Depois de algum tempo sem postar nada aqui no Multiversos, desta vez trago um dos animes que resolvi ver fora da temporada de Inverno e, bem, foi uma daquelas sugestões de um amigo que você vai deixando passar, sabe? Pois é, foi mais ou menos isso, porém, para minha surpresa o anime é tão bom ou até melhor do que eu esperava. Enfim, chega de enrolação! Hoje, trago como indicação o anime Fate/Stay Night!
Título: Fate/Stay Night
Adaptação: Visual novel (Game para PC mais focado no enredo…)
Estúdio: Studio Deen (Fruits Basket, Hetalia: Axis Powers, Beyblade)
Sinopse: A história tem como tema principal uma guerra entre Sete Magos pelo Cálice Sagrado ou também chamado de Santo Graal, que possui o poder de realizar qualquer desejo de quem o obtiver. Para tanto, eles possuem diversas habilidades, a mais importante delas sendo “a invocação”, chamados de Servos, os magos têm o poder de invocar estas entidades que são a chave para alcançar a vitória. O palco da guerra atual é a cidade de Fuyuki, onde quatro batalhas já ocorreram. Emiya Shirou, filho de um grande Mago altruísta, também deseja lutar para proteger os outros, mas não possui as mesmas habilidades de seu pai. Afim de evitar que o Cálice caia nas mãos erradas, ele terá que despertar toda a sua capacidade latente, invocar seu Servo e lutar, mas isso não será nada fácil…
Pontos positivos:
Algo que sempre me chama atenção quando uma realidade diferente da nossa é proposta em algum produto da cultura pop são as regras que regem o cenário em que a trama se passa, Fate é um bom exemplo disso. Todos os personagens, tanto servos quanto magos são muito bem desenvolvidos, suas limitações e ambições próprias sempre são trazidas à tona, o que dá aquela sensação de “Faz todo sentido esse cara lidar com isso dessa maneira”, sabe? Todos têm muita personalidade.
Por se tratar originalmente de um jogo, toda a série Fate, composta por Fate/Stay night (2006), Fate/Zero (2011) Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works (2014) entre outros, trata-se basicamente da mesma trama contada de pontos de vistas diferentes, dando um destaque maior a diferentes personagens.
Nesse caso, a relação entre Shirou e Saber é claramente a mais desenvolvida no decorrer do anime e apesar de a primeira coisa que se imagina é um romance comum, você é surpreendido com o relacionamento dos dois. Saber, sempre mantendo uma legitima pose de Paladino, mostrando fidelidade total ao seu mestre e uma personalidade forte, muito determinada, ela não é aquela personagem bobinha que costumamos ver nos Slice of Life da vida! Ela tem a disciplina de um guerreiro, mas aos poucos vai mostrando muita feminilidade.
Já Shirou é aquele cara ‘gente boa’. As vezes, tratado como bobo, por sempre querer ajudar os outros. As vezes, claramente explorado. Porém, depois de ter visto o inferno de perto ao ver sua cidade sumir em cinzas, decidiu realizar o sonho de seu pai, transformando toda a admiração que sentia em determinação…
“Eu quero ser um defensor da Justiça!” EMYA, shirou .
Pontos negativos:
Das obras que compõem a série Fate, sem dúvidas Fate/Stay Night é a mais fraca delas. A complexidade e os plots são até bem previsíveis algumas vezes, no entanto, ainda acho uma ótima introdução ao universo. A versão dublada tem alguns problemas, como traduções de nomes próprios, alterações de nomes de classes (Berserker virou “Viking”), o que me incomodou um pouco, por isso, faça como eu e veja legendado mesmo. hehe
Quando decidi “mergulhar” nessa franquia, segui a ordem de lançamento, pois já tinha visto o nível da animação em que as novas versões estavam saindo e sabia que se as visse primeiro sentiria um incomodo ao ver a de 2005, que apesar de ainda ser bem bonita, peca um pouco nas cenas de ação, ficou bem datada.
Vale a pena?
Personagens instigantes, trama bem trabalhada, algumas coisas lembram bastante as regras de um rpg, lutas bacaninhas (ficam melhores mais para o final…) e uma puta mensagem bacana de determinação, lealdade e coragem. Acho que vale sim dar uma chance, não só a Fate/Stay night mais a todo o universo que o engloba e, sim, acho que você vai curtir. =)
Um nerd graduando em Publicidade e Propaganda, fã de anime e mangá, passador de catálogo da Netflix, ouvinte de podcast e amante de um bom filme ou livro que te faça pensar e sentir.