HQs | Livros

Logan | As referências das HQs no longa-metragem (Sem Spoilers)

Publicado há

em


Nem só de Old Man Logan é feito o filme do mutante mais marrento dos quadrinhos.

Saudações, Galera Multiversal!

LOGAN está chegando! Sim, nós do Multiversos já vimos e resenhamos o filme. Veja aqui.

Uma grande sacada do roteiro feito à seis mãos por James Mangold, Scott Frank e Michael Green é não se prender à uma história e tentar adaptá-la mas, sim, pegar várias coisas legais vindas dos quadrinhos e que funcionassem no roteiro original que eles criaram.

Hoje iremos ver algumas das referências existentes no filme. Sem Spoilers.

O Velho Logan

O arco de histórias base. Escrito por Mark Millar e desenhado por Steve McNiven pra revista Wolverine #66-72 e Giant Size Old Man Logan #1 (EUA) e Wolverine 57-64 da Panini e Coleção de Graphic Novels Preta da Salvat #58.

Nessa história, Mark Millar cria uma versão do Logan, vivendo num futuro distópico, remoendo a culpa por um erro do passado. Essa premissa e o clima quente de deserto foram as únicas coisas que o filme usou do arco.

X-men fase Austrália/Outback

Esse período dos X-men, que foi escrito pro Chris Claremont e desenhada em sua maioria das histórias por Marc Silvestri em Uncanny X-men #229-245 (EUA) e X-men #40-55 da Ed. Abril.

Essa fase mostra os X-men agindo secretamente, tendo sido dados como mortos, após um confronto com o Adversário (ver Queda dos Mutantes) e a partir daí, estabelecendo uma base de operações na Austrália. Com uma equipe formada por Tempestade, Wolverine, Colossus, Vampira, Destrutor, Psylocke, Longshot e Cristal, eles tinha a ajuda do aborígene Teleporter para se transportar de lá para qualquer lugar que quisessem.

Uma marca dessa fase foi o amadurecimento das histórias. A fase é datada da segunda metade dos anos 1980, onde vários expoentes estavam desbravando nos quadrinhos, como Alan Moore e seu Monstro do Pântano e Watchmen e Frank Miller com O Cavaleiro das Trevas, e mesmo com os mutantes estando no top das vendas, Claremont se permitiu ousar, saindo da base comum de histórias e reforçando o caráter de critica, com a criação de Genosha, por exemplo, e uma formação de equipe baseado na liderança da Tempestade, uma de suas personagens prediletas. Procurem os encadernados recentes da Panini, como o citado Queda de Mutantes e Programa de Extermínio.

Laura/X-23

Originária do desenho X-Men Evolution, Laura Kinney, vulga X-23 é um dos clones do Wolverine. Criada por Craig Kyle e Chris Yost, Laura surgiu no episódio 41 da série.

Enxergando o potencial da personagem, Joe Quesada trouxe a personagem pros quadrinhos em NYX #03, com arte de Joshua Middletown. Depois os seus criadores Kyle e Yost e também a escritora Marjorie Liu aprofundaram mais personagem em diversas mini-series e no seu título mensal.

A maior diferença entra as suas versões anteriores e a versão do longa é a sua idade, que no filme é uma versão mais nova do que a adolescente dos quadrinhos.

O velho Xavier

Essa versão do Professor Xavier é exclusiva do filme. Geralmente nos diversos futuros já mostrados nas HQs, Xavier sempre está morto pelo fato de que a sua perda marca a morte do sonho de coexistência pacifica entre mutantes e humanos.

Caliban

Apresentado em Uncanny X-men #148 (EUA), Caliban possui poderes de rastreamento de outros mutantes. Surgiu como um morador dos esgotos de Nova York, posteriormente ele se juntou aos Morlocks, um grupo de mutantes moradores dos esgotos que eram tão deformados que não conseguiam viver na superfície e posteriormente foram massacrados pelos Carrascos do Sr. Sinistro (ver Massacre de Mutantes).

Nas HQs o mutante já passou por diversas versões. Do magrinho frágil ao gigante bombado e sem cérebro. A versão de Logan é bem fiel a sua primeira versão.

Donald Pierce

Criado em Uncanny X-men #129 (EUA) e no Brasil em Superaventuras Marvel #25 da Ed. Abril, Donald Pierce foi mostrado como um humano com partes cibernéticas. Afiliado ao Circulo Interno do Clube do Inferno, ele fez parte da formação que atacou os X-men durante a Saga da Fênix Negra. Derrotado, ressurgiu anos depois liderando os Carniceiros e quase extinguindo os X-men.

Sua versão dos cinemas é uma atualização, transformando-o num caçador de recompensas sem escrúpulos e mantendo sua personalidade escrota e covarde.

Os Carniceiros (The Reavers)

Quando os X-men chegaram na Austrália, a equipe encontrou um bando ciborgues ladrões e assassinos, que exploravam o mutante Teloporter  para usá-lo como meio de transporte. Eles eram os Carniceiros. Formados inicialmente por Lindinho, Esmaga-ossos, Racha-crânio e um bando de ciborgues, eles foram derrotados e expulsos do Outback pelos X-men. Pouco tempo depois, já liderados por Donald Pierce e Lady Letal em parceria com Wade, Macon e Resse (ex-guardas do Clube do Inferno feridos pelo Wolverine e modificados por Espiral na Loja de Corpos do Mojo). Os Carniceiros tornaram-se inimigos recorrentes de vários grupos mutantes, como a X-Force e os próprios X-men e até mesmo já cruzaram caminhos com o Justiceiro em Atos de Vingança.

A HQ dos X-Men

Podemos ver no trailer que neste universo os X-men tiveram a sua revista em quadrinhos. Essas páginas foram criadas por Joe Quesada e Dan Panosian exclusivamente pro filme à pedido do diretor James Mangold. A grande sacada aqui foi recriar o estilo da época, bem similar ao que Marc Silvestri fez no seu período desenhando os X-men.

Primordialmente é isso. Logan acerta em seu roteiro por abraçar e utilizar muito do que as HQs possuem e criar algo novo. Sim, há muitas outras referências que o longa utilizou, mas são spoilers da trama. Quer saber quais são? Deixa seu comentário e continue acompanhando o Multiversos que você saberá quais são em breve.

 

Grande Abraço.

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile