Em nosso por Trás da Obra super especial falaremos de um mito, um homem que encarnou como ninguém vilões icônicos, e que marcaram o imaginário de quem ama cinema! Estamos falando de Sir Christopher Lee.
Nascido em 27 de maio de 1922, Christopher Frank Carandini Lee foi um grande ator, conhecido por sua longevidade no mundo cinematográfico, e ainda arriscando uma visita muito bem-vinda ao universo da música.
Conhecido por ser um dos atores mais atuantes do mundo, Lee possuía em seu invejável Curriculum mais de 250 filmes, e detém o recorde de ator com mais filmes em cartaz no cinema.
Já muito cedo, deu seus primeiros passos na carreira de ator; E sua figura soturna, e voz grave e macabra lhe renderam vários personagens vilanescos, como seu primeiro papel: o vilão Rumpelstiltskin, do conto dos irmãos Grimm.
Durante a Segunda Guerra(1939) foi voluntário de guerrilha; E um pouco mais tarde, em 1940(com apenas 18 anos) se alistou na Força Aérea Britânica, onde atuou no setor de inteligência como Oficial em Operações Secretas contra os Nazistas. Tendo sobrevivido em terrenos inóspitos e situações reais de guerra, ele volta para a Inglaterra e é designado ao Executivo de Operações Especiais, o grupo de guerra liderado por Winston Churchil.
Em 1947, Chris Lee assina contrato com a produtora de filmes de terror Hammer, e lá ele recebe um personagem que ficou na história do cinema: Drácula. Teve a dura missão de substituir Béla Lugosi como príncipe das trevas, e o fez magistralmente em 9 grandes filmes.
Participou de filmes dando vida também a grandes vilões como em 007 Contra o Homem da Pistola de Ouro (1974), interpretando o vilão Francisco Scaramanga, e no mesmo ano fez Rochefort no filme Os Três Mosqueteiros.
Mais adiante, foi redescoberto pelo novo público ao interpretar brilhantemente o Mago Branco Saruman da trilogia do Senhor dos Anéis. Sendo um grande fã da Obra do Mestre J.R.R. Tolkien, declarou em várias entrevistas que a lia pelo menos uma vez ao ano, e foi o único da produção que chegou a conhecer Tolkien. Assim, Lee não poderia estar de fora nesta empreitada. Voltando recentemente ao papel de Saruman na trilogia de O Hobbit.
Para brindar o universo Nerd, Lee participou da nova trilogia de Star Wars, interpretando o CondeDookan(Dooku).
Um amante da música, ainda na década de 50 havia feito parte da Primeira Companhia de Ópera na Austrália, sendo bastante elogiado por suas técnicas vocais. Em 1997 ele montou a Banda Charlemagne, onde atuou até o seu fim, com compositor e vocalista. O nome da banda é inspirando no Rei Carlos Magno, de quem Lee é descendente.
Emprestou sua voz em disco de Heavy Metal de grandes bandas do cenário como, Rhapsody of Fire e Manowar. Em 2014 lançou o disco Metal Knight com faixas em homenagem ao personagem de Miguel de Cervantes, Don Quixote e uma versão de My Way. Sendo considerado o vocalista mais velho de Metal.
Um homem culto, falava oito idiomas entre eles Russo e Grego.
Casado a 54 anos com a ex-modelo e pintora dinamarquesa Birgit Kroencke, com quem teve uma filha, Christina, Lee nos deixou aos 93anos no dia 07 de junho de 2015. Ele faleceu devido a problemas respiratórios e insuficiência cardíaca, no hospital Chelsea e Westminster, em Londres, onde estava internado.
Christopher Lee nos mostrou como viver uma vida repleta de desafios, tendo idealizado coisas invejáveis, muito mais que qualquer um poderia sonhar!!!
Navegue em paz para as terras imortais, grande Mago, pois sua lenda ficou eternizada para sempre em nossas memórias!!!
“O que sempre tentei fazer foi surpreender as pessoas: presenteá-las com algo que não esperavam. ” (Christopher Lee)
Comecei muito cedo a consumir cultura pop, graças a minha Santa Avozinha que me presenteou com a edição A Espada Selvagem de Conan N° 14. Tenho a absoluta certeza que Jack “The King” Kirby é mais importante para o universo dos quadrinhos que Stan “The Man” Lee. Sou fã de Star Wars, Lord Of The Rings, Poderoso Chefão, Batman e Wolverine. Amante de bons filmes e louco por pudim e Doritos picante.