Old Dragon | O Velho Dragão está de cara nova - Multiversos
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A edição aprimorada de Old Dragon chegou às mãos do Multiversos, e podemos garantir a vocês que está simplesmente incrível!

Para aqueles que ainda não se encontram habituados, Old Dragon é um sistema de RPG brasileiro, da Red Box Editora, criado nos moldes dos antigos RPGs, chamados “old school”, daí o seu nome. Sem os combos mirabolantes que vemos atualmente, mas com um conjunto pequeno de regras básicas que o mestre vai complementando conforme a necessidade da mesa, além de ter o elemento de habilidade do próprio jogador: a ficha não é um conjunto de números de caráter restritivo, mas, um auxílio para o personagem. Cabe ao jogador interpretar o que está querendo fazer.

O livro é apenas um guia!

– Tio Chan para seu aprendiz, Tohru.

Extremamente colaborativo (as licenças Open Game Licence e Creative Commons garantem isso) e simples de usar, o sistema ganhou força depois de ter sido classificado como desnecessário por uma resenha infeliz. A resposta da editora foi, simplesmente, um mês de descontos que levou os RPGistas à loucura. Afinal, quem não curte um bom desconto?

E a edição nova é simplesmente incrível! A diagramação bem feita e evidenciando o texto, a arte muito bem trabalhada e a linguagem bem fácil prendem o leitor logo nas primeiras páginas. Então eu convido vocês a pegarem seus equipamentos, prepararem suas magias e verificarem suas perícias. Vamos viajar pelos domínios do velho dragão!

Os atributos utilizados são os seis clássicos: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria e Carisma. Mas suas jogadas são levemente diferentes que o que normalmente usamos. Em vez de testes de resistência, classe de armadura e testes de perícias, os atributos regem as jogadas de proteção, os bônus em talentos de ladrão, chance de ressurreição e idiomas adicionais, além de criaturas afetadas por sua influência. Além disso, indicam o valor máximo em uma jogada! Em vez das rolagens a que estamos acostumados, o valor do atributo define a classe de dificuldade do teste. O 20 natural é uma falha crítica!! E nas jogadas resistidas? Adicione o atributo inteiro em vez do bônus e seja feliz!! Os jogadores de Dungeons & Dragons e seus derivados talvez demorem um pouco para se acostumar, mas nada tão demorado.

*     *     *     *     *

Exemplificando: O clérigo Jozan, a maga Mialee e a ladina Lidda são vítimas de um ardil e o mestre determina que devem fazer testes de Sabedoria, resistido por um feiticeiro maligno. Jozan possui Sab 15 e rola um 14 no dado, por pouco não falhando no teste. Seu resultado final é 29. Mialee, com Sab 13, rola 16 no dado e falha imediatamente, pois o valor do dado ultrapassou seu atributo. Lidda rola 11 no dado, o valor exato que precisava, pois possui Sab 11, obtendo um resultado 22. O feiticeiro tem Sab 12 e rola 11 no dado, com resultado 23. Assim, Lidda (por muito pouco) e Mialee são afetadas por seu ardil, mas Jozan fica imune, já que sua fé se provou mais forte que os truques de seu inimigo!

P.S.: os nomes são pura coincidência, ou não.

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E falando em personagens, nós muitas vezes acabamos definindo um personagem com três características. É muito comum vermos suplementos para mestres com microfichas em que se define a raça, a classe e o alinhamento (tendência). Em Old Dragon, o sistema é levemente diferente, mas muitíssimo interessante e até nostálgico para aqueles que jogaram RPG logo no início.

São quatro raças disponíveis para jogadores, as mais clássicas dos RPG de mesa: humano, elfo, anão e halfling. Cada uma recebe +2 em um atributo e –2 em outro, com exceção dos versáteis humanos que, como é típico, podem escolher onde colocar essas alterações. As caixas de texto resumem bem os traços de cada raça, com ilustrações belíssimas de dois aventureiros de cada uma. E uma caixa de texto chama muito a atenção de quem lê.

Caixa de texto da página 22.

