Mais uma vez a Red Dragon Comics traz ao mercado uma HQ independente que vale muito a pena ser conferida.
O que fazer quando o inferno desperta e emerge das trevas em busca de sua vida e sua alma?
No clima sobrenatural de uma noite perturbadora, o bravo Ezekiel, após despedir-se de sua amada, é forçado a encarar um antigo e inominável mal, na forma de uma horrenda criatura egressa do mais terrível e nefasto pesadelo. Ezekiel terá, então, que enfrentar as forças das trevas e da natureza para preservar sua vida, sua alma e o amor da bela e misteriosa Raquel.
Lua Negra é uma graphic novel independente de horror sobrenatural ambientada no nordeste brasileiro em pleno século 20. Tendo como parte central da trama o mito do lobisomem, a HQ conta com roteiro de Alex Magnos e arte de Gean Bandeira, e é apresentada em uma edição única com 3 capítulos mais um pequeno epílogo, perfazendo um total de 76 páginas entre história e extras. A edição analisada aqui ainda não é a versão final, com todos os seus extras.
Para não incorrer no risco de falar algo de mais importante à história, vamos tentar falar apenas o necessário sobre alguns dos personagens, ok? Ezequiel é um homem, aparentemente de família um pouco abastada, e namora Raquel, uma bela jovem que vive em uma casa um pouco distante da sua. E, para ver seu amor, Ezekiel cumpre o velho rito do seu tempo: ir ao encontro da amada na sua casa, passando por um velho bosque, à cavalo.
Ao contrário do que possa parecer, a sensação que tive é de que a edição não conta a história de Ezekiel. Ezekiel está lá, é parte da trama e você segue a sua jornada. Mas, assim como Raquel, Ezekiel é apenas um coadjuvante. A besta, o horror e o medo são muito mais presentes na história que os próprios personagens centrais. Há uma real tensão a cada véspera da mudança de página. A iminência do mal “desconhecido” é constante, e isso é bem explorado sem em nenhum momento deixar transparecer que a calmaria chegou.
O texto de Alex Magnos surpreende de maneira positiva desde o início da edição. A proposta de apresentação do ambiente e dos personagens se mostra muito objetiva e extremamente eficaz. Não há, aqui, tempo a se perder com pormenores. Somos apresentados apenas ao essencial para que possamos mergulhar na trama sem mais delongas, e o apego ao roteiro é quase imediato. Não existe espaço para qualquer tipo de cansaço no leitor entre uma página e outra. A edição se esgota na sua mão como um belo curta-metragem, que você gostaria que tivesse mais uma hora ou duas de duração.
Os desenhos de Gean Bandeira são um show à parte. Salvo alguns raríssimos quadros, a arte é primorosa. A HQ acerta em cheio em ser apresentada em preto e branco. A rusticidade necessária ao ambiente não casaria tão bem, na minha opinião, com cores como casou com a proposta em P&B. O domínio de luz e sombra do artista são absurdos, e invejáveis. A capa, também de Gean Bandeira, com cores de Marcos Martins dá toda a apresentação do que o leitor precisa saber sobre a história que tem em mãos, e é tão bela quanto a edição merece.
A HQ teve sucesso em seu financiamento no Catarse, gerando o dobro de recursos do objetivo inicial. Garantindo, assim, a impressão da sua primeira tiragem. Mas, se você não participou do apoio em seu financiamento coletivo, não tem problema, a edição está em pré-venda no site da RedDragon durante todo o mês e agosto. Infelizmente, apenas quem apoiou a edição no Catarse ganhará as recompensas devidas, de acordo com o seu “nível de apoio”. A edição será lançada em Setembro de 2018.
Lua Negra é uma excelente HQ em todos os sentidos! Uma história de horror que lhe prende a atenção, com uma arte belíssima como em poucas HQs independentes e com um preço bastante justo para a qualidade do material que traz. Com certeza uma ótima pedida.
LUA NEGRA | Ficha Técnica
Escritor: Alex Magnos
Artista: Gean Bandeira
Capa: Gean Bandeira & Marcos Martins
Letras: Alex Magnos
Graphic Novel, edição única
Gênero: Horror, sobrenatural, licantropia
Data de Publicação: Setembro, 2018
Selo Editorial: Red Dragon Comics
Formato: 18x27cm, 76 páginas, P&B, lombada
Papel: Cartão (capa), Offset (interior), verniz