No episódio 2 da 8ª, e última, temporada de ‘Game of Thrones‘, “A Knight of the Seven Kingdoms” (“Uma Cavaleira dos Sete Reinos”), o personagem Podrick, escudeiro de Brienne de Tarth, canta uma bela canção antes da guerra que se avizinha. Trouxemos essa canção legendada aí acima para vocês.
A canção ‘Jenny of Oldstones’, é mencionada na série de livros ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’, mas foi apresentada pela primeira vez na série. Sua letra relata a famosa história de amor envolvendo o herdeiro do Trono de Ferro, Duncan Targaryen, e a jovem camponesa das Terras Fluviais, Jenny Oldstone (ou Jenny de Pedravelhas).
Duncan Targaryen, filho mais velho do rei Aegon V e herdeiro dos Sete Reinos, fora prometido à filha de Lyonel Baratheon, mas o príncipe apaixonou-se por Jenny e, por imposição do seu pai, abdicou dos seus direitos de príncipe por amor à jovem.
Aqui cabe uma pequena observação: Duncan TargaryenNÃO ÉSor Duncan, o Alto, e, sim, um jovem que tem o mesmo nome como uma homenagem ao cavaleiro. Quando jovem, Sor Duncan, o Alto, viajou pelos Sete Reinos junto com seu jovem amigo, Egg. Egg, por sua vez, era um jovem príncipe Targaryen que, mais tarde, se tornaria o Rei Aegon V. Portanto, o príncipe Duncan Targaryen tem esse nome em homenagem ao amigo de aventuras de seu pai, Duncan, o Alto.
Após a renúncia ao trono por parte de Duncan, seu irmão torna-se o novo príncipe herdeiro de Westeros e, ao seu tempo, assumiria o trono como Aerys II, que mais tarde viria a ser conhecido como O Rei Louco.
Anos depois, durante uma visita do rei Aegon V a Solarestival, a residência real dos Tagaryen no reino de Dorne, uma velha bruxa que acompanhava Jenny, que agora já era aceita na alta corte, profetizou que o Príncipe Prometido nasceria da linhagem de Aerys II e de sua irmã, Rhaella. Isto fez com que o rei Aegon casasse os dois filhos. Dessa união nasceria, tempos depois, Rhaegar Targaryen, irmão mais velho de Daenerys.
O destino quis que Solarestival fosse, ainda, o local de morte do rei Aegon V e de seu filho Duncan, em um incêndio de enormes proporções, supostamente ocasionado pelo próprio rei Aegon em experimentos com fogo ao tentar chocar ovos de dragão. Durante o fatídico incidente de Solarestival a então princesa, Rhaella, que ali já estava grávida de seu irmão Aerys II, dá a luz o seu primeiro filho, Rhaegar Targaryen. Com a morte do rei Aegon V, Aerys II é nomeado rei.
Por conta da profecia da bruxa, que supostamente seria descendente dos Filhos da Floresta, várias pessoas passaram a acreditar que o príncipe Rhaegar seria o Príncipe Que Foi Prometido. O próprio Rhaegar acreditou nisso por muito tempo, até que passou a crer que seu filho é que seria o cumprimento da profecia, o Príncipe Prometido, o herói Azor Ahai.
O incêndio de Solarestival, que causou a morte de seu avô e ocasionou o seu nascimento, fascinava o jovem príncipe Rhaegar, que costumava pernoitar nas ruínas do castelo, motivo pelo qual se atribui a ele a autoria da canção “Jenny of Oldstones”. Não se sabe se Jenny, esposa de Duncan, sobreviveu ou morreu no incêndio.
Game of Thrones, é uma série produzida e apresentada pela HBO baseada na série de livros ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’. Com produção de David Weiss e D. B. Benioff, tem no elenco Emilia Clarke (Daenarys Targaryen), Kit Harington (Jon Snow), Lena Headey (Cersei Lannister), Peter Dinklage (Tyrion Lannister), Maisie Williams (Arya Stark), Sophie Turner (Sansa Stark), Isaac Hampsted-Wrigth (Bran Stark) Nicolaj Coster Waldau (Jaime Lannister), John Bradley-West (Samwell Tarly) Liam Cunningham (Davos Seaworth), Gwendoline Christie (Brienne de Tarth), Aidan Gillen (Peter Baelish), Ian Glenn (Sor Jorah Mormont), Nathalie Emmanuel (Misandei), Rory McCann (Sandor Cleganne), Alfie Allen (Theon Greyjoy), Jerome Flynn (Bronn), Conleth Hill (Lord Varys), Kristofer Hivju (Thormund).