Muitos fizeram protestos a respeito, dizendo que os cenários estavam vendidos ao politicamente correto, que não havia necessidade disso e que os autores estavam usando artifícios apenas pelo dinheiro. Isso sem contar as opiniões homofóbicas e transfóbicas que, infelizmente ainda permeiam o meio nerd. Quero, no entanto, pedir que voltemos nossos olhos a uma questão simples: representatividade. Sem querer me aprofundar muito (pois já falei bastante disso AQUI), é importante que essas pessoas que fogem dos padrões de gênero e sexualidade se sintam representadas e um RPG mostrando o quanto isso é normal e que não afeta em nada um personagem, é extremamente importante. RPG é inclusivo, um lugar para se divertir e não importa quem você seja, você é tão normal quanto Luna Lovegood.

Clérigos podem afastar mortos-vivos com sua fé.

As classes de personagem são também quatro, assim como as raças: clérigo, homem (ou mulher) de armas, ladrão e mago. O grupo mais clássico de RPG. Cada uma possui uma série de especializações, concedendo habilidades conforme o nível e que lidam com o próprio conceito do personagem e sua interpretação.

O clérigo, o famoso sacerdote, possui duas habilidades básicas: suas magias divinas e sua capacidade de afastar mortos-vivos. O sistema lembra muito o antigo AD&D (afinal, é um RPG old school), com tabelas definindo o número de magias por dia e quantos mortos-vivos ele é capaz de afastar. Ele possui três especializações: o druida (dedicado a adorar a natureza em vez de uma deidade), o cultista (que adora a extraplanares do caos) e o caçador (dedicado a exterminar mortos-vivos). O Panteão para os clérigos é extremamente interessante, com referências às culturas egípcia e nórdica.

Todo grupo precisa de alguém capaz de fazer o inimigo sangrar.

O homem de armas, que também conta com armaduras e escudos, é totalmente voltado para o combate. No entanto, as especializações podem mudar isso: o paladino se dedica a erradicar o caos e a maldade e possui bônus contra inimigos e a favor de aliados, o guerreiro ganha bônus em ataque e dano com suas armas e o bárbaro usa a selvageria para aumentar seus status de batalha.

O ladrão, também conhecido por ladino, é o especialista do grupo. Sua principal habilidade são seus talentos de ladrão: arrombar portas, detectar armadilhas, escalar, furtividade, punga (que muitos conhecem como ladinagem), percepção e o famoso ataque furtivo. Todas usam uma espécie de porcentagem para determinar seu sucesso. Além das três especializações – o ranger que patrulha os ermos, o bardo falastrão e o letal assassino – o ladino pode organizar sua própria guilda a partir do 11° nível!

Ter um ladrão por perto é questão de sobrevivência!

Minha classe favorita, o mago, vem no caminho oposto ao do homem de armas. Avesso ao combate, é o principal conjurador do cenário e traz o componente erudito ao grupo. Além disso, é capaz de utilizar qualquer tipo de item mágico. Além de sua óbvia capacidade de conjurar magias, o mago em Old Dragon deve possuir um grimório, onde anota suas magias. Possui três especializações, dedicadas a três escolas de magia (para usar os termos mais conhecidos): o ilusionista, o necromante e o adivinhador.

Os magos costumam ser neutros.

Por fim, o alinhamento (que muitos chamam de tendência) é diferente do que aqueles que jogam Dungeons & Dragons e Tormenta estão acostumados. Em vez de dois eixos com várias combinações, aqui a briga é entre Ordem e Caos. Podendo ser ordeiros, neutros ou caóticos, deixam o eixo Bem-Mal numa espécie de zona cinzenta, em que o jogador e o mestre devem tomar cuidado com as ações. Muitas vezes, a Ordem que simboliza a honra pode simbolizar a tirania e o Caos regido pela liberdade também pode ser crueldade. A Neutralidade ignora a necessidade de seguir as leis da sociedade, embora sejam úteis, mas enquanto simboliza o pensamento livre de preconceitos ou compulsões, também pode sr a apatia e a indiferença. Algumas especializações (como o paladino e o necromante) exigem algum alinhamento específico e certos itens mágicos podem possuir alinhamentos.

Mísseis Mágicos é uma das minhas magias favoritas.

Quanto às magias, Old Dragon as divide em duas classes: arcana (do 1° ao 9° círculo) e divina (do 1° ao 7° círculo), conjurada por magos e clérigos. Um ladrão que se especialize como bardo também pode lançar magias arcanas. As magias presentes no manual são talvez as mais clássicas e mais conhecidas (como Curar Ferimentos, Bola de Fogo e Mísseis Mágicos), sem aquelas que raramente vemos, como Arrancar o Coração d’O Livro Completo do Arcano (D&D 3.5) ou Gêiser do Manual do Devoto (Tormenta RPG). Além disso, todas elas devem ser preparadas diariamente.

Em vez de pontos de magia (PM) ou mana, os conjuradores possuem slots de cada círculo de magia que são preenchidos de acordo com seu nível e modificador de atributo (Sabedoria para clérigos e Inteligência para magos).

O sistema de Old Dragon vem repleto de regras opcionais para mestres. Distribuídas ao longo de todo o manual em caixas de texto, essas regras ajudam o mestre a deixar o jogo mais com a cara do seu grupo. Inclusive, deixar o jogo no estilo do grupo é a principal função do mestre nesse sistema. A Seção do Mestre (o capítulo 9 do manual), deixa bem claro que, como se trata de um RPG old school, o mestre não precisa decorar todas as regras, mas inventá-las na hora e improvisar muito. É um treino de criatividade, nem todas as situações conseguem ser previstas e um bom mestre deve ter o jogo de cintura e a mente rápida para se adaptar a isso.

Cabe ao mestre, acima de tudo, abraçar o caos.

– trecho da página 130

Enquanto as regras preveem a base de qualquer aventura, o mestre deve guiar seus jogadores no decorrer da trama. Para desespero dos mestres, o manual afirma que o jogador pode fazer tudo o que passar pela sua cabeça. Ou seja, o mestre que se vire. E não falo isso como algo ruim, mas um teste que um verdadeiro narrador/juiz/mediador/deus-supremo-do-multiverso passa tranquilamente. Se com jogos amarrados a mil regras os jogadores conseguem fazer cair uma cidade voadora ou ter o objetivo de destruir um reino inteiro (e isso é uma referência aos meus estimados jogadores), é melhor que o mestre vá se adaptando conforme o tempo passa, não? E, óbvio, loucuras significam riscos e muitas vezes não vale à pena.

Mestrar uma aventura de RPG old school é ser mais criativo que advogado de regras. Aqui, as regras só vão até certo ponto. Isso vale para qualquer RPG, mas nos old school é ainda mais verdade. Afinal, ninguém suporta um advogado de regras por muito tempo, não é verdade? Ou, talvez, eu seja mais caótico do que imagino.

Advogado de regras a gente ataca com magia!

 O capítulo final de Old Dragon nos traz um bestiário com belíssimas ilustrações de cada monstro citado. E também três aspectos muitíssimo interessantes: moral, utilidades e sinergia. A moral mede o ânimo da criatura em permanecer em combate depois que o primeiro dos seus morre ou quando 50% de seu grupo tombar. Morais baixas indicam uma chance maior de rendição ou fuga. As utilidades apontam os vários usos que um monstro pode ter após ser derrotado, como uma couraça se transformando em armadura ou seus olhos como ingrediente de uma poderosa poção. Já a sinergia, e aqui eu parabenizo os autores por pensarem nisso, apresenta os monstros que podem ser utilizados em conjunto. Pode não ter nada a ver uma aparição agindo junto de um urso-coruja, mas um gnoll e um kobold trabalhando em conjunto não é incomum.

O manual termina com os apêndices. O primeiro, um belo resumo para criar um personagem em 10 passos, seguido de um glossário, um índice remissivo (por assunto/termo, em ordem alfabética) e um índice de magias.

 

 

Finalizo aqui com três elogios aos autores. Antes de mais nada, a arte deve ser elogiada. As cores e o traço muito bem feitos e o cuidado em expressar, nostalgicamente, o old school sem deixar de ser moderno é incrível! É realmente ver um manual antigo remasterizado. Em segundo lugar, deixo um elogio à diagramação. As informações ao longo das quase duzentas páginas não são simplesmente jogadas, mas, cuidadosamente colocadas, deixando um texto não apenas fácil de ler, mas prazeroso. E por último, meu elogio à Bia e sua elfa maga, a protagonista das caixas de texto laterais que ajudam a entender o sistema para os que o observam pela primeira vez.

Todas as artes usadas neste artigo foram retiradas, com autorização, do Old Dragon Edição Aprimorada, que você pode adquirir nas melhores livrarias ou diretamente na loja da RedBox Editora.

RPG

Tormenta 20 | Confira a nova Ficha T20 Edição Jogo do Ano

Mais uma edição da nossa FichaT20, agora para Tormenta20 Edição Jogo do Ano!

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Tormenta20, o maior sucesso RPG brasileiro, já ganhou uma reimpressão do seu livro básico e, como não podia deixa de ser, nós trazemos aqui para vocês a nossa Ficha Tormenta20 – Edição Jogo do Ano!

Veja também nossas outras fichas:
– Tormenta 20 | Ficha de Personagem Editável v 2.0 (duas páginas)
– Tormenta 20 | Ficha de Personagem Editável v 1.8.1 (uma página)
– Império de Jade | Ficha T em sua versão oriental
– Tormenta RPG | Ficha T em Excel (3.0.3)
– Vampiro: A Máscara 5ª Edição | Ficha de personagem em PDF editável v.1.0

Seguindo o nosso padrão de tentar sempre manter uma versão da nossa FichaT20 atualizada para vocês, nós trazermos (com atraso, confesso) a mais nova edição da ficha oficial do jogo, naquela nossa versão editável e “semi-automática”.

Via de regra a nova ficha funciona exatamente igual as nossas edições anteriores. Assim sendo, acreditamos que vocês já saibam que temos um botão de limpar a ficha (ali no “olho da tormenta”), algumas automatizações e algumas simplificações (como os campos descritivos, onde apenas colocamos um grande quadro para que você possa descrever o que quiser dentro sem ter limitações).

Então, sem mais delongas, façam o download da versão no link abaixo e, por favor, sempre que precisar da ficha ou for compartilhar com um amigo, manda o link da nossa página! Isso nos ajuda demais a saber o quanto o nosso trabalho está chegando aos outros e nos permite saber que estamos ajudando a comunidade de alguma forma. 😉

Download Ficha Tormenta20 – Edição Jogo do Ano v.1.0

Quaisquer dúvidas ou sugestões, fala com a gente nas nossas redes sociais que estão aqui abaixo!


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RPG

Vampiro: A Máscara 5ª Edição | Ficha de personagem em PDF editável v.1.0

Confira a primeira versão da nossa Ficha V5, uma versão em PDF editável da ficha de personagem da 5ª edição de Vampiro: A Máscara, um dos maiores RPGs de horror do mundo!

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Vampiro: A Máscara, um dos maiores RPGs de horror do mundo — senão O maior — chegou ao Brasil com a sua 5ª edição pelas mãos da Galápagos Jogos e nós, atendendo a um total de zero pedidos, tornamos a versão em PDF disponibilizada pela editora em uma ficha editável.

De nada. 😉

Antes de mais nada, precisamos deixar claro algumas “coisas”:

1ª coisa: Essa ficha foi feita despretensiosamente por alguém (eu, no caso) que tem ZERO conhecimento do V5. Então, basicamente, eu peguei a ficha em PDF, supus como seria mais ou menos o processo de preenchimento, e trabalhei na versão editável dessa forma.

E aí você pode me perguntar: “Mas, porquê você não leu o livro antes de fazer a ficha?”, e eu te respondo: “Porque não tenho o livro.” (Ajuda nóis, Galápagos!)

Apesar de gostar muito da ideia de ambientação, infelizmente Vampiro nunca foi o foco de interesse do restante do meu grupo de RPG, que sempre esteve muito ocupado rastejando em masmorras e caçando dragões. Então, deixo aqui um pedido a você, amigão que vai baixar essa ficha e ficar indignado por ela não estar “como deveria”: Por favor, nos dê feedbacks com dicas e sugestões de melhorias que, com certeza, as próximas versões serão melhores. (Nossa FichaT20 evoluiu assim.)

++Leia Mais:
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

2ª coisa: Nossa FichaV5 conta com um botão de “Reset” da ficha. Com esse botão você poderá limpar a ficha por completo, caso queira/precise. O botão fica localizado no ícone abaixo do logotipo “Vampiro: A Máscara”, como mostrado na imagem abaixo:

Vampiro_A_Mascara_-_Ficha_de_Personagem_Editavel_-_Botao_de_limpar_a_ficha-

Local do botão de “Reset” da FichaV5.

Dito isso, creio que o restante do processo de preenchimento da nossa ficha de personagem editável para Vampiro: A Máscara será bem intuitivo para os amantes do sistema. E, lembrem-se, caso achem necessário, nos informem como podemos melhorar a ficha.

Download Ficha V5 v.1.0


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RPG

Quer material grátis para incrementar suas aventuras? Conheça a ‘Dragão de Jade’!

A Dragão de Jade é uma iniciativa gratuita com conteúdo para ‘Império de Jade’ e ‘Tormenta20’.

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Então, você, meu amigo, está em busca de material para incrementar sua campanha de ‘Império de Jade’, RPG brasileiro que, infelizmente, só teve o seu livro básico lançado e, eventualmente, ganha “DLCs” na Revista Dragão Brasil? Nós vamos te apresentar uma solução: a revista digital Dragão de Jade!

Desde os meados de 2019, o blog Dragão de Jade buscou criar conteúdo para o cenário de RPG Império de Jade, publicado pela Jambô Editora.

No ano de 2020 foi anunciada, junto ao financiamento coletivo do novo livro Tormenta20, a criação da Iniciativa T20, uma plataforma que irá agregar muitos outros materiais dedicados a Tormenta e seus cenários irmãos (Império de Jade e Reinos de Moreania). Isto posto, o blog Dragão de Jade resolveu fazer alguns testes criativos antes de começar a desenvolver suas ideias para a Iniciativa T20. Assim nasceu a Revista Dragão de Jade, que atualmente está na sua quinta edição.

++Leia Mais:
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

Como de praxe, a revista traz materiais não apenas para Império de Jade, mas também Tormenta20. Além de contos e um papo com Mestres, ajudando com dicas e assuntos sérios que são bem legais de serem abordados com os jogadores.

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Clique na imagem para BAIXAR a sua edição.

A revista

Caso tenha ficado curioso com o que é apresentado na revista, resolvemos fazer uma pequena resenha de algumas colunas que você pode encontrar na edição:

  • Conto: O conto desta edição, intitulado “Sem-Nome”, retrata a história de um Trog escravizado, criado unicamente para lutar em uma arena em Tiberius. Entretanto, as mudanças do mundo fazem com que ele busque um novo caminho para a sua vida.
  • PdM (Papo de Mestre): Em “Hermenêutica rpgística”, é discutido os reais objetivos das regras em RPG pelo ponto de vista de um “advogado” (e não só de regras).
  • Tormenta20: Uma nova raça que existe apenas no Deserto da Perdição, graças a uma rixa eterna entre o Deus-Sol, Azgher, e a sua rival, Tenebra, a Deusa da Noite.
  • Unboxing: Essa coluna é dedicada a falar de sistemas ou cenários novos. Nessa edição é comentado sobre City of Mist, um RPG baseando em quadrinhos Noir.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Conheça ‘Grande Savana’, um excelente suplemento não-oficial
– RPG de ‘The Dragon Prince’ vai iniciar seu período de playtest aberto ao público

Onde encontrar?

É possível baixar de graça todas as cinco edições da revista no próprio blog da Dragão de Jade. Lá você também vai ter acesso a muito conteúdo entre aventuras, itens, NPCs para sua mesa, novas classes ou raças, e muito mais, não apenas de Império de Jade, mas também para T20.

Você pode acompanhar isso e muito mais nas redes sociais deles no Facebook, Instagram e Twitter.


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RPG

Tormenta 20 | Conheça ‘Grande Savana’, um excelente suplemento não-oficial

Projeto desenvolvido por fã apresenta de forma aprofundada a região da Grande Savana, território quase inexplorado do cenário de Tormenta

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Ilustração: Khadijah Khatib

A ‘Iniciativa T20’, presente nas metas do financiamento coletivo de Tormenta 20, ainda não saiu do papel, mas já têm em Grande Savana um provável lançamento de sucesso.

Quando Tormenta20 bateu todos os recordes no Catarse, uma das metas extras presentes no projeto era a criação da Iniciativa T20: uma plataforma para a publicação e venda de livros digitais de Tormenta feitos por fãs. Pensando nisso, vários fãs do sistema já começaram a se movimentar para produzir os seus próprios materiais para o cenário.

Com a proposta de apresentar um material completamente novo, que revele as particularidades e nuances de uma das maiores regiões em extensão territorial de Tormenta, nasce o livro digital fanmade, Grande Savana.

Idealizado e produzido por Guilherme Viana, ‘Grande Savana’ é um mini cenário feito de fã para fã que visa desenvolver uma região de Arton, até aqui, pouco explorada pelos autores do cenário.

Em Grande Savana, Tormenta ganha um ambiente totalmente novo para suas aventuras. Fugindo da ideia de uma sociedade simplesmente tribal, o autor Guilherme Viana aposta em uma sociedade mística intimamente ligada à referencias africanas reais, sim, mas que abraça a um certo avanço tecnológico por influência de grandes obras que se referenciam no afrofuturismo, como o filme Pantera Negra.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)
– RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado

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“Cada raça da savana tem sua própria forma de lidar com a magia.” Ilustração: Iga ‘Igson’ Oliwiak

Explorando a Savana

No livro conhecemos Kumbali, um reino-consulado fruto do árduo trabalho do seu atual Rei e antes guerreiro sagrado de Maedê (paladino de Valkaria), Chaka W’Tabi, que tem vem tentando unificar toda a savana sob uma única liderança. Além deste, temos a sombria cidadela de Tairobi e o sangrento território de Wameno.

Para além da apresentação do cenário, o livro traz novas raças, todas muito bem apresentadas e ilustradas, fortemente baseadas na cultura africana. Também temos uma nova classe aqui, o Idã, uma espécie de warlock, alguém que fez um pacto de lealdade com alguma entidade poderosa em troca de poder.

Vale ressaltar que, por se tratar de um trabalho de fã e sem fins lucrativos, as ilustrações usadas no livro não foram adquiridas para dar vida a obra. Todas, ou quase todas, as imagens usadas são devidamente creditadas aos seus devidos proprietários e usadas no manual apenas como forma de representar visualmente aquilo que o autor está buscando descrever. Eventualmente, em uma vindoura publicação do material como parte da Iniciativa T20, o livro deve ganhar artes próprias que casem mais com o estilo de artes do Tormenta20.

O livro termina suas páginas apresentando a visão dos povos da Grande Savana quanto ao panteão artoniano. E, fugindo de ser apenas uma reescrita de um conteúdo já existente, o texto adapta a percepção do povo em relação aos deuses, trazendo novas perspectivas para as divindades. Por exemplo, Thyatis, a fênix flamejante, deus da ressureição e das segundas chances, aqui é Unabi, um aracnídeo que “analisa a teia da vida e os destinos”, e seus devotos podem, durante o combate, fechar os olhos e, por 1PM, “seu corpo passa a prever o futuro próximo e você recebe um bônus de Defesa igual ao seu modificador de Sabedoria”. Simplesmente genial!

Não satisfeito com o seu trabalho, o autor Guilherme Viana já produziu seu primeiro suplemento para Grande Savana, o Guia de NPCs.

++Leia Mais:
– MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube
– MultiGames | ‘Tutorial Roll20’, segundo episódio te ensina a usar Macros

Onde ler ‘Grande Savana’?

Se você gostou da ideia, faça o download grátis dos dois manuais da Grande Savana já lançados pelo Guilherme Viana abaixo:

Grande-Savana-Tormenta-Base

Clique na imagem para fazer o download

Grande-Savana-Tormenta-Guia-de-NPCs

Clique na imagem para fazer o download

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E adquira o seu Tormenta20 no site da Jambô Editora: AQUI.


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RPG

RPG de ‘The Dragon Prince’ vai iniciar seu período de playtest aberto ao público

The Dragon Prince, uma das melhores animações da Netflix, vai ganhar um RPG próprio e o seu playtest aberto começa agora em fevereiro.

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The Dragon Prince, animação de sucesso da Netflix, vi ganhar um RPG próprio, Tales of Xadia, e seu playtest aberto inicia dia 9 de fevereiro.

Com o peso de ser uma das melhores animações da Netflix, The Dragon Prince vai ganhar um RPG próprio em breve. Mas, ainda neste mês de fevereiro, você poderá se aventurar no mundo de Xadia.

O playtest aberto foi anunciado pela Fandom Tabletop, a desenvolvedora do jogo. De acordo com as informações, Tales of Xadia irá usar o sistema Cortex RPG, que também está sendo usado no vindouro Masters of the Universe: Legends of Grayskull Tabletop RPG (o “RPG do He-man”, de forma simplificada).

“Nosso objetivo com ‘Tales of Xadia’ é capturar com autenticidade a sensação única, o mundo expansivo e as apostas épicas de The Dragon Prince”, disse Adam Bradford, produtor executivo e vice-presidente da Fandom Tabletop. “Ao entrarmos na fase de teste público, estamos ansiosos para que os fãs vejam o jogo em ação, vivenciem uma história original emocionante e compartilhem seus comentários que nos ajudarão a finalizar o jogo para o lançamento ainda este ano.”

++Leia Mais:
– RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos

De acordo com a equipe de RPG do Fandom, o jogo se apoia em traços e arquétipos de personagens centrados na narrativa para focar nos relacionamentos que os jogadores desenvolvem em todo o reino – desde simples amizades a alianças políticas complexas – e se aprofunda no funcionamento mágico do mundo da série.

“Este jogo tem as mesmas ricas e épicas histórias de construção do mundo que os fãs da animação já conhecem”, disseram Aaron Ehasz e Justin Richmond, co-criadores da série da Netflix em um comunicado conjunto. “Mal podemos esperar para ouvir sobre as aventuras de vocês em Xádia.”

O playtest público de Tales of Xadia começa agora, dia 9 de fevereiro de 2021, e os jogadores interessados podem se inscrever para ter acesso antecipado a partir de hoje. A pretensão é que o jogo finalizado seja lançado ainda em 2021.


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RPG

RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado

O universo de duas das mais famosas animações da Nickelodeon vai ganhar um RPG oficial. Prepare-se para dominar os elementos na sua mesa!

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O mundo dos dobradores de elementos das animações Avatar: O Último Mestre do Ar e A Lenda de Korra vai ganhar um RPG próprio oficial.

A Magpie Games anunciou o contrato de licenciamento conseguido com a ViacomCBS Consumer Products, detentora final dos direitos das animações, para a produção de um RPG de mesa ambientado no mundo das séries da Nickelodeon.

O CEO da Magpie Games, Mark Diaz Truman, falou sobre a animação com o projeto abraçado: “Estamos incrivelmente entusiasmados em trazer as histórias de dobradores corajosos e de amizades leais para as mesas de jogo de RPG; sabemos que há muitos fãs de ambas as séries que estão esperando há anos por este momento! Também estamos animados com a oportunidade de trabalhar com designers asiáticos como James Mendez Hodes para trazer o mundo do Avatar Aang e da Avatar Korra à vida de uma forma que seja fiel ao espírito autêntico e diversificado de ambos os programas.”

++Leia Mais:
– Avatar: The Rise of Kyoshi | Livro sobre a famosa Avatar da Terra está à caminho
– MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube

A presidente da área de Produtos de Consumo Global da ViacomCBS, Pam Kaufman, ressaltou a credibilidade e confiança que levaram a Magpie Games a ser a empresa escolhida para levar o projeto adiante: “Acreditamos que a Magpie Games é o parceiro ideal para desenvolver um jogo de RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’. Seu compromisso em oferecer suporte a diversos conteúdos de diversos criadores, juntamente com seus produtos excepcionais, os tornou a escolha certa para trazer o mundo do Avatar para as mesas de jogo de RPG.

O Livro Básico (originalmente chamado de Core Book) do RPG tem lançamento programado para fevereiro de 2022 e, além deste, já existem planos para o lançamento de mais dois livros de suplementos: Republic City, previsto para agosto de 2022, e The Spirit World, previsto para fevereiro de 2023.

De acordo com a nota da Magpie Games o contrato entre as empresas será de “vários anos”. Pelo ritmo das previsões, se tudo correr conforme planejado, provavelmente teremos muitos livros sobre o mundo dos Avatares.

Vale ressaltar que as informações de datas são referentes ao lançamento do jogo no mercado americano. Não há qualquer notícia de lançamento dos livros no Brasil.

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Sobre ‘Avatar’

Avatar: O Último Mestre do Ar é uma animação lançada em 2005 e conta com 3 temporadas, totalizando 61 episódios. A série conta a história de Aang, o jovem e último sobrevivente de sua ordem que desperta depois 112 anos de hibernação. Aang é o Avatar da sua geração, e está 112 anos atrasado em seus afazeres como tal.

Avatar: A Lenda de Korra é a animação que conta a história da Avatar subsequente a Aang, Korra. A animação foi lançada em 2012 e teve 4 temporadas, totalizando 52 episódios.

Ambas as animações são propriedades da Nickelodeon, empresa do grupo ViacomCBS Consumer Products.


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MultiGames

MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube

Confira o primeiro episódio do nosso Tutorial de Roll20, uma série de vídeos que vão ajudar você a extrair o melhor dessa ferramenta.

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É com muita alegria que podemos dizer a vocês: o canal do Multiversos no YouTube está de volta a ativa!

Para esse vídeo de retorno convidamos o grande Mauro Juliani Jr., redator da revista digital Dragão de Jade e um dos reitores da Academia de Mestres (que para fazer parte é só clicar AQUI), para desvendar as principais funcionalidades do Roll20, esta ferramenta que tem ajudado muito aos RPGistas durante esse período de pandemia. E, para ficar ainda melhor, o tutorial será todo voltado ao nosso já amado Tormenta20, o maior RPG do Brasil!

Nesse primeiro episódio, teremos um guia completo sobre o uso de Tokens e Mapas no Roll20.

Essa série de tutoriais começa hoje, 29/01, às 15h lá no canal do Multiversos no YouTube. Vai lá, se inscreve e ativa o sininho de notificações para acompanhar junto com a gente o primeiro de muitos, muitos materiais que estamos preparando para vocês no nosso canal.

Nós pretendendo trazer muita coisa legal para vocês lá no nosso canal. E prometemos que tudo será feito com o maior empenho e dedicação possível, podem ter certeza.

Confira também a Parte 2 desse tutorial:
– MultiGames | ‘Tutorial Roll20’, segundo episódio te ensina a usar Macros

Roteiro e apresentação: Mauro Juliani Jr.

Edição: Damásio Neto

Direção Geral: Rafael Lima

Produção: Midivx Comunicação Digital e Multimídia

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Chris Pine estrelará o longa de Dungeons & Dragons

Chris Pine irá estrelar o novo filme de Dungeons & Dragons da Paramount, dos escritores Jonathan Goldstein e John Francis Daley.

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Chris Pine vai estrelar o próximo filme Dungeons & Dragons da Paramount e Hasbro.

O longa de adaptação do RPG de maior sucesso no mundo terá Pine no papel principal, é o que revelou o The Hollywood Reporter. O filme será dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, mais conhecidos por dirigir Game Night e escrever Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Nenhum outro detalhe do enredo é conhecido no momento.

O mais antigo e popular RPG do mundo, que cativa jogadores há décadas, ganhará uma nova chance nas telonas depois que Dungeons & Dragons da New Line, de 2000, não conseguiu impressionar nem ao público nem aos críticos. Em 2015, a Warner Bros. garantiu os direitos do filme e anunciou uma mudança no sentido de adaptar o jogo, com Ansel Elgort (Baby Driver) sendo esperado para estrelar. O projeto acabou morrendo com a Paramount conquistando os direitos graças a um contrato de produção com a Hasbro.

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O novo filme será dirigido por Goldstein e Daley, que assumiram as funções de roteirista de Michael Gilio. Eles serão acompanhados pelo ex -produtor da Marvel Jeremy Latcham, que trocou o MCU pela eOne, braço de entretenimento de mídia da Hasbro. Latcham trabalhou anteriormente com os diretores como produtor em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele também produziu Os Vingadores, Guardiões da Galáxia e Os Vingadores: Era de Ultron para a Marvel Studios.

O nome de Pine cresceu consideravelmente ao longo dos anos, com trabalhos em filmes como a nova franquia Star Trek e a série Mulher-Maravilha da DC/Warner, bem como papéis mais dramáticos. Seu nome e familiaridade com os filmes de ação provavelmente o ajudaram a conseguir o papel que a Paramount e a Hasbro/eOne esperam que seja uma nova franquia épica. Pine estará em breve no cinema em Mulher-Maravilha em 1984.

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Dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, Dungeons & Dragons com Chris Pine está programado para lançamento em 27 de maio de 2022.

Fonte: CBR


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