RPG | Interpretando... os Magos - Multiversos
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RPG | Interpretando… os Magos

Em dúvida de como será a persona do seu Mago? Aqui vão algumas ideias para você incrementar a interpretação do seu conjurador arcano em jogo.

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“Como interpretar um mago eficaz? Abra seu grimório na página 394 e venha comigo.”

Magia sempre foi muito difundida nos RPGs, principalmente em seu início. Quando Dungeons & Dragons surgiu, uma de suas classes iniciais era justamente a do mago, o ser culto que usa seu conhecimento para driblar as leis da natureza. E grande parte dos sistemas e cenários que surgiram depois trataram de incluí-lo como parte importante de sua concepção. Existem, inclusive, RPGs voltados justamente para eles como protagonistas.

“Os PV são de papel, mas tem muita mana!”

 – Um jogador justificando sua ficha de personagem.

Estudiosos, inteligentes e cheios de poder, a figura do mago sempre esteve muito presente nas mesas de jogo, seja por seu conhecimento infindável ou simplesmente por sua bola de fogo com muito dano! Geralmente está representado pelo velhinho de longas barbas brancas, com pouco vigor físico mas uma mente brilhante. É possível citar vários que demonstram o poder por trás dessa descrição: Merlin, Gandalf, Saruman, Alvo Dumbledore, Nick Snowbeard…

Como já disse em um dos textos, o poder muitas vezes vêm acompanhado da idade avançada e do corpo frágil. Mas essa “regra” vem sido burlada nos últimos tempos. Magos mais jovens estão tomando forma em séries como Merlin (da BBC), The Magicians (da Syfy) e Shadowhunters (da Netflix) – embora nesse último caso possamos considerar os séculos de idade aliados à eterna juventude – para não citar as séries de livros Harry Potter (de J.K. Rowling) e Trilogia do Mago Negro (de Trudi Canavan) ou conjuradores dos quadrinhos como Zatanna (da DC Comics) e Wiccano (da Marvel). Aproveito aqui para fazer um pedido: recomendem séries, livros e filmes sobre magos (os contatos estão logo ali no meu perfil), vou adorar receber indicações!

Magos são, antes de tudo, estudiosos.

Muitos não se importam com a diferença entre um mago e um feiticeiro, mas ela existe, pelo menos nos RPGs mais conhecidos. De modo bem simples, magos retiram seu poder através do estudo enquanto os feiticeiros nascem com ele. Em Dragões de Titânia, de Renato Rodrigues, os personagens Khosta e Chester sentem um pouco de inveja da feitiçaria élfica por vir tão facilmente, enquanto eles têm de se esforçar para lançar o mais simples encanto. O caminho do mago não é fácil. Ele é árduo, disciplinado, cheio de fórmulas complexas. Uma verdadeira ciência.

“Se podemos alterar as leis dos homens, por que seria diferente com as leis do universo?”

– Típico ditado entre os magos

Sua magia vem sempre acompanhada de uma grande carga teórica. Grimórios a serem decifrados, pergaminhos antigos a serem resgatados, gestos precisos a serem aprendidos e fórmulas a serem cuidadosamente pronunciadas. A magia de um mago é metódica. Mas nem sempre sua personalidade é assim.

De abjuradores a transmutadores, passando por todo o espectro entre eles, os magos variam incrivelmente com sua personalidade quanto com sua seleção de magias. Interpretar um mago é muito mais que escolher que magias conjurar, ter ou não uma especialização e que cor de robe adotar. Tem a ver com a própria visão das artes arcanas e seus usuários, com a visão de um mundo regido por leis feitas para serem aprendidas e cuidadosamente alteradas.

O ofício arcano envolve um gasto enorme com penas e tinta.

Enquanto para eles as artes arcanas são vistas como ciências, a maneira de encará-las muda de um para outro. Os velhos e sábios catedráticos podem vê-las como uma ferramenta à disposição de qualquer um inteligente o suficiente para entender seus princípios. Os jovens impulsivos, uma arte sutil que os permite mudar o mundo. Há aqueles que a veem como um poder a ser ensinado a todos e outros que as colocam como algo apenas para os merecedores. Interpretar um mago pode ser desafiador. Como a conjuração é sua principal característica, ela acaba se tornando o cerne da interpretação. A dica é fazer ao seu personagem as grandes perguntas e usar as respostas para nortear sua desenvoltura na mesa: O que é a magia? Quem pode usá-la? Qual sua principal função?

