Resolvi escrever esse post para esclarecer de forma simples a você leitor(a) como funciona o sistema das temporadas de anime.
Semanalmente são lançados dezenas de episódios de diferentes animações nas emissoras japonesas, sendo na grande maioria adaptações de Mangás, Novels e até mesmo Jogos que fazem muito sucesso por lá.
Assim como as séries americanas, os animes também usam um sistema de temporadas e estas temporadas em geral são conhecidas pela estação do ano em que estão sendo exibidas, sendo elas:
Temporada de Inverno: entre Janeiro e Março
Temporada de Primavera: entre Abril e Junho
Temporada de Verão: entre Julho e Setembro
Temporada de Outono: entre Outubro e Dezembro
Obs.: Caso não tenha notado, as estações do ano no Japão seguem uma ordem inversa em relação as estações brasileiras.
Em média, uma temporada de anime dura de 12 a 13 episódios. As temporadas de Inverno e Verão são as que possuem menos lançamentos e o que é lançado geralmente só dura uma temporada. Logo, as adaptações mais famosas costumam sair durante as temporadas de Primavera e Outono. No momento, estamos na temporada de Outono que contou com muitas continuações de filmes e animes já conhecidos, como foi o caso de Digimon Adventure Tri.
Comecei a acompanhar as temporadas a partir desse ano e já descobri muita coisa boa. Pretendo trazer outros textos relacionados, seja de primeiras impressões ou indicações mesmo, com o melhor do que vi em cada uma delas (boa ideia, né?), mas ainda não me decidi, e aí está sua deixa! Se puder deixar nos comentários qual a sua preferência você facilita meu trabalho e isso pode gerar uma interação bacana entre a gente nos comentários, por isso peço sua colaboração.
E, se gostou deste texto um pouco mais “informativo” e tem dúvidas do tipo, como os gêneros, produtoras e etc., você também pode deixar nos comentários que eu prometo fazer uma pesquisa e publicar algo a respeito também. =)
Um nerd graduando em Publicidade e Propaganda, fã de anime e mangá, passador de catálogo da Netflix, ouvinte de podcast e amante de um bom filme ou livro que te faça pensar e sentir.