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Animus: Parte V | Assassin’s Creed III, o sacrifício de Desmond

Desmond Milles, o fio condutor de toda a franquia dos assassinos até aqui, tem o capítulo final da sua história no game Assassin’s Creed III.

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Imagem de divulgação © Ubisoft

Lançado em outubro de 2012, para Xbox 360 e Playstation 3, e em novembro, para Wii-U e PCs, Assassin’s Creed III é o quinto jogo da franquia e o terceiro jogo numerado. Aqui cabe comentar que todos os títulos numerados até agora contam com personagens inéditos na pele dos assassinos — como já vimos, Brotherhood e Revelations foram continuações da saga de Ezio e Altaïr — e o este título contará a história de Connor.

Assassin’s Creed III continua com o mesmo sistema de gameplay, porém com algumas atualizações bem importantes, como a atualização do motor gráfico do jogo, que deu uma nova fluidez ao personagem nas batalhas e eventos do game, permitindo, assim, ter até 100 personagens em tela, um grade feito para os videogames da época.

++Acompanhe todos os artigos da série Animus:
– Animus: Parte I | A Jornada de Altaïr
– Animus: Parte II | O início da caminhada de Ezio, o mais querido dos assassinos
– Animus: Parte III | Assassin’s Creed: Brotherhood, a sequência da aventura de Ezio
– Animus: Parte IV | Assassin’s Creed: Revelations, o fim da história de Ezio e Altaïr

A História

Assassin’s Creed III, como todos os games da franquia até aqui, começa imediatamente onde parou Revelations, com Desmond junto de seu pai, Willian, e seus companheiros, Rebecca e Shaun, dessa vez nos Estados Unidos, em busca do templo onde Minerva e Juno estudavam uma maneira de proteger a Terra da Erupção Solar que causaria a destruição da mesma. O grupo então localiza uma caverna em Nova York onde acreditam estar o templo. Ao entrarem no local, e localizarem os equipamentos da primeira civilização, Desmond os ligam e, com isso, um grande temporizador aparece mostrando a data de 21 de dezembro de 2012, provável data para a nova erupção solar.

Desmond então se conecta ao Animus e, assim, inicia sua nova jornada. O jogo mostra então Haytham Kenway, na Grã-Bretanha, a caminho de uma casa de ópera onde está seu alvo, ele o localiza rapidamente em um dos camarotes do local e, depois de uma conversa, usa uma Lâmina Escondida, o mata e retira um medalhão de seu pescoço. Logo depois, Haytham deixa o local para comunicar ao seu superior que havia tido sucesso na sua missão.

Ao analisarem o medalhão, o grupo se dá conta de que se trata da chave de um templo da primeira civilização. Haytham então recebe a missão de partir para as colônias americanas, onde acredita-se que o templo está localizado. Ele então parte em uma viajem de navio para Boston.

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Ao chegar, Haytham é recebido por Charles Lee, que ficou encarregado de ajudá-lo a reunir pessoas simpáticas a sua causa, são eles: William Johnson, Thomas Hickey, Benjamin Church e Jonathan Pitcairn. Após a reunião dos membros eles então descobrem que, para localizar e entrar no templo, iram precisar da ajuda dos nativos locais. O grupo então ataca um comerciante de escravos local, libertam um grupo de nativos Mohawks e conhecem uma mulher entre os nativos libertos, chamada Ziio, que concorda em ajudar contanto que Haytham mate o General Edward Braddock, e ele assim o faz.

Ziio então leva Haytham em uma viajem, onde eles localizam a entrada do templo, porém Haytham não tem sucesso em abrir o templo com o medalhão que possui. Após a frustração por não atingirem o objetivo, Haytham e Ziio tem uma noite de amor no local e, passados alguns dias, ele retorna a Boston e decide fazer de Charles Lee seu discípulo na ordem. Só então é mostrado que aquele grupo se trata dos templários das colônias americanas.

