Card Games
Pesquisa Solitária | Card Games: Iniciando no hobby
Publicado há
7 anos atrásem
Por:
Daniel FeitosaHey, galera! Bem-vindos! Lobo Guarah começando uma série aqui no Multiversos apresentando o mundo dos CCGs. Trazendo reviews, análises e amostras de como são jogados. Tudo isso sob a visão e conhecimento de quem vos escreve!
É quem vos escreve, né? Porque não dá pra dizer vos fala porque eu não tô falando, né?
Hoje começamos o Pesquisa Solitária!
Iniciando com uma breve explicação:
CCG é a sigla utilizada para Collectible Card Games (Jogo de Cartas Colecionáveis).
Em CCGs nós temos 2 tipos:
- TCGs:
Trading Card Games (algo como “Jogo de Cartas Negociáveis”): Um jogo onde você tem acesso a cartas iniciais em produtos que lhe oferecem baralhos feitos para iniciantes ou que dão a base para um baralho avançado. A forma de conseguir cartas para montar o seu baralho, também chamado de Deck, avançado é por Booster Packs, pacotes com várias cartas com raridades diferentes.
- LCGs:
Living Card Games (“Jogo de Cartas Vívidos”): Uma aproximação diferente a jogos de cartas. Onde TCG você compra cartas aleatórias em boosters para completar sua coleção, em LCGs você recebe a edição completa com todas as cartas daquela coleção. Novas coleções são tratadas como expansões. O fator sorte nesta versão é inexistente quanto a obtenção de cartas, o que ajuda bastante os colecionadores.
Bem, explicações básicas à parte, vamos para o que interessa! Vamos falar dos maiores CCGs dentro do mercado brasileiro.
1° Magic: The Gathering
Porque não começar com o Rei de todos, aquele a quem todos têm como referência, o que todos olham quando vão começar o seu projeto, aquele que deve ser batido no mercado? Magic foi o primeiro TCG a ter seu sucesso mundial e continua firme e forte até hoje.
Seu sistema, baseado na história criada para o jogo, consiste em dois jogadores usarem o poder do Mana, proveniente de seus Terrenos para lançar seus feitiços. Tais feitiços geram efeitos no campo de batalha, invocam soldados ou artefatos mágicos e lendários.
Num embate um contra um, o melhor Mago pode se utilizar de qualquer um dos 5 caminhos da magia presentes no jogo. Cada caminho conta com seus próprios tipos de terrenos, criaturas, mágicas e artefatos. Magic tem em cada um dos cinco caminhos a representação de aspectos da natureza ou da nossa percepção de existência, desde a energia azul, vinda dos mares e ilhas com sua capacidade de adaptação, passando pela magia negra dos mortos, emanada pelos pântanos, até chegar na destrutiva magia vermelha, com seu poder sendo ebulido de vulcões ativos em grandes montanhas.
Veja a seguir todas as cores e seus respectivos manas presentes em Magic, The Gathering:
Azul: Ilhas, Preto: Pântanos, Verde: Florestas, Branco: Planícies, Vermelho: Montanhas.
Cada baralho tem sua cor principal, os mais avançados usam mais de uma e até mesmo cartas incolores.
Com seus anos de mercado, a desenvolvedora de Magic, junto com a comunidade, desenvolveu várias formas de se jogar o card game. O aspecto que a grande maioria compartilha é a quantidade de 60 cartas necessárias para a construção do seu deck.
Quer jogar Magic? Acompanhe a série de ensinamentos do modo básico até o avançado no canal Multiverso Magic!
2° Pokémon TCG
Nosso segundo Jogo de Cartas a ser comentado é nada menos do que um jogo, baseado em OUTRO jogo, onde todos os monstros são chamados de Pikachu pelos seus pais (ou, pelo menos, pelos pais mais antigos).
Pokémon Trading Card Game é um dos jogos participantes da Trindade de Jogos de Cartas dominantes do mercado, e que mantém uma das maiores comunidades junto com Magic e o próximo jogo que falaremos.
Esse TCG usa uma abordagem prática, fácil e carismática envolvendo dados e moedas junto com cartas. A simulação do combate um contra um disponibilizada no jogo, é perfeita para crianças que querem começar a jogar cartas e para os pais que procuram algo simples. Cada baralho contém no máximo 60 cartas. Todos são baseados em um ou mais Pokémons principais para montar sua estratégia. Os elementos são disponibilizados para serem usados como fator estratégico, onde um elemento consegue combater outro de forma mais fácil, num esquema de Pedra-Papel-Tesoura.
Os elementos são: Planta, Fada, Metal, Lutador, Água, Fogo, Psíquico, Elétrico e Escudo.
Quer aprender a jogar? Segue o Vídeo do TiuSam, um dos melhores canais brasileiros de Pokemon TCG no Youtube.
3° Yu-gi-oh!
Um dos jogos que consegue fazer o seu jogador tão nostálgico quanto Pokémon.
Uma ideia que começou como uma história sobre o melhor jogador de Jogos de Tabuleiro se tornou um dos animes mais rentáveis da indústria japonesa. E óbvio, o seu jogo de cartas se tornou físico. Yu-gi-oh! já não é mais o mesmo para os que apenas viram o desenho inicial da época da TV Globinho. O jogo está mais mecânico, mais atualizado (mesmo que recentemente cartas para Dragão Branco tenham surgido), e bem mais divertido!
Sendo um dos 3 jogos de cartas dominantes no mercado, Yu-gi-oh! consegue fazer o balanço entre nostalgia e novidades. Com o mínimo (e recomendado) de 40 cartas por baralho, você deve juntar as suas criaturas mais fortes para derrotar as criaturas do seu oponente e “mandá-lo para o reino das trevas”.
Enquanto Magic: The Gathering e Pokémon TCG dependem de um elemento específico para montar sua estratégia, Yu-gi-oh apenas pede que você monte a sua estratégia com o grupo/raça/tipo de monstros específico.
Por “motivos de novidades”, Yu-gi-oh! mudará algumas regras. Mas, se você quer saber como o jogo é jogado, vos deixo uma partida comentada pelo grandiosíssimo (e de quem sou fã) PRRJ. Um ótimo jogador para aprender a jogar de forma mais aprofundada.
Assim que as regras forem atualizadas, nós comentaremos aqui no Multiversos. 😀
Saindo da Trindade Iluminati Confirmation of the Half Life 3 Conspirations!!! e passando para CCGs mortais ou menores. Nós temos:
Star Wars Destiny
Star Wars Destiny é a nova aposta da Fantasy Flight Games na indústria de TCGs. Usando a franquia de Star Wars, a empresa aposta na criação de Times de Heróis ou Vilões e no uso de dados para uma experiência mais divertida e dinâmica de jogo.
Em Star Wars Destiny você tem suas cartas de Personagens que já são inclusas no campo de batalha, o local onde eles lutarão, e seu deck com 30 cartas. Cada personagem tem seu valor determinado em pontos, e isso delimita a sua quantidade de dados. Com o uso de equipamentos, mais dados serão adicionados à mesa e várias cartas, assim como mecânicas, são usadas para diminuir o fator sorte que dados trazem para o jogo.
Sendo o objetivo do jogo o duelo entre o bem e o mal, apenas personagens Heróis ou Vilões podem fazer parte do seu time. Assim, se você quiser usar alguém como a Rey, do Episódio VII, ou Leia Organa, da trilogia clássica, terá que pilotar um deck de Heróis.
Se você quer saber como jogar Star Wars Destiny, acompanhe o canal da Nova Ordem Jedi, dos nossos companheiros de Fortaleza Clóvis Jr. e Wilson Jr..
Por último, e não menos importante, gostaria de citar:
Mas, como eu sou o representante do Multiversos no Battle Scenes e trabalho com o jogo, deixarei para um post exclusivo só para essa belezinha. Produto totalmente brasileiro com personagens da Marvel. Deixo aqui imagens de algumas cartas apenas para criar curiosidade em seus coraçõezinhos!
Bem. Por hoje é só, negada!
Parafraseando a mim mesmo: – Lobo Guarah, saindo aqui. 😉
Viciado em CCGs, narrador de Battle Scenes e Star Wars Destiny, aspirante a editor de vídeos e com o grande sonho de casar com uma ruiva enquanto disputa com ela quem é melhor no Marvel vs Capcom (Spoiler Alert: ela apela com o Gambit).