “O diabo está nos detalhes”. Nos quadrinhos, a loucura da Feiticeira Escarlate foi revelada como tendo sido amplificada por um poderoso demônio que buscava causar o caos na Terra. Com isso, a frase evoca a Mephisto, a versão da Marvel do Diabo e Senhor do Inferno.

Perturbadoramente, a Feiticeira Escarlate acidentalmente reaproveitou pedaços da alma quebrada de Mephisto quando ela reescreveu a realidade para ter filhos nos quadrinhos – o que torna este easter egg bem mais sombrio, visto que o episódio 2 termina com Wanda grávida. Mephisto nas HQs foi, por sua vez, influenciado por Loki, então a frase pode acabar dando uma dica disso também. Vale ressaltar que Mephisto foi mostrado em imagens da série Loki, também do Disney+.

O relógio de Strucker

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No episódio 2 de WandaVision temos a apresentação de outro anúncio, desta vez de um relógio da marca Strucker.

O Barão Wolfgang Von Strucker era o líder Hydra que fez experiências com Wanda e seu irmão, Pietro, com a Joia da Mente, dando-lhes seus poderes. O relógio tem ainda o logotipo da Hydra estampado nele.

Este processo, provavelmente, foi doloroso, uma vez que, aparentemente, Wanda e Pietro foram os únicos a sobreviverem a ele. Assim, novamente, este trailer aponta para um dos maiores momentos de sofrimento na vida de Wanda. É possível que o anúncio veiculado no 3º episódio de WandaVision esteja ligado a próxima grande tragédia da vida de Wanda – a morte de seu irmão em Vingadores: Era de Ultron.

O relógio Strucker está travado no horário 2:42, o que pode ser significativo. Em Avengers # 242, o corpo de Visão foi reparado após ter sido desativado – parte do mesmo arco aludido no episódio anterior da série, com sua referência a Avengers # 238. A edição também é importante porque apresenta Monica Rambeau e a Feiticeira Escarlate, com esta última voltando aos Vingadores.

A roupa de apicultor

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Uma cena surreal no final do episódio 2 de WandaVision mostra um apicultor emergir dos esgotos.

É mais uma incursão na realidade de Wanda e, novamente, é provável que ele esteja sendo percebido por um filtro para se encaixar o máximo possível. O homem provavelmente está vestindo um traje Hazmat em vez de uma roupa de apicultor. Curiosamente, nos quadrinhos esse tipo de visual é tradicionalmente associado a uma organização chamada I.M.A., um grupo de supercientistas ávidos por dominar o mundo e estabelecer uma tecnocracia.

O I.M.A. apareceu em Homem de Ferro 3, mas há indícios de que eles ainda estão ativos; eles foram referenciados em trailers de Viúva Negra, com cientistas do I.M.A. aparentemente fazendo experiências com a Viúva Negra Yelena Belova.

A distorção da realidade

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O episódio 2 de WandaVision termina com a realidade mudando, e com Wanda e Visão transformando-se em uma versão colorida de si mesmos. Observe que a deformação da realidade é precedida pela cor vermelha, que é a cor geralmente associada à própria magia de Wanda nos quadrinhos. Essa é outra dica que Wanda seria a responsável pelo caos que está ocorrendo em Westview.

Para ler as HQs de Tom King à frente do Visão, que foram tão referenciadas nos episódios da série, adquira as suas duas edições AQUI e AQUI.


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Crítica | ‘Percy Jackson e os Olimpianos’: uma jornada de altos e baixos na terra dos semideuses

A série do Disney+ inicia com promessas, mas perde o fôlego ao longo da temporada, deixando os fãs divididos sobre sua adaptação do universo de Rick Riordan.

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A série “Percy Jackson e os Olimpianos” começou com uma abertura que prometia honrar a obra de Rick Riordan, especialmente através do seu episódio piloto. Nele, houve uma execução notável tanto na narrativa quanto na dinâmica dos personagens e na composição das cenas. Não é de se surpreender que a crítica tenha inicialmente aprovado a produção com uma taxa de 95%, no entanto, nem tudo acabou sendo um manjar dos deuses para os fãs, que esperavam algo notavelmente melhor do que as péssimas adaptações cinematográficas da Fox.

A série é uma boa adaptação?

Ao adaptar uma obra literária para o formato audiovisual, inevitavelmente surgem escolhas narrativas que moldam a experiência do espectador. Com um elenco mais jovem e a marca Disney, esta versão de Percy Jackson se alinha ao estilo das produções familiares do estúdio. O tom mais leve e infantil visa oferecer uma aventura acessível para crianças, jovens e adultos, o que pode desapontar aqueles que esperavam uma abordagem mais madura.

Navegar nessas expectativas, especialmente em relação à fidelidade da fonte original, é um desafio delicado. A frustração pode aumentar ao perceber que esta adaptação de Percy Jackson não atinge os padrões técnicos esperados da Disney. As escolhas de James Bobin, como os fade-outs para transições entre cenas nos primeiros episódios, podem se tornar cansativas à medida que se repetem ao longo da série, especialmente em momentos que exigiriam mais recursos visuais e CGI.

Declínio narrativo e de montagem

No entanto, ao longo da temporada, a série perdeu seu rumo e falhou em cumprir até mesmo o mínimo esperado. Apesar de ter todos os ingredientes para se tornar uma promessa do streaming, “Percy Jackson e os Olimpianos” falhou em sua execução episódio após episódio. Além dos deslizes ao longo do caminho, a série também pecou ao não apresentar uma única cena de impacto, o que comprometeu a experiência visual de quem esperava grandiosidade.

Orçamento

De acordo com fontes da Variety, o orçamento da série foi estimado entre 12 e 15 milhões de dólares por episódio, embora a Disney não tenha confirmado os valores. É lamentável perceber que, ao invés de investir em cenários cativantes e cenas de ação marcantes, a produção optou por diálogos longos e muitas vezes desnecessários. Talvez a intenção fosse explorar as emoções em meio a arcos corridos, mas isso falhou miseravelmente.

Um elenco dos deuses

Comparada aos filmes de “Percy Jackson”, a série do Disney+ pode ter seus méritos, mas fica para trás em relação ao clímax. No entanto, a produção acertou em alguns aspectos. Além do primeiro episódio, que trouxe uma sensação positiva e promissora, a série acertou na escolha do elenco, especialmente o trio de protagonistas. Walker Scobell, Leah Jeffries e Aryan Simhadri conseguiram cativar o público com suas interpretações carismáticas.

O que esperar do futuro da série?

Apesar dos tropeços, a série “Percy Jackson e os Olimpianos” apresenta uma mistura de acertos e desafios. Embora tenha começado promissora, com um episódio inicial bem executado e um elenco talentoso, a série enfrentou dificuldades em manter a qualidade narrativa e técnica ao longo da temporada. A falta de cenas impactantes e o desgaste de certas escolhas de direção deixaram, nós, espectadores, um pouco insatisfeitos, pela falta de grandiosidade da série. Caso haja uma segunda temporada, como esperado, a produção terá uma nova oportunidade para corrigir o rumo e honrar o universo dos semideuses como ele merece.

Nota: 6,5/10.

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The Last of Us | HBO renova oficialmente série para uma segunda temporada

Após sucesso da primeira temporada, segundo ano está oficialmente garantido, mas ainda sem data de estreia definida.

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A HBO acaba de anunciar em suas redes sociais que a segunda temporada de The Last of Us está oficialmente confirmada, veja:

 

A emissora, no entanto, não divulgou uma data para o retorno da série, mas presume-se que aconteça em 2024.

Apesar da primeira temporada ainda está no ar, sua precoce renovação se deve muito ao sucesso que a série vem ganhando desde sua estreia, a ponto de ser aclamada como uma das melhores séries da atualidade.

A renovação não chega a ser surpresa, por conta de todo o sucesso que a série tem feito — sendo que ela ainda não teve nem três episódios exibidos. Porém, com essa confirmação tão adiantada, os produtores já podem começar a pensar no próximo ano e os fãs podem ficar tranquilos sabendo que teremos mais de Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) em tela.

Ramsey, que interpreta Ellie, recentemente disse em entrevista à BBC que era bem “provável” que a adaptação do jogo de PlayStation ganharia um segundo ano. “Se as pessoas continuarem assistindo, acho que [uma segunda temporada] é bem provável. Depende dos caras da HBO. Não há nada confirmado ainda, então teremos que esperar para ver”.

Agora só nos resta acompanhar os demais episódios da série que ainda promete muitas emoções para a jornada de Joel e Ellie.

The Last of Us tem seus episódios transmitidos semanalmente, todo domingo, às 23h, pela HBO Max ou no HBO channel.

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Críticas

Crítica | Todo Dia a Mesma Noite emociona e clama por justiça

Minissérie em 05 episódios estreia em busca de justiça para as vítimas do incêndio da Boate Kiss.

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10 anos. Uma década já se passou desde que a fatídica noite da tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, aconteceu. O brutal caso do incêndio da Boate Kiss e suas 242 vítimas fatais ainda é muito vivo na memória do brasileiro até hoje.

Tragédia

Madrugada de 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria. Durante 2:30hs, um incêndio ceifou a vida de 242 jovens e feriu mais 636, durante um show do grupo Gurizada Fandangueira. Rapidamente, as investigações apuraram que não foi um acidente comum, e sim, uma violação dos códigos de segurança, causando a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio.

Este terrível caso se espalhou pela mídia nacional e internacional em questão de horas, e uma década depois a Netflix refresca nossa memória trazendo esta história de volta à tona na minissérie Todo Dia a Mesma Noite, onde esta se baseia no livro homônimo de Daniela Arbex, e segue mostrando os desafios e a incessante luta por justiça das famílias envolvidas.

História

Da apresentação de umas poucas famílias até o momento do ocorrido, o episódio inicial apresenta de maneira brutal como tudo aconteceu na noite da tragedia. Já nos outros episódios seguintes mergulhamos na dor e angustia dessas famílias, lutando por justiça durantes estes 10 anos de sofrimento.

Com uma qualidade impressionante, a produção usa de ótimas atuações para alcançar rapidamente o emocional do espectador, que desde os primeiros momentos sente a apreensão do que está por vir e termina acompanhando com a mesma dor que os personagens estão sentindo. A minissérie nos apresenta uma escolha narrativa interessante ao nos mostrar através de pais desolados pela morte dos filhos o absurdo de um ato tão trágico sair impune.

O roteiro da trama busca uma abordagem mais rápida após o ocorrido de 27 de janeiro, passando por alto por vários detalhes, mas ainda assim não é menos avassaladora. O elenco é bem aproveitado, dando destaque aos atores e atrizes Thelmo Fernandes, Débora Lamm, Paulo Gorgulho, Bianca Byington, Leonardo Medeiros e Bel Kowarick que dão um show de interpretação sempre que aparecem em tela. Exceção apenas do núcleo investigativo, do qual some de tela repentinamente e, principalmente por um deles ser um parente em luto, deixa a sensação que havia mais a ser explorado.

Todo Dia a Mesma Noite abre uma ferida na esperança de que dessa maneira tudo isso possa enfim ser encerrado. As vítimas nunca voltarão à vida e seus familiares nunca irão superar a dor, mas talvez, ao expor as falhas na justiça desse caso, os envolvidos possam finalmente descansar, e assim, outra tragédia ser evitada. “Por Justiça. Por memória. Para que nunca se repita”.

Todo Dia a Mesma Noite está disponível no catálogo da Netflix.

 

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Séries | TV

Wandinha | Série expande o universo de A Família Addams, trazendo uma nova e empolgante perspectiva a estes personagens.

Divertida e macabra, esse novo olhar sobre os Addams tornou-se uma grata surpresa neste final de ano.

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Criada inicialmente como tiras de quadrinhos na década de 1930 pelo cartunista Charles Addams, ao longo dos anos A Família Addams foi conquistando um grande destaque na mídia ao ponto de ganhar adaptações para TV, cinema e teatro. Os maiores sucessos, como é de conhecimento, são os filmes da década de 1990 que tinham Raul Juliá e Anjelica Huston como os intérprete de Goméz e Mortícia. E agora, anos depois, esses personagens estão voltando a se destacar na mídia através do lançamento da série da Netflix: Wandinha.

A trama

A série, que envolve mistério com toques sobrenaturais, acompanha a trajetória de Wandinha Addams (Jenna Ortega) sendo obrigada por seus pais, Gomez (Luis Guzmán) e Mortícia (Catherine Zeta-Jones), a frequentar a Escola Nunca Mais após um novo incidente em seu antigo colégio.

Enquanto se muda para este novo local, que segundo sua família terá pessoas mais parecidas com ela, Wandinha tenta dominar suas habilidades psíquicas, acabar com uma monstruosa onda de assassinatos que aterroriza a cidade e resolver o mistério sobrenatural que envolveu seus pais 25 anos atrás. E claro, além de tudo isso, ela ainda tem que lidar com relacionamentos complicados com seus novos colegas.

Uma nova perspectiva

Contando uma história nova, e tendo obviamente como foco a personagem Wandinha Addams, a série nos entrega diversos elementos interessantes através de detalhes da sua produção. E claro, tudo isso começa justamente pelo fato de que esta abordagem escolhida expande todo o universo conhecido por aqueles que são fãs de A Família Addams.

Ao longo dos 8 episódios da 1ª temporada, a trama nos leva para um reencontro com todos os membros de A Família Addams com muito cuidado e carinho. Suas características são mantidas, o seu humor está presente através de cada uma das cenas, e a protagonista está incrível como sempre, apesar de que nesta versão suas características não são tão psicóticas quanto na personificação de Christina Ricci, na década de 90, nos apresentando uma Wandinha mais inexpressiva do que “louca”.

O roteiro da série é muito bem trabalhado em cima dessas abordagens clássicas envolvendo todos os personagens já conhecidos pelo público, e consegue ainda assim se aprofundar mais em torno dos acontecimentos relacionados a Wandinha Addams.

Sua presença na Escola Nunca Mais é extremamente interessante, com o roteiro sabendo exatamente o que desenvolver na personagem através da sua convivência com novos nomes no local e o grandioso mistério que gira em torno dos seus 8 episódios. E claro, alguns pontos acabam se destacando, sendo os principais deles suas relações com alguns colegas e com outro personagem clássicos, como o Mãozinha.

Vale ainda citar que o roteiro da série soube trabalhar também a introdução destes novos nomes que fazem parte do cotidiano de Wandinha neste novo ambiente, e que foi acompanhado brilhantemente por toda uma estética de figurino, criação de cenário, direção e fotografia para criar uma ambientação mais próxima o possível do que estamos acostumados a ver com A Família Addams.

Bons personagens para um bom elenco

Além de conseguir entregar uma ambientação certeira para este universo, a série Wandinha também conseguiu nos entregar personagens que são extremamente interessantes através das atuações do seu elenco. E tudo isso começa justamente com Jenna Ortega, que parece ter simplesmente nascido para interpretar a filha de Gómez e Mortícia Addams.

Por falar nos seus país, o ator Luis Guzmán e a atriz Catherine Zeta-Jones entregam ao público suas próprias versões destes personagens clássicos de forma muito interessante. No caso de Guzmán, ele é muito mais parecido com o Gómez dos quadrinhos do que com o galanteador de Raúl Julia, enquanto Zeta-Jones bebe claramente nas diversas fontes das suas personagens embora tenha um ar mais dramático. Entretanto, assim como as atuações de Fred Armisen como Tio Chico e Isaac Ordonez como Feioso, eles fazem apenas participações especiais, sem muito tempo para brilharem.

Além de Ortega, o grande destaque de Wandinha gira em torno do elenco jovem. Todos eles, embora interpretando novos personagens, estão realmente muito bons como Lobisomens, Sereias, Vampiros, Metamorfos, e até mesmo Medusas. É realmente uma escolha no melhor estilo Addams, embora a protagonista ainda consiga ser mais estranha que todos ao seu redor.

Os destaques, neste ponto, ficam principalmente com Gwendoline Christie (Game of Thrones, Sandman) como a diretora Larissa Weems, Christina Ricci como Marilyn Thornhill, Joy Sunday como Bianca, e a carismática Emma Myers como Enid.

Vale a pena assistir Wandinha?

Se você é um fã de A Família Addams, e acima de tudo da própria Wandinha, então certamente gostará de acompanhar a nova série da Netflix que conta com o envolvimento direto de Tim Burton. Embora nem tudo seja perfeito, a série ainda assim consegue entregar MUITO mais acertos que erros na trajetória da sua trama.

Acima de qualquer mistério que é desenvolvido através de sua história, os elementos envolvendo os personagens e suas características são realmente o ponto alto deste projeto. E o mais importante: tudo isso é claramente um primeiro passo para o que ainda pode ser aproveitado deste universo, com a complexidade dos seus personagens tendo sido apenas arranhadas em momentos certos ao longo dos episódios.

Afinal, como ela mesmo diz em seu ato final… “Há pontas soltas e perguntas sem respostas. Segredos seguem à espreita pelos cantos sombrios de Jericho… Sei que o suspense está te matando”. – E como Wandinha.

Uma aventura foi apenas iniciada envolvendo todos esses novos personagens, e agora fica entre nós uma vontade ainda maior de acompanhar os seus passos como o stalker que a persegue ao final da temporada, pois muitos mistérios, perigos, amizades, e até possíveis amores estão claramente no caminho de Wandinha Addams pela frente.

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Isto não é um sonho! The Sandman é oficialmente renovada para seu segundo ano pela Netflix

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A Netflix em parceria com a Warner Bros. acaba de confirmar a renovação da segunda temporada de The Sandman na plataforma.

Milhões de espectadores assistiram e amaram ‘Sandman’ na Netflix, desde os fãs dos quadrinhos até aqueles que apenas ficaram curiosos. E todos ficaram obcecados com o Senhor dos Sonhos, sua família e seu universo”, declarou o criador Neil Gaiman. “É um prazer confirmar que eu, a Netflix e a Warner Bros. estão trabalhando para trazer novas histórias à vida. Há aventuras incríveis esperando por Morpheus e os outros personagens… E Lucifer está esperando o retorno de Morpheus ao inferno…

Confira ao anuncio:

Sandman é a criação mais popular de Neil Gaiman e é centrada no ser mítico Sonho, parte de um grupo conhecido como Os Perpétuos ou Os Sem Fim. Como seu nome indica, o protagonista dos quadrinhos reina sobre o mundo dos sonhos. A trama tem início quando ele escapa de seu cativeiro, que durou 70 anos, e encontra seu reino dilapidado nos dias atuais.

O elenco ainda conta com Vivienne Acheapong (Lucienne), Boyd Holbrook (Coríntio), Charles Dance (Roderick Burgess), Asim Chaudhry (Abel), Sanjeev Bhaskar (Cain), Kirby Howell-Baptiste (Morte), Mason Alexander Park (Desejo), Donna Preston (Desespero), Jenna Coleman (Johanna Constantine), Niamh Walsh (Ethel Cripps) e Joely Richardson (Ethel).

Ainda não se sabe quando a segunda temporada deve chegar na plataforma.

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The Last of Us | Série ganha data de estreia na HBO MAX

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The Last of Us, série que irá adpatar o jogo de PlayStation de mesmo nome, ganhou sua data de estreia na HBO Max: 15 de janeiro.

A data foi confirmada nas redes sociais do serviço de streaming, após vazamento na última terça (01). Confira:

Baseado no jogo homônimo, a história se passa 20 anos após a quase extinção da raça humana. É quando Joel (Pedro Pascal) é contratado para levar Ellie (Bela Ramsey) para fora de uma zona de quarentena. Contudo, o que era para ser uma simples missão, acaba se tornando uma jornada brutal de sobrevivência pelos EUA, onde um irá depender do outro para continuarem vivos.

Além de Pedro e Bela, The Last of Us tem no elenco Anna Torv (Fringe), Gabriel Luna (O Exterminador do Futuro), Nico Parker (Dumbo), Nick Offerman (Parks and Recreation), Murray Bartlett (Punho de Ferro) e Storm Reid (Euphoria).

O roteiro tem assinatura de Craig Mazin, de Chernobyl, e Neil Druckmann, roteirista do jogo. Carolyn Strauss e Rose Lam serão produtoras executivas, ao lado de Evan Wells, presidente de desenvolvimento da Naughty Dog. A direção será de Kantemir Balagov, que trabalhará com Jasmila Žbani? e Ali Abbasi.

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Séries | TV

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder | Primeira temporada chega ao fim com saldo positivo

Apesar de arrastada, série chega ao fim com surpresas e escalada épica de encher os olhos.

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Pode ser uma ironia do destino que O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder House of the Dragon tenham estreado na mesma época. A franquia Game of Thrones, de George R.R. Martin, sempre foi comparada à criação de J.R.R. Tolkien e agora temos a oportunidade de comparar os dois produtos lado a lado. A conclusão, enfim, é esperada e lógica: os dois universos são totalmente diferentes e suas abordagens completamente distintas.

As divergências são várias, passando por aspectos técnicos como fotografia e figurino e chegando a questões narrativas. Enquanto House of the Dragon busca a catarse e o retorno imediato, Os Anéis de Poder vai cimentando suas paredes aos poucos, até que apresente uma casa completa no final.

Não é à toa, portanto, que a série da HBO tenha entregado dois ou três clímaxes em nove capítulos, ao passo que a série da Amazon pavimentou sua saga para uma convergência de impacto no final.

Barrigas contemplativas

Desta forma, a ironia é ainda maior quando percebemos que elas dividem o mesmo problema, mas em lados opostos da moeda. House of the Dragon peca pela pressa, pelos saltos temporais que sacrificam momentos e personagens. Já Os Anéis de Poder, por outro lado, falha ao se debruçar por muito tempo em linhas que não desenrolam. Enquanto uma corre e tropeça, a outra caminha e descansa.

Ainda assim, apesar de algumas barrigas, a primeira temporada é um excelente exemplar televisivo. Apesar da inexperiência de seus roteiristas, a série de O Senhor dos Anéis chega a um final coerente, onde cada desdobramento é alicerçado por um sólido desenvolvimento.

Um filme em formato de série

A impressão é a de que o primeiro ano não foi pensado de forma episódica, mas única, como um longo filme.

Uma das provas é a ausência completa de alguns personagens por episódios inteiros. Há alguns rostos importantes, por exemplo, que jamais aparecem no capítulo final. Não se trata, portanto, de um descuido, mas de um planejamento que vai na contramão de muito do que se tem feito na televisão atual.

Assim, Os Anéis de Poder até funciona enquanto maratona, mas é na digestão lenta de seus episódios que o resultado se torna recompensador. É possível abandonar a série na metade e ter uma boa experiência, mas só assistindo a tudo, até o fim, que o projeto realmente decola e se justifica.

Enquanto o texto tenta achar o equilíbrio rítmico, os aspectos técnicos são irretocáveis. Não há série na televisão atualmente que entregue visual tão bem cuidado e exuberante quanto Os Anéis de PoderOs efeitos especiais não só enchem os olhos como são decisivos no enriquecimento da história.

Um visual de milhões!

Quando a série do universo de Tolkien foi anunciada pela Amazon, foi dito que esta seria a série mais cara da história da TV, e não mentiram nisso. É nítido perceber que os US$ 500 milhões gastos nessa primeira temporada foram muito bem gastos.

É nos efeitos, por exemplo, que temos detalhes acerca da influência élfica em Númenor, assim também como no figurino, que por sua vez, temos sugestões acerca da identidade do Estranho.

Assim, a plasticidade de quadros e sequências fica ainda mais evidente e válida graças ao peso e relevância que cada um carrega. Além disso, várias decisões técnicas nos ajudam a relacionar momentos e personagens da série com os dos filmes de Peter Jackson.

Neste sentido, Os Anéis de Poder é notavelmente reverente aos longas vencedores do Oscar. A série sabe que se aproximar dos filmes pode ser benéfico e investe nisso com sensatez e inteligência.

Elenco da Terra-Média

Essa proximidade, entretanto, escancara um pequeno problema da série. Afinal, os personagens que mais funcionam são aqueles que já conhecemos. Se Sauron, Galadriel, o Estranho e os Pés Peludos funcionam tão bem, é porque suas contrapartes cinematográficas já nos encheram olhos e mentes.

Já investimos tantas vezes nestes personagens, que acompanhá-los nesta jornada se torna mais fácil. Neste sentido, gostarmos destes nomes é mais um mérito dos filmes do que da série em si.

É sintomático, então, que personagens novos falhem em se conectar ao público. Grande parte dos membros de Númenor, por exemplo, não funcionam. Isildur, vale apontar, carrega o duro fardo de traidor, de líder incompetente, algo que trazemos vívido na memória graças à trilogia original. Este afastamento e/ou frieza, entretanto, nada tem a ver com elenco, que é competente em sua grande maioria.

Competentes, também, são os diretores, que sabem evocar o espírito da Terra-Média sem jamais soar derivativa. Não há nada de Westeros aqui como podemos ver. Do início ao fim, este é o universo de Tolkien amparado pelos visuais de Peter Jackson. E, mesmo em meio aos erros comuns de estreia, estes são meros detalhes que devem ser trabalhados e melhorados em uma segunda temporada, mas que podem ser relevados agora graças ao ótimo trabalho de construir a Terra-Média que a gente tanto sentia falta. Um resultado que aqueceu o coração de qualquer fã de O Senhor dos Anéis.

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Séries | TV

Agatha: Coven do Caos | Joe Locke de “Heartstopper” entra para o elenco do spin-off

O jovem ator é a mais nova adição de elenco ao spin-off de “WandaVision” no Disney+.

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Conhecido pelo seu papel de Charlie Spring em Heartstopper, Joe Locke entrou para o elenco de Agatha: Coven do Caos, série spin-off de WandaVision. As informações são da Variety.

Como o título da série já indica, a história do programa será focado na personagem Agatha Harkness (Kathryn Hahn), possivelmente após os eventos de WandaVision, onde também iremos descobrir mais sobrre seu passado.

Ainda não sabemos qual papel Locke terá em Agatha: Coven do Caos. O programa também trará de volta Emma Caulfield Ford como Dottie.

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