Consoles | PC

Harry Potter | Conhecendo o game Hogwarts Mystery

O jogo que deixou os fãs do bruxinho loucos atrás de energias e profundamente irritados com uma tal Merula Snyde.

Publicado há

em


 Os fãs de Harry Potter agora têm mais uma maneira de penetrar no universo criado por J. K. Rowling. Com dez livros (sendo sete da saga principal), uma peça, nove filmes, jogos para as mais diversas plataformas e o Pottermore, parecia que o coração de um potterhead estava satisfeito. Ao menos até que se decidiu juntar Jam City e Portkey Games para criar um jogo diferencial do mundo bruxo: a chance de entrar numa trama totalmente nova não como um dos personagens dos livros, mas como nós mesmos!

Trailer Legendado

Hogwarts Mystery é um jogo de RPG narrativo. Segundo o site oficial, é “o primeiro jogo em que o jogador pode criar seu próprio personagem e vivenciar a experiência de estudar em Hogwarts”. Traz a pegada do RPG, de criar o próprio personagem com liberdade. A aparência totalmente personalizada, o teste para a própria varinha, a Cerimônia de Seleção…  Aqueles já acostumados aos cenários de RPG conhecem bem a (maravilhosa) sensação de jogar com um personagem totalmente seu. Com três atributos (coragem, empatia e sabedoria), a gente fica com o coração RPGista devidamente afagado ao evoluir separadamente o personagem. Cada aluno é único porque cada jogador é único!

A trama, dividida em capítulos, envolve o irmão mais velho do jogador: Jacob, um ex-aluno brilhante, agora expulso de Hogwarts e desaparecido. E tudo tem a ver com as misteriosas Criptas Malditas. O jogador ingressa na Hogwarts de 1984 para entender o mistério rondando seu irmão e as tais Criptas – daí o nome do jogo, “mistério de Hogwarts”, numa tradução livre.

E o jogador não está sozinho! Rowan Khanna (que pode menino ou menina, dependendo do jogador), melhor amig@ do jogador e que tem o sonho de se tornar a pessoa mais jovem a lecionar em Hogwarts (te entendo, Rowan, te entendo). Também vêm como amigos a popular Penny Haywood, uma aluna da Lufa-Lufa e muito talentosa em Poções, e Ben Cooper, um nascido-trouxa da Grifinória que tem medo da própria sombra! E conforme vai avançando, pode encontrar personagens que Rowling nos apresentou nos livros em seus anos escolares, como Ninfadora Tonks, e os irmãos Gui e Carlinhos Weasley.

Reconhecem esse cabelo rosa-chiclete?

Mas talvez a personagem mais marcante seja aquela que consegue unir grifinórios, sonserinos, lufanos e corvinos para uma única causa: Mérula Snyde. A arrogante aluna da Sonserina é a rival do jogador (independente da Casa) e causadora de boa parte dos problemas dele no âmbito escolar. Além de sabotar poções e desafiá-lo para duelos (apenas para termos a sensação maravilhosa de derrota-la), faz inúmeras insinuações a respeito da história de Jacob.

Logo no primeiro ano, os alunos ingressam nas aulas de Feitiços, Poções e Voo, desbloqueando novas magias e novas aulas conforme a trama vai avançando. Também é possível ganhar e perder pontos para sua Casa, alterando os placares da Taça das Casas. Há uma lista com os alunos que mais se destacaram até o momento, ganhando ou perdendo pontos! Os professores de Hogwarts são reconhecíveis não só pela aparência, mas pela personalidade que demonstram em suas falas no game: a gentileza de Flitwick, o desdém de Snape, a austeridade de McGonagall… Personalidades muito marcantes que nos foram trazidas nos livros (e magistralmente interpretadas no cinema), muito presentes também no jogo.

O sistema de duelos apresentado em Hogwarts Mystery é bem interessante. Primeiro, cada um escolhe uma postura, entre Agressivo, Defensivo e Sorrateiro, numa espécie de pedra-papel-tesoura (ou jo-ken-po, se preferirem). Agressivo supera Sorrateiro, que supera Defensivo, que supera Agressivo. Quem ganhar, tem direito ao lançar um feitiço ou usar um frasco de poção. Aquele que reduzir a barra de vigor do oponente para zero, vence. É bem interessante, apesar de simples. Mais uma vez: Mérula Snyde é a oponente mais legal de ser vencida! Desenvolvi um amor/ódio por ela? Talvez.

Talvez um dos pontos negativos do jogo seja a espera para completar tarefas e a tão odiada barra de energia. Como muitos jogos para celulares, algumas tarefas precisam de tempo até serem desbloqueadas (enquanto eu escrevo esse texto, estou esperando liberar minha visita à enfermaria!), embora você possa desbloquear antes gastando joias. Já a barra de energia, limita o que você pode fazer. Às vezes é chato ficar esperando para poder jogar por estar com pouca energia. Como energias são necessárias para conseguir as estrelas que completam as tarefas, é bem frustrante não poder consegui-las logo. O limite de energia aumenta a cada lição aprendida nas aulas de Voo.

Existem maneiras de consegui-las mais rápido in game sem gastar as tão sofridas joias para comprar energias. Em alguns locais de Hogwarts, um clique pode te dar um pontinho a mais de energia. E você pode caçá-los enquanto está em aula! Isso ajuda a acelerar o jogo. Aqui vai a listinha que consegui reunir até agora:

  • Torres Ocidentais: no quadro do lado esquerdo do Banheiro dos Monitores;
  • Torres do Leste: no quadro do lado esquerdo da Sala de Feitiços e no Pirraça (que fica entre a Torre de Astronomia e a Sala de Adivinhação);
  • Piso Inferior – Oeste: no pilar de pedra apagado e na armadura do lado direito do Salão Principal;
  • Piso Inferior – Leste: nos livros entre a Biblioteca e a Sala de História da Magia;
  • Masmorras: no elfo doméstico entre as Cozinhas e a Sala de Poções;
  • Terras do Castelo: no pedaço de galho depois do Salgueiro Lutador;
  • Hogsmeade: no estudante na rua entre o Três Vassouras e a Dedos de Mel.

O jogo ainda se encontra numa versão beta, podendo ser jogado até meados do 3° Ano. No entanto, algumas áreas trancadas de Hogwarts serão liberadas nos anos escolares que estão por vir, como a Biblioteca e a sala de Defesa Contra as Artes das Trevas. Fico me perguntando quem será o professor desta disciplina em especial, já que a azaração lançada por Tom Riddle sobre o cargo já estava atuando.

Esperemos os próximos anos de educação mágica com ansiedade e expectativa. No geral, o jogo é bem interessante, apesar da espera em encher a barrinha de energia e a demora em derrotar Mérula Snyde em duelos. Por mim, seria derrotada a cada capítulo!

Quer irritar a Mérula? Deixe seu like e compartilhe esse texto!

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile