Artigos

Ivan Reis

Publicado há

em


É do Brasilll!!!


Desenhistas brasileiros sempre estiveram no mercado mundial das HQS, exemplos como Mozart Couto, Mike Deodato, Al Rio (Nosso conterrâneo, que infelizmente nos deixou e foi singrar as estrelas), Rafael Albuquerque, Daniel HDR, Rodney Buchemi, Gabriel Bá e Fábio Moon, Eddy Barrows, Rafael Grampá, e tantos outros (É galera, se for listar aqui, não terminarei tão cedo!).

E hoje vamos conhecer um pouco de um grande nome brasileiro, que está fazendo bonito no mercado de quadrinhos mundial: Ivan Reis.

Rodrigo Ivan dos Reis nasceu em São Bernardo do Campo – SP, no dia 06 de Novembro de 1976. Teve seu 1° contato com o mundo dos quadrinhos através de Conan, e da arte espetacular do mestre John Buscema. Tentou o curso de Desenho Mecânico, mas percebeu que não era o que ele buscava. Começou sua carreira como desenhista ainda muito jovem. Aos 14 anos trabalhou na revista Histórias Reais de Drácula.

Eis que surgiu a oportunidade de trabalhar nos Estúdios Maurício de Sousa, ainda na década de 90 (1998).

Entrou na Art Comics, e ficou cerca de um ano aprimorando seu traço e fazendo testes em várias editoras onde pode entrar em contato com outros artistas, e essa troca de experiências foi muito válido para seu crescimento como profissional.

Ao contrário de muitos desenhistas da época, não começou na famosa Image, mas na Dark Horse em um trabalho na revista Ghost, que seria a princípio um trabalho para apenas quatro edições. Seu traço conquistou, e ele ficou por volta de um ano e meio. Na DC, pelo selo Vertigo, fez uma edição da HQ roteirizada pelo Sr. Grant (Eu copio o Alan Moore) Morrison, Os Invisíveis. Depois desse período mudou de editora, Chaos!, e ficou à frente do Título da Lady Death por 4 anos.


Trabalhou na Marvel em histórias do Mercúrio, Homem de Ferro, Defensores, Vingadores, Mulher Hulk, Capitão Marvel, e em uma minissérie do Visão, ao lado de um roteirista que ainda lhe valeria grandes parcerias, Geoff Johns.


Em 2004, assinou um contrato de exclusividade com a DC Comics, com a missão de desenhar o maior super-herói de todos os tempos: Superman. Com roteiros de Chuck Austen (NÃO!!)


2006 foi um ano de mudanças para Ivan, ele assumiu o título do Lanterna Verde e reformulou todo o universo do herói ao lado de Geoff Johns e Joe Prado, elevando o título a prata da casa. Seu trabalho lhe valeu várias premiações como melhor desenhista de 2007. Até o Programa de Jornalismo/Entretenimento da Rede Globo, Fantástico, rendeu-se a arte de Ivan, fazendo uma matéria sobre ele.

Sua participação no especial Contagem Regressiva Para a Crise Infinita, lhe rendeu mais um prêmio da Wizard, Wizard´s Fan Award, por votação dos leitores. Trabalhou em grandes sagas, como “Blackest Night” (A noite mais Densa). No ano seguinte, com a coletânea dessas histórias chegou ao status de Best-Seller número 1 de mais vendidos, segundo NY Times. Seguida de sua continuação direta “Brightest Day” (O Dia mais Claro).

Já em sua reformulação, a DC Comics, deixou a cargo de Ivan Reis, Geoff Johns e Joe Prado, a revitalização de um de seus grandes heróis: Aquaman. Um personagem desacreditado e motivo de piada por muitos. Os quadrinistas transformaram o título em um fenômeno de vendas e popularidade.

Recentemente a Panini lançou o encadernado Aquaman – As profundezas, que você encontra nos nossos amigos da MMG Comics. Se quiser saber um pouco mais sobre esse encadernado e conhecer o trabalho de Ivan Reis ,  Geoff Johns e Joe Prado, assista o vídeo com o Tio Alberto e Dudu, falando um pouco sobre essa obra.

Assista o vídeo:

Conhecido por sua rapidez, traços marcantes e caracterização muito bem feita de seus personagens, Ivan Reis é um exemplo de que dedicação. E fazer o que se ama, podem sim te levar a atingir todos seus objetivos.

 

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile