O mercado literário brasileiro vive um dos momentos mais criativos e relevantes de sua história. E muito desse novo suspiro que temos o prazer de acompanhar, deve-se a autores como André Vianco, Raphael Dracon, Carolina Munhoz, Leonel Caldela e claro, Eduardo Spohr.
Eduardo Spohr, carioca, nascido em Junho de 1976. Filho de piloto e de uma comissária de bordo, teve a oportunidade de viajar e percorrer o mundo, ajudando muito em sua carreira como escritor.
Começou desde muito jovem, com pequenos contos e histórias, muito ligadas ao universo de RPG: como jogador e conhecedor desde universo, muito de suas aventuras eram influenciadas por seus primeiros rabiscos literários.
O ponto inicial de sua árdua estrada foi quando o então iniciante autor resolveu, por conta própria, imprimir trinta exemplares de sua obra para apresentar para algumas editoras, tendo recebido diversas respostas negativas. Dos trinta exemplares, ele separou 3 para participar de um concurso literário, que lhe deu a oportunidade de publicar 100 exemplares. Com estes exemplares ele resolveu fazer outro caminho.
Com a ajuda dos amigos Deive Pazos e Alexandre Ottoni, fundadores do blog de cultura Pop Jovem Nerd, começaram a venda online, e para divulgar o material até então desconhecido, fizeram um podcast falando sobre o Apocalipse, nada mais relevante, afinal este livro vinha com o poderoso nome: A batalha do apocalipse.
O livro narra as aventuras de Ablon, um anjo renegado e toda sua trajetória em momentos históricos, até a grande batalha, ao lado de Shamira, enfrentando demônios, e o próprio fim de tudo (Em breve falaremos mais sobre A Batalha do Apocalipse).
Em poucas horas, os 100 livros haviam esgotado e uma nova remessa foi solicitada: 500 livros foram vendidos rapidamente. E o público pediu mais!
Com um case comprovadamente vendável, a luta por uma editora continuou, e nada de respostas positivas. Nesse tempo, os amigos e sócios do grupo Jovem Nerd, continuavam a receber e-mails, solicitando uma nova tiragem. Fundaram então o Selo Nerdbooks, onde produziram e venderam quatro mil livros, sendo dois mil livros vendidos em apenas 1 mês, através de venda online.
Finalmente em 2010, a Editora Record, publicou em todo Brasil pelo selo Verus A Batalha do Apocalipse, vendendo até dezembro do mesmo ano cerca de 50 mil cópias.
O sucesso de crítica e venda, fez com que a história fosse publicada em outros países. Portugal pode conhecer a grande trama de Ablon. Os holandeses podem ler “DE ENGELEN VAN DE APOCALYPS”. E os Alemães viajaram neste mundo de anjos e demônios de “ARMAGEDDON – KRIEG DER ENGEL”.
Com o sucesso, novas historias escritas por Eduardo eram esperadas por seus leitores. Eis que no ano seguinte ele lançou o livro Filhos do Éden – Herdeiros de Atlântida, com uma história ambientada no mesmo universo da batalha, mas em outra linha cronológica.
O primeiro de uma trilogia, traz novos personagens e uma nova perspectiva desse universo criado por Spohr. Na primeira parte, somos apresentados a Kaira, Daniel, Levih e Urakin em uma história cheia de mistérios e batalhas mais mundanas, mas não menos épicas (em breve falaremos mais sobre Filhos do Éden).
A segunda parte dessa trilogia foi lançada em 2013, com o título Filhos do Éden – Anjos da Morte, onde continuamos a acompanhar a história do momento aonde ela se encerra em os Herdeiros de Atlântida, e no decorrer, vamos acompanhado a missão de Denyel durante as grandes guerras da humanidade.
O desfecho está sendo muito aguardado e já tem título definido: Filhos do Éden – Paraíso Perdido. O lançamento está programado para 2016.
Quem acompanha as obras de Eduardo, percebe sua rica influencia em H.P. Lovecraft, Robert E. Howard, Neil Gaiman, Alan Moore, J.R.R. Tolkien e em Cavaleiros do Zodíaco, uma grande paixão do autor.
A história de Eduardo Spohr é um ensinamento de vida para quem almeja seguir na carreira de escritor ou em qualquer coisa que você faça na vida. As vezes, temos uma história excelente em mente, mas nos falta colocar no papel. Mas apenas colocar no papel não é certeza de sucesso. As lutas que aparecem em nossas vidas, não devem ser motivos para desistir. O Autor nos mostra que sua força, a certeza de ter um material competente em mãos, e sua persistência, podem te levar longe!
“A certeza não existe, nem a perfeita verdade. Mas sempre nos resta a fé, que nos faz confiar no impossível. E o impossível, com frequência, se torna concreto.”
Publicações:
A Batalha do Apocalipse- Da queda dos anjos ao crepúsculo do mundo, Editora Verus – 2010
Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, Editora Verus – 2011
Protocolo Bluehand: Alienígenas, Editora NerdBooks – 2011
Filhos do Éden: Anjos da Morte, Editora Verus – 2013
Comecei muito cedo a consumir cultura pop, graças a minha Santa Avozinha que me presenteou com a edição A Espada Selvagem de Conan N° 14. Tenho a absoluta certeza que Jack “The King” Kirby é mais importante para o universo dos quadrinhos que Stan “The Man” Lee. Sou fã de Star Wars, Lord Of The Rings, Poderoso Chefão, Batman e Wolverine. Amante de bons filmes e louco por pudim e Doritos picante.