A série His Dark Materials, baseada na série de livros homônimos (que receberam o nome de Fronteiras do Universo, no Brasil), teve na última semana o seu início na HBO, canal já bastante conhecido do grande público por conta do seu mais recente mega-sucesso, Game of Thrones.
His Dark Materials é uma série de livros de fantasia e ficção científica escrita pelo autor britânico Philip Pullman e é formada pela trilogia: A Bússola de Ouro (1995), A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000). O livro A Bússola de Ouro já teve uma adaptação para o cinema feita em 2007, pela New Line Cinema.
A série televisiva, como é de se esperar, se propõe a englobar toda a saga dos livros. Portanto, vários elementos dos seus primeiros episódios poderão ser facilmente lembrados por aqueles que já assistiram a versão cinematográfica da obra. Mas, graças às liberdades criativas de cada produção, os fatos por mais que aconteçam de forma semelhante não são exatamente iguais.
Na TV temos Dafne Keen, a nossa eterna Laura de Logan, vivendo a jovem Lyra Belacqua, uma jovem órfã que é deixada por seu “tio”, Lorde Asriel, vivido por James McAvoy, para ser criada pelos catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford, na Inglaterra. Lyra vive uma vida relativamente comum dentro da instituição, onde conta com um amigo fiel, Roger, um também órfão que é auxiliar de cozinha na mesma Faculdade, além de seus daemons, Pan e Salcília, respectivamente.
No mundo de His Dark Materials cada humano possui em daemon, um “companheiro animal” que o acompanha e que, em certo momento da vida, assume uma forma animal definitiva, diferente do que acontece na infância, onde os daemons podem assumir diferentes formas de acordo com a sua necessidade e/ou vontade. A definição da forma definitiva de um daemon é o que marca a passagem da fase infantil para a fase adulta de uma pessoa. Daemons são, em resumo, parte da alma/essência de uma pessoa.
A série flerta com a anarquia em relação à postura da religião, de forma geral, em relação ao seu domínio sobre o povo. Naquele universo a instituição maior dominante da sociedade, o Magisterium, funciona como uma grande Igreja-Estado, que define como blasfêmia tudo aquilo que poria em cheque o seu poderio social. Os poucos que podem, de certa forma, levantar questionamento sobre o que é dito em relação ao que é ou não sacro são os catedráticos, pois são protegidos pelo Santuário Escolástico, uma lei que dá às faculdades o poder de questionar doutrinas, estudar e dar santuário físico às pessoas e santuário teórico às ideias.
Baseado nessa doutrina do Santuário Escolástico, Lorde Asriel (James McAvoy), leva à Faculdade Jordan sua descoberta feita no Norte a respeito do Pó (Dust), algo tido como blasfemo pelo Magisterium. De acordo com os fotogramas tratados apresentados por Lorde Asriel, o Pó só é atraído por adultos, nunca por crianças. Além disso, durante o fenômeno fotogramado no Norte, o Pó apresenta também a formação de imagens de cidades no céu, como se o “véu da realidade” apresentasse diferentes universos durante o fenômeno específico relatado.
Além do misterioso Pó, a série apresenta outros elementos intrigantes que serão parte importante do roteiro da série no futuro como a sociedade Gípcia, uma sociedade de viajantes fluviais que fazem viagens sazonais pelos rios do continente onde vivem; a “lenda urbana” dos Gobblers, seres de objetivos desconhecidos que são relatados apenas como sequestradores de crianças, aparentemente responsáveis pelo sequestro de uma criança Gípcia e pelo sequestro de Roger, o grande amigo de Lyra; os Ursos Blindados, uma raça de ursos polares inteligente que têm a capacidade de falar e são metalúrgicos brilhantes; e as Bruxas, que são mencionadas na introdução como morando longe no Norte, fora do controle do Magisterium. Mas, apesar de tantas coisas importantes a serem aprofundadas, nenhuma destas é tão intrigante quanto a glamourosa Sra. Coulter e o aletiômetro, a chamada bússola de ouro.
A Sra. Coulter, interpretada por Ruth Wilson, se apresenta a Lyra como uma exploradora da Faculdade de Santa Sofia e a convida para ser parte do seu grupo de pesquisa e ir a Londres consigo. Contudo, os mistérios que rondam a Sra. Coulter são tantas que, com isso, o mestre John Faa, Lucian Msamati, presenteia Lyra com um item que, segundo ele, é capaz de “dizer a verdade”, um aletiômetro, item este que Lyra precisará aprender a usar e manter total segredo de todos quanto à sua posse.
His Dark Materials se inicia com um enredo misterioso e cheio de subtramas que dão um ar inicial ao piloto parecido com o de Lost, com seus muitos mistérios, subtramas e personagens intrigantes e interessantes. Mas, diferente da série de JJ Abrams, His Dark Materials conta com um montante de livros e histórias prévias que irão guiar o roteiro sem que este possa se perder do seu objetivo inicial. A série inicia muito bem e conta com um elenco com peso, desenvoltura e o carisma necessário para que a HBO emplaque mais uma série de sucesso no universo da cultura pop.