Em uma apresentação no evento Jump Festa’20 foi anunciado no sábado que Dragon Quest: Dai no Daiböken (Dragon Quest: The Adventure of Dai) mangá de Riku Sanjo e Kôji Inada está recebendo uma nova adaptação do anime que vai estrear na temporada de outono japonesa de 2020. O mangá também está inspirando uma adaptação de videogame.
A Toei Animation divulgou um vídeo promocional do anime que está produzindo, que será animação híbrida em CG e 2D. Confira ACIMA.
O manga original de Dragon Quest: Dai no Daiböken teve 37 volumes dentro da revista Weekly Shonen Jump entre 1989-1996.
Na história, após a derrota do lorde demônio Hadlar, todos os monstros foram libertados de sua vontade maligna e se mudaram para a ilha de Delmurin para viver em paz. Dai é o único ser humano que vive na ilha. Tendo sido criado pelo bondoso monstro Brass, o sonho de Dai é crescer e se tornar um herói. Ele se torna um quando Hadlar ressuscita o herói anterior, Avan, e este vem a treinar Dai para ajudá-lo na batalha. Mas Hadlar, anunciando que agora trabalha para um lorde demoníaco ainda mais poderoso, surge para tentar matar Avan. Para salvar seus alunos, Avan usa um feitiço de auto-sacrifício para atacar, mas é incapaz de derrotar Hadlar. Quando parece que o outro aluno de Dai e Avan, Pop, está condenado, uma marca aparece na testa de Dai e ele de repente ganha super poderes e é capaz de afastar Hadlar.
O mangá inspirou anteriormente uma série de anime de 46 episódios e três curtas-metragens de anime que foram lançados em julho de 1991, março de 1992 e julho de 1992.
O anime mais recente trabalho da franquia Dragon Quest é o filme de anime Dragon Quest Your Story CG, que estreou no Japão em 2 de agosto.