No último dia 19/06/2015, nos despedimos de um grande artista, um grande talento que sempre esteve muito próximo dos leitores de Conan, pois eu conheci o trabalho de Norem justamente nas incríveis capas de A Espada Selvagem de Conan. No Por trás da obra de hoje, vamos conhecer um pouco do trabalho e da vida de Earl Norem.
Nascido em 17 de abril de 1924, Earl H. Norem foi um ilustrador, que começou sua carreira ainda no final da década de 50.
Lutou na segunda Guerra Mundial como líder de esquadrão, tendo participado de grandes missões neste período.
Norem começou sua carreira como ilustrador desenhando capas e algumas ilustrações internas de revistas como Man’s Life, Male, Man’s World, revista essas destinadas basicamente ao público masculino. Cheias de aventuras de guerra, investigação e espionagem.
As publicações, que não chegavam a ser grandes arcos de histórias, mas pequenos contos, como o público era predominantemente masculino, Earl especializou-se em desenhar belas mulheres.
Seu trabalho em capas de livros e grandes ilustrações chamou a atenção de uma editora, pois ela possuía em seu portfólio vários personagens adultos, como Conan, Star-lord, Tales of the Zombie. Essa editora era a Marvel Comics.
Norem começou então seu trabalho na casa na década de 70, fazendo capas para todos esses personagens, ficando bastante conhecido por seu trabalho nas capas de Conan.
Na década de 80, ele iniciou um de seus trabalhos mais conhecidos, The Master of Universe, o He-Man.
Responsável por redefinir o visual do personagem e todo o universo de Eternia nos quadrinhos, ele volta ao personagem em 2002.
Mesmo sendo muito ativo, aos 81 anos, ele aposentou seus desenhos e suas pinturas, fazendo apenas trabalhos esporádicos. Após submeter-se a uma cirurgia aos 91 anos de idade, Norem não resistiu e faleceu, deixando um legado visual e uma prova que a arte sobrevive ao tempo
Comecei muito cedo a consumir cultura pop, graças a minha Santa Avozinha que me presenteou com a edição A Espada Selvagem de Conan N° 14. Tenho a absoluta certeza que Jack “The King” Kirby é mais importante para o universo dos quadrinhos que Stan “The Man” Lee. Sou fã de Star Wars, Lord Of The Rings, Poderoso Chefão, Batman e Wolverine. Amante de bons filmes e louco por pudim e Doritos picante.