A descoberta da nova ascendência

Desmond então se desconecta do Animus com um sentimento de revolta ao saber que um dos seus antepassados fez parte da ordem dos templários. Isso o faz entrar em atrito com William, seu pai, por ter a sensação de que está sendo apenas usado. Porém, ao conseguir se acalmar, Desmond decide retornar ao Animus em busca de respostas e vemos que ele acaba por acessar não mais as memórias de Haytham mas, sim, as de uma criança da tribo Mohawk, chamada Ratonhnhaké:ton, que foi atacado por um grupo comandado por Charles Lee, que tenta forçá-lo a levar o grupo até os anciões da aldeia. Entretanto, o jovem se recusa a fazê-lo e isso desperta a ira do templário, que o ataca e o deixa inconsciente.

Ao acordar o jovem vê sua aldeia em chamas e parte para tentar localizar sua mãe, Ziio, e aqui descobrimos que ele é filho do líder templário Haytham. Ratonhnhaké:ton então vê que sua mãe morrer queimada, presa em uma casa que desabou devido ao fogo.

Passado algum tempo, Ratonhnhaké:ton é convocado pela anciã da tribo. Ela o diz que aquela é uma terra sagrada e mostra um artefato que parece muito com a Maçã do Éden, porém transparente. Ao tocá-la, Ratonhnhaké:ton vê Juno, que começa a conversar com ele. Juno o informa que seu nascimento era esperado há muito tempo e que ele estava destinado a uma tarefa muito importante. Ratonhnhaké:ton diz que não entende o que Juno diz, ela responde que ele não precisa entender, e que sua linhagem, de alguma forma, gera pessoas que mudarão o destino do mundo.

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Juno diz ainda que chegou a hora de Ratonhnhaké:ton cumprir seu propósito: defender o templo da ameaça templária que deseja, a todo custo, tomar aquelas terras e invadir o templo da antiga civilização. Ela então mostra a ele o símbolo dos Assassinos e diz para procurar o homem que será o responsável por seu treinamento.

Após Ratonhnhaké:ton contar o que viu para a anciã ela o liberta de suas obrigações com a tribo e diz a ele que vá para o leste, afim de encontrar a pessoa que possui aquele símbolo.

O novo assassino

Ratonhnhaké:ton viaja por uma grande distância até encontrar Achilles Davenport, um assassino que, nesse momento, encontra-se aposentado. A princípio, Achilles reluta em treiná-lo, porem muda de ideia quando Ratonhnhaké:ton o salva de invasores que entraram em sua casa. Alguns anos mais tarde o treinamento termina e, com isso, o agora recém nomeado assassino está pronto para perseguir e destruir o grupo templário que tem como líder seu pai, Haytham.

Ratonhnhaké:ton então viaja para Boston e Achilles o aconselha a não usar seu nome Mohank. Achilles lhe dá o nome de seu falecido filho, Connor, para que, assim, ele possa andar livremente pelas colônias. O recém nomeado Connor começa, então, a assassinar seus alvos templários. No meio do caminho, se alia a Samuel Adams, figura importante na história da independência americana. Assim, consegue impedir um plano dos templários de assassinar, ninguém mais, ninguém menos, que George Washington.

No decorrer dos eventos que se sucedem Connor acaba por fazer uma trégua com seu pai, para matarem um inimigo em comum, e Connor acaba por saber que sua tribo será retirada de suas terras a mando de Washington. Ele então abandona seu plano de extermínio dos templários e volta a sua atenção para as necessidades de seu povo. Nesse momento, Connor descobre que o assassino de sua mãe, Charles Lee, está recrutando guerreiros de seu povo para lutar contra as forças de Washington. Connor acaba tendo que matar seu próprio povo para impedir que o templário os usassem como armas no seu plano. Ele então vai ao encontro de seu pai, para tentar convencê-lo de que devem matar Charles, porém seu pai não aceita, o que faz com que entrem em um duelo onde Connor sai vitorioso e mata seu próprio pai e líder dos templários.

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Uma nova complicação no Templo

Desmond se desconecta do Animus novamente e descobre que o templo precisa de uma célula de energia para que, assim, eles possam explorar tudo. Isso faz com que seu grupo precise deixar o local e viajar por várias partes do mundo à procura da célula. O equipamento acaba sendo localizado em Roma. William, então, se oferece para recuperá-la, pois Desmond ainda precisava descobrir onde estava a chave e, para isso, precisaria estar conectado ao Animus. Porém, Willian falha e é capturado por Daniel Cruz, o templário responsável por quase exterminar a ordem dos assassinos em 2000. Desmond é forçado a sair do Animus para resgatar seu pai e, durante a missão, ele mata Cruz, resgata seu pai e consegue a célula de energia.

De volta ao Animus, vemos que Connor consegue localizar Charles Lee e parte então para pôr um fim aos planos dos templários e vingar sua mãe. A batalha entre os dois é feroz, porém o assassino leva a melhor e, assim, erradica os planos templários e consegue o medalhão. De volta a sua terra Connor descobre que Washington ordenou que sua tribo fosse movida para outro lugar. Ele então vasculha o local em busca do artefato que parecia a Maçã do Éden e, ao encontrá-la, Juno dá instruções de que ele esconda o medalhão onde ninguém poderia localizar, sem ao menos lhe dizer o porquê disso. O assassino então escolhe como esconderijo o túmulo de Connor Davenport, filho de Aquiles.

Ao retornar, ele descobre que seu antigo mentor deixou todas suas posses para ele como herança. E percebe que, no final das contas, eles apenas acabaram trocando o domínio britânico pelo domínio local.

Assim termina a história de Connor.

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O desfecho de Desmond

Desmond então desperta do Animus e, com o conhecimento adquirido, localiza o medalhão e assim adentra a câmara do templo. Ele então é recepcionado por Juno, que agora revela que existe uma possibilidade de impedir que a erupção solar destrua a Terra, entretanto Desmond morreria no processo. Para isso bastaria que ele colocasse sua mão sobre a esfera que estava a sua frente.

Nesse momento, Minerva surge e impede que ele faça isso. Ela diz que, se ele tomar essa atitude, irá libertar Juno que foi selada naquele templo para impedir que dominasse a humanidade. Minerva explica que o melhor caminho é deixar que a catástrofe aconteça. E que Desmond poderia liderar os poucos sobreviventes, como uma espécie de messias, e a humanidade recomeçaria tudo novamente.

Na iminência da erupção solar ocorrer, Desmond toma uma decisão. Ele pede que todos os seus amigos deixem o local. Seu pai reluta por algum tempo, porém acaba saindo como todos. Desmond então toca a esfera, contrariando o alerta de Minerva e salvando a humanidade, e assim libertando uma poderosa onda verde que envolve o planeta. A onda acaba realmente protegendo o planeta da erupção que iria atingi-lo, entretando agora Juno está solta para, então, colocar seus planos em prática.

O mundo acaba sendo salvo graças ao sacrifício de Desmond Milles e assim termina sua história.

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Público e Crítica

Assassin’s Creed III foi recebido com criticas positivas e teve uma nota de 87/100 no Metacritic. O jogo foi o início da localização total para o público brasileiro. A partir de então, todos os jogos seguintes da franquia tiveram dublagem e legendas em português. O game recebeu vários prêmios e apresentou a exploração naval que seria fundamental para o próximo título da franquia, um dos aspectos preferidos dos fãs nesse jogo.

A série Assassin’s Creed ganhará, em 10 de novembro, o seu 12º game da franquia: ‘Assassin’s Creed: Valhalla’. Acompanhe Assassin’s Creed III e os demais jogos da franquia em games ou livros. Adquira os seus AQUI.


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