Editorial | Opinião

Grandes amizades do cinema

Publicado há

em


Hoje é 20 de julho, Dia do Amigo! Mais do que nunca é dia de você abraçar seu amigo e valorizar aquela amizade sincera que, há tempos, lhe acompanha lado a lado em todos os momentos.

E, para celebrarmos este dia, vamos revisitar algumas das maiores amizades do cinema.

INTOCAVEIS (2011)

Abrindo nossa lista, o filme protagonizado pelos atores franceses François Cluzet e Omar Sy. O filme narra a história da improvável amizade entre o suburbano Driss (Sy) e o milionário tetraplégico Philippe (Cluzet), o primeiro desacreditado pelas circunstâncias da desfavorecida vida suburbana e o segundo destruído pela tragédia que o colocou numa cadeira de rodas. Uma relação inicialmente profissional que evolui para uma sincera e libertadora amizade.

DEBI & LÓIDE (1994)

Impossível deixar de lado os personagens, eternizados em nossa memória pelas performances ao melhor estilo de os Três Patetas, de Jeff Daniels e Jim Carrey. Uma sucessão de trapalhadas em uma aventura insólita, com momentos absurdamente hilários, onde fica claro que a união dos amigos será sempre o mais importante. Ainda que não seja ruim, a sequência de 2014 fica abaixo do clássico de 94.

NÁUFRAGO (2001)

Se você é da turma que acha impossível a amizade com objetos inanimados? Pois vai querer rever seus conceitos depois do calvário de Tom Hanks, perdido numa inóspita ilha deserta.

Wilson, a simpática bola de vôlei, é o amigo e confidente de Hanks, e a cena onde a bola se perde em meio às ondas é muito comovente.

E.T. – O extraterrestre (1982)

A história de amizade entre o amigável alienígena (incomum para o cinema na época) e o garoto Elliot (Henry Thomas) marcou uma geração. Spielberg concebeu não só uma aventura visual épica, mas um conto de amizade marcado pela pureza e pelo altruísmo.

X-MEN (2000 – 2014)

Aqui vamos focar no relacionamento de oposição e respeito entre Charles Xavier e Magneto. O primeiro prega a convivência pacifica entre humanos e mutantes, já Magneto prefere radicalizar acreditando que os mutantes somente poderão subsistir se dominarem a raça humana. Mesmo em lados diferentes, é nítido o forte sentimento de amizade nutrido por ambos em meio a partilha de duas visões antagônicas para uma mesma causa, numa analogia muito semelhante a Martin Luther King e Malcolm X na luta contra a segregação racial.

CURTINDO A VIDA ADOIDADO (1986)

O filme do diretor John Hughes virou um símbolo sagrado da Cultura Pop. A história do jovem Ferris Bueller e seu amigo Cameron Frye, vividos por Matthew Broderick e Alan Ruck, matando aula e vivendo intensamente as maiores aventuras. Clássico da sessão da tarde, marcante tanto por explorar a natureza da amizade inseparável dos garotos, quanto por mostrar o quanto é legal aproveitarmos o melhor da vida quando ela ainda nos permite fazê-lo.

CONTA COMIGO (1986)

Aqui falaremos de um grupo de amigos, quatro crianças, cada qual com sua personalidade e seus dramas pessoais. Muitos temas são trabalhados neste filme, onde os garotos Gordie, Terry, Vern e Chris saem numa inusitada jornada que marcará para sempre suas vidas. Uma lição de amizade exposta em um roteiro valoroso, e com um elenco de muita competência, com destaque para, o até então promissor, River Phoenix. Baseado no conto de Stephen King, o filme serviu, e ainda serve, de inspiração para muitas outras obras, como a série Stranger Things. Se ainda não assistiu, vale muito a pena conferir!

OS GOONIES (1985)

Mais um filme sobre grupo de amigos, assim como em Conta Comigo. Os oito Goonies partem numa autêntica e emocionante caça ao tesouro, e em meio a muitos perigos os oito garotos veem seu laço de amizade e união se fortalecer. Ao lado de A Lagoa Azul é, com certeza, o maior clássico da Sessão da Tarde.

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO (2008)

Uma perigosa amizade nasce entre o filho de um oficial nazista e um garoto judeu, no auge da Segunda Guerra Mundial. Separados não só pela cerca de arame farpado de um campo de concentração, mas pela imensidão de um ideal de raça pura distorcido que, grosso modo, serviu de pretexto para o massacre de milhões. Através do olhar infantil de Bruno e Shmuel o filme discursa sobre temas pesados e fica quase impossível não se emocionar com o final desta história. O elenco conta com Asa Butterfield no papel de Bruno.

TOY STORY (1995)

Os brinquedos preferidos do garoto Andy. Da rivalidade inicial nasceu uma amizade, ou melhor, uma irmandade, já que um nunca desiste do outro, nos ensinando muito sobre o real sentido da amizade. Woody e Buzz têm opiniões diferentes, nem sempre entram em acordo e às vezes precisam dar um choque de realidade um no outro, tudo isso com a leveza e irreverência que uma animação deste estilo pede. Mas tudo isso só serve para fortalecer o laço entre os dois amigos e toda a trupe de brinquedos.

UM SONHO DE LIBERDADE (1995)

Apesar da pesada conotação dramática e de momentos desagradavelmente angustiantes, os valores que o discurso deste filme prega, me são inspiradores. Um aprendizado sobre o que realmente deve ser a paciência, a perseverança e fé, através dos martírios e opressões sofridos pelos personagens Andy (Tim Robbins) e Red (Morgan Freeman). A amizade entre ambos é o alicerce para superar os horrores da prisão. No final, o filme ainda deixa uma importante lição sobre um sentimento tão esquecido nos dias de hoje: Gratidão.

THELMA & LOUISE (1991)

Outro clássico do cinema de aventura dos anos 90, deflagrando nas telonas o movimento “Girl Power”. Cansadas da mesmice de suas vidas Thelma e sua amiga Louise (magistralmente interpretadas por Geena Davis e Susan Sarandon) decidem fazer uma viagem em um fim de semana que reservará tantas surpresas para as duas de modo que ambas entenderão que já não cabem mais em suas vidas antigas.

HARRY POTTER (2001-2011)

O único trio de nossa lista. Nascida com muita naturalidade no primeiro ano dos garotos em Hogwarts, a amizade entre Hermione, Rony e Harry se fortaleceu ano após ano à medida que entendiam que estavam tomando parte em algo muito maior do que uma simples aventura. Da icônica batalha no tabuleiro de Xadrez a batalha final que pôs fim a Voldemort, foram anos de aventuras, perigos, dramas, desespero e esperança, numa relação de cumplicidade que marcou gerações. O trio interpretado por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint para sempre ficará guardado em nossos corações.

O SENHOR DOS ANÉIS (2001-2003)

É de comum acordo entre os fãs: Samwise Gamgee é o grande herói desta história. Sam segue Frodo em sua desesperada jornada e ao longo do caminho por vezes se mostra uma fonte de força tão importante a ponto de entendermos que Frodo jamais chegaria sozinho a Montanha da Perdição. Sam chega ao ponto de carregar Frodo nas costas e, por vezes, mostra uma coragem atípica para um pacato Hobbit. Faz questão de manter viva a esperança de terminar a missão e voltar ao Condado, para suas vidas felizes e pacatas que aprenderam tanto a valorizar durante a árdua jornada. Sam é mais que um amigo. Protege, aconselha e, por vezes, quase perde a vida para proteger o “senhor Frodo”. Divide com o amigo, da maneira como pode, o pesado fardo que é destruir o Um Anel. Cabe frisar que nenhum destes sentimentos seria possível sem o perfeito entrosamento nas competentes performances de Elijah Wood, como Frodo, e Sean Austin, como Sam.

Mais do que nunca hoje é o dia de valorizarmos nossos amigos. Próximos ou não, sempre serão deles as mãos que lhe afagam nos momentos felizes, mas, principalmente, as que lhe abraçam nos momentos difíceis. Em um mundo onde a humanidade se perde um pouquinho a cada dia, que possamos amar e preservar nossos verdadeiros amigos. Essa é a mais importante mensagem que o dia do amigo pode nos trazer!

O Multiversos deseja a todos um feliz Dia do Amigo!

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile