HQs | Livros

Luke Cage | A manutenção do legado Marvel/Netflix

Publicado há

em


30 de setembro chegou e com ele a mais recente série da parceria Marvel/Netflix, Luke Cage. Seguindo as bem-sucedidas Demolidor e Jessica Jones, a Netflix tem o grande desafio de manter o nível já estabelecido.

Luke Cage segue a história do personagem título, o qual já havia sido apresentado em Jessica Jones e já com algumas diferenças com sua contraparte dos quadrinhos, e agora vemos o quão forte são essas mudanças. Enquanto em sua origem nos quadrinhos temos um Cage mais preocupado em como pode lucrar com seus poderes, agora temos alguém que quer apenas  levar sua vida em paz e despercebido, mas mesmo assim não se nega a ajudar a quem precisa.

Agora não estamos mais em Hell’s Kitchen e, sim, no Harlem, bairro tradicionalmente negro e que também recebeu muitos latinos. O Harlem é um bairro bem mais alegre que Hell’s Kitchen, mesmo sendo tão violento quanto. As ruas sempre estão cheias de pessoas conversando, os vendedores conhecem seus clientes pelo nome, tem jovens jogando pelas ruas ou quadras e existem vários pontos onde as pessoas vão para se encontrar, como barbearias. E é o Harlem a estrela que mais brilha na série, com sua cultura, músicas, costumes e heróis.

Como suas predecessoras, Luke Cage começa atual e vai complementando a história com flashbacks, e esse é o ponto fraco da série. Se em Jessica Jones os flashbacks são essenciais e sempre agregam mais informação e drama, agora eles ou vem atrasados ou com pouca informação, que mais atrapalham o andamento da série deixando, assim, alguns personagens perdidos em meio à trama.

Mas, quando chegamos no tempo normal, a coisa é diferente. Conseguimos ver a influência dos personagens uns sobre os outros, ou sobre a comunidade, e como as relações humanas são o forte da série. Temos um herói que faz o certo apenas porque tem que ser feito, mesmo que não siga a lei, sem se preocupar em ganhar nada, incapaz de matar por ser errado, salvando mesmo seus inimigos e procurando dar o exemplo para a comunidade. Luke é um herói das antigas nos dias de hoje e isso era algo que estava em falta.

Enfim, Luke Cage como adaptação passa longe dos quadrinhos, mas consegue fazer jus ao legado Marvel/Netflix, pois, mesmo que com uma qualidade um pouco menor, nos traz a mensagem de que quando desejamos podemos fazer a diferença aos que nos rodeiam. Mesmo que sejamos apenas um barbeiro que mantem um videogame na loja para manter as crianças fora da encrenca das ruas.

E vamos em frente, sempre.

Luke Cage está disponível no Netflix mais perto de você. 😀

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile