HQs | Livros
Harry Potter | A magia e elegância de Beauxbatons
Publicado há
7 anos atrásem
Uma das mais tradicionais escolas de magia do mundo, a escola francesa também é sinônimo de elegância.
Mencionada pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, a Academia de Magia Beauxbatons (no francês Académie de Magie Beauxbâtons) é a escola de magia da Europa ocidental, localizada nos Pirineus, uma cordilheira entre a França e a Espanha. Além de alunos franceses, a escola recebe alunos da Península Ibérica, da Bélgica, das Terras Baixas e Luxemburgo.
O castelo, chamado Palácio de Beauxbatons, parece uma enorme casa senhorial (um château), cercado por terrenos na forma de jardins e fontes majestosos. O palácio foi criado há mais de setecentos anos e parece ser mais brilhante que os castelos de Hogwarts e Durmstrang. Nos jardins há uma fonte honrando seus mais famosos estudantes: Nicolau e Perenelle Flamel, a qual se acredita possuir poderes capazes de conceder saúde e beleza. Por conta do famoso alquimista, acredita-se que parte do castelo tenha sido fundado com ouro alquímico.
Ao contrário do que ficou aparente nos filmes de Harry Potter, Beauxbatons não é uma escola exclusivamente feminina. De fato, no quarto livro são mencionados alunos do sexo masculino, também extremamente bonitos e se portando com elegância. Os uniformes da escola são vestes em tons claros de azul feitos da mais fina seda. De fato, Harry se pergunta se não sentirão frio durante o inverno em Hogwarts na ocasião do Torneio Tribruxo.
Além dos escritos de J. K. Rowling no Pottermore, o que sabemos sobre a escola é baseado nas poucas informações tiradas dos livros e filmes, assim como muitas suposições e teorias.
O refeitório de Beauxbatons é decorado finamente e enquanto as refeições são servidas, corais de ninfas cantam serenatas aos alunos e professores. Fleur Delacour menciona que a comida é mais leve que a comida servida em Hogwarts. A gastronomia francesa é altamente prestigiada (e com frequência se diz que os britânicos não sabem cozinhar). Na França, as escolas possuem uma semana dedicada a conhecer os cinco sabores e em Paris se encontra a Le Cordon Bleau, o mais famoso centro de ensino culinário do mundo.
O meio de transporte mais comum é sua gigantesca carruagem azul puxada por uma dúzia de igualmente gigantescos cavalos alados, chamados cavalos abraxanos. Não se sabe se isso se deve apenas devido à diretora, a bruxa meio-gigante Madame Olympe Maxime, ou se sempre viajam dessa forma. Além disso, ao menos tratando-se de Fleur, não parece haver muito uso de vassouras na escola.
Em termos de ensino, rivaliza com Hogwarts e Durmstrang na qualidade de sua educação. Fleur comenta em Harry Potter e o Enigma do Príncipe sobre o ensino da escola francesa, como eles prestam seus exames equivalentes aos NOMs no sexto ano em vez de no quinto (como acontece em Hogwarts). Além disso, seus alunos parecem ser bastante avançados em várias formas de magia não-verbal e até mesmo sem o auxílio de uma varinha (como sua entrada no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo).
BEAUXBATONS E NEWT SCAMANDER?
Já foi anunciado que o próximo filme de Animais Fantásticos & Onde Habitam se passa em Paris. Além disso, o Pottermore confirmou que, dentre os novos personagens a aparecer no filme, está Nicolau Flamel (a ser interpretado pelo ator Brontis Jodorowvsky), um dos estudantes mais famosos da escola francesa. Isso levou muitos fãs (Inclusive este aqui!) a crer que Beauxbatons pode aparecer, pelo menos em flashbacks, no novo filme. Mesmo que não apareça, é possível que no mínimo seja mencionada, afinal Rowling começou a citar as demais escolas por ocasião da nova franquia do mundo bruxo.
PARA SABER MAIS
Obviamente que isso não é tudo sobre Beauxbatons. Não há uma recomendação melhor para conhecer a escola francesa que a obra da própria autora. Além do Pottermore e suas vastas experiências, sempre indico ler Harry Potter e o Cálice de Fogo (e comparar com sua adaptação para o cinema). Em ritmo de Black Friday, o livro pode facilmente ser encontrado com desconto em vários sites (e com cupons de descontos aqui).
E O RPG?
Como no meu primeiro texto sobre as escolas de magia (pra quem não lembra, comecei com Castelobruxo) adaptei algo para RPG, aqui não será diferente! A Fonte de Nicolau e Perenelle Flamel é dita como tendo propriedades curativas e capaz de conceder beleza. Portanto, aqui vai uma sugestão para os mestres no sistema D20. A Fonte pode ser usada como parte de trama, com propriedades muito mais poderosas que as descritas aqui.
Fonte dos Alquimistas: a água da fonte dos alquimistas é uma substância poderosa. Qualquer um que beber na fonte sofre o efeito de cura completa, remover doença, remover encantamento, remover maldição ou restauração como conjuradas por um clérigo de 20° nível. Além disso, usar a água da fonte para se banhar concede um bônus de +2 em Carisma e o uso do talento Atraente durante uma hora. A água também pode reverter as penalidades (mas não os bônus) por idade durante uma hora.
Normalmente descrito como um humano meio-abissal, Bardo 2/Mago 5/Universitário 6, Caótico e Trevoso.