Anime | Mangá

Action Figures

Publicado há

em


Qual Nerd nunca quis ter seus personagens favoritos em forma de bonecos/estátuas?

O mundo do colecionismo de Action Figures tem crescido muito nos últimos anos devido a enxurrada de filmes e animações de tudo relacionado a essa cultura Geek/Nerd.

O Multiversos trás para vocês uma entrevista com Paulo César Viana, 27 anos, morador de Brasília e colecionador de Action Figures.

 

O que te levou a ter essa paixão pelo colecionismo?

Sempre gostei bastante de tudo que envolve o colecionismo, no caso, Animes, Mangas, HQ’s, Vídeo Games, etc. E por conta disso conheci o universo do colecionismo, onde entrei e não sai mais.

Qual foi seu primeiro Action Figure?

Minha primeira Action Figure foi um Nathan Drake da Play Arts Kai.

Em sua coleção, qual seu Figure preferido?

Michael Jackson – Bad Version.

Por que comprar tantos Figures do mesmo personagem, Capitão América e Michael Jackson?

Na verdade, quando comecei a coleção de Action Figures, sempre comprava personagens diferentes; porém um certo dia resolvi comprar duas Figuras do Michael Jackson (Bad e Beat It), e ver duas figuras de um cara que eu era mega fã me agradou demais. Daí fui buscando todas as figuras que a Hot Toys tinha lançado do MJ. E com isso percebi que a coleção me agradava bem mais assim, tendo foco e várias figuras de um mesmo personagem que eu realmente gostava.

Qual Figure você teve mais dificuldade em conseguir?

Definitivamente foi o Michael Jackson versão Billie Jean/History Tour. Essa figura, se não me engano, é a mais rara da Hot Toys, portanto além de ter procurado bastante, tive que me preparar financeiramente pra obtê-la.

Qual seu maior sonho dentro do mundo do colecionismo?

Ahh são tantas!! Rs.

Mas acho que a que eu mais queria era a estátua da Neytiri – Legendary Scale, da Sideshow. Essa faz meus olhos brilharem sempre que vejo!

Você coleciona por escalas especificas ou sai comprando qualquer tamanho?

Hoje em dia priorizo figuras na escala 1/6. (A cada 1 centímetro do boneco equivale a 6 centímetros reais do personagem, ou seja, a figura tem em média 30/33cm)

Articulado ou Estátua? E porquê?

Com certeza articulado. Nos articulados você tem “várias figuras” em uma só, a cada nova pose se tem uma nova experiência com a Action, e isso é o que mais me agrada.

Alguma namorada estranhou essa paixão por colecionismo? Se sim, como lidou com isso?

Eu namoro praticamente a 5 anos, e desde que entrei de cabeça no colecionismo ela esteve comigo. Porém nunca foi muito a favor disso, reclama bastante dos gastos, mas aos poucos estou conseguindo fazer com que ela aceite mais, tanto que ela curtiu bastante as Figuras de Harry Potter da Star Ace que comprei recentemente, até pediu para que eu desse pra ela. Então esse apoio por mais que esteja acontecendo aos poucos é muito importante pois motiva a continuar a coleção.

Quanto a exposição das Figures, qual a lógica de organização e cuidados para conservar a peça?

Eu faço a exposição por nichos de acordo com meus focos atuais, então fica separado assim: Michael Jackson, Capitão América, Harry Potter e Personagem de Games. Tenho umas outras sem foco na coleção, porém ficam fora do expositor, Figuras de Atack On Titan da Medicom, Figmas, SHF, etc.

Algum Figure que não existe, e você queria muito que lançassem?

Na Verdade, duas. A primeira uma versão de Smooth Criminal do MJ (Saiu da SHF, porém gostaria de uma versão em escala 1/6). E a segunda uma Figura do Falcão, do Filme “Falcão – O campeão dos Campeões”, com o Sylvester Stallone, queria demais que essa figura existisse, e de preferência que viesse um diorama com a mesa pra disputar o Torneio de queda de braço *—-*. Rs. Esse filme na minha opinião é o melhor do Stallone e marcou minha infância então seria uma figura que se saísse, seria compra certa!

O que você acha do mercado brasileiro de Action Figures? É difícil ser um colecionador com tanto imposto empurrado sobre as peças?

O mercado é cruel com os colecionadores brasileiros. Além dos malditos impostos, dólar nas alturas, diariamente enfrentamos diversos vendedores Scalpers, que se aproveitam de colecionadores desavisados e vendem figuras muito além do preço de mercado. Além disso com essa crise que o país vive, os valores das figuras aumentaram bastante, então por exemplo, uma peça que até o ano passado você comprava por R$250,00, esse ano não compra por menos de R$400,00, ou seja, estamos passando por uma fase obscura no colecionismo. Fase essa em que devemos colocar o pé no freio e pensar bastante antes de cada gasto.

Como é seu envolvimento com outros colecionadores?

Tento sempre ajudar da forma que posso os amigos colecionadores, tirando as dúvidas, dando conselhos e por aí vai. Uma vantagem de entrar nesse universo de colecionismo são as várias amizades que surgem. Existe um Grupo no Facebook chamado Badass World, que na minha opinião é o grupo onde existe a maior parceria entre colecionadores, todo mundo se ajuda e é muito parceiro. Aconselho a quem está lendo essa entrevista e esteja colecionando figuras em escala 1/6, a fazer parte desse grupo, pois será muito bem recebido e fará muitas amizades por lá.

1 Comentário

Mais Lidos

Sair da versão mobile