Existem, no entanto, elementos muito particulares dos magos. Por dependerem do estudo para conjurar, são grandes eruditos, mesmo que não aparentem ser. Sua inteligência é acima do normal, sempre prontos para pensar fora da caixa. Seja os de pensamento rápido ou os de grande reflexão, um mago sempre tem uma opinião a respeito de tudo, geralmente acompanhado da curiosidade de saber como tudo funciona e qual sua aplicação. Resolver um enigma é extremamente prazeroso para eles, assim como desvendar segredos. Não precisam ser os grandes defensores do conhecimento, nem alardear sua educação diferenciada aos quatro ventos (embora muitos o façam), mas há um prazer genuíno em resolver qualquer problema com a inteligência antes de aplicar a magia. É prazeroso usar uma Bola de Fogo ou Modificar Memória, mas é mais prazeroso ainda depois de um bom exercício mental.

Nada é melhor que um grimório com várias opções de magias!

Como um mago prepara as magias (ao menos na maioria dos sistemas baseados no querido D20 e na licença OGL), sua escolha a cada dia é vital para ele. Muitos jogadores encontram o dilema de memorizar as magias de cada dia, escolhendo quais podem ser úteis e quais podem ser dispensadas. Não só devem garantir a sobrevivência do mago e de seu grupo, mas também devem ter coerência com a interpretação do personagem. Não faria sentido, por exemplo, um adivinho ter mais magias de ataque que adivinhações, por exemplo.

Cada tipo de mago, de generalistas a especialistas, acaba encontrando seu nicho na grande gama de interpretações da classe. A narratologia (o estudo das narrativas), pegou emprestadas algumas ideias da psicologia e da filosofia, concedendo a esses nichos o nome de arquétipos, ou seja, o conceito de cada personagem. Arquétipos são a primeira impressão sobre um personagem e sua função dentro da trama.

Talvez o arquétipo mais comum de um mago seja o acadêmico, sempre repleto de livros, penas e pergaminhos, com respostas para tudo. Bons exemplos são Alice Quinn, de The Magicians, e Hermione Granger, de Harry Potter. Interpretar um mago acadêmico talvez seja o mais comum nas mesas de jogo. Mas se engana quem pensa que é só falar um monte de palavras difíceis numa conversa casual. O mago acadêmico tem toda uma filosofia envolvida.

Dedicados a acumular mais e mais conhecimento, esses escolásticos vão além da sede de saber dos outros magos. Para eles, é uma paixão e uma necessidade. Normalmente são treinados em bibliotecas e academias, sempre procurando o maior centro urbano possível, com os melhores acervos. Tendem a ter muitas ideias que funcionam muito bem na teoria, mas não são facilmente executadas.

A interpretação do acadêmico geralmente é a do mago que pensa demais nos problemas, analisando sem fim uma situação até que se veja com tantas hipóteses e ideias que uma solução útil demore a surgir. No entanto, também pode vir numa outra via muito interessante: usam seu conhecimento acadêmico para vir com soluções práticas, ainda que não muito conhecidas. Muitas vezes, encontram na vida de aventuras a oportunidade de provar suas próprias teorias a respeito do funcionamento da magia. De qualquer forma, a teoria sempre vem antes da prática em qualquer situação. Adivinhos, abjuradores e necromantes estão entre os especialistas mais comuns desse arquétipo.

“Preciso ir à biblioteca!”

 – A maga mais inteligente de sua idade ao descobrir um mistério.

Outras duas figuras comuns para o mago é a do alquimista e do artífice, como Rhunön, do Ciclo da Herança, e mestre Kilvin, das Crônicas do Matador de Reis. A arte da alquimia e da artificiaria volta sua magia não para a simples conjuração, mas para a fabricação de poções, elixires, soros, itens encantados e armas mágicas. Apesar do custo para a produção desses itens, os magos que se dedicam a esta área se veem colhendo os frutos do trabalho em pouco tempo. Resumindo: fazer poções e fabricar espadas mágicas pode dar muito dinheiro!

São os equivalentes fantásticos dos cientistas e encontram companhia dos acadêmicos. No entanto, são mais preocupados em provar suas hipóteses que somente em formulá-las. Para eles, o conhecimento deve ter uma função prática, não simplesmente teórica. São analíticos, voltados para a aplicação do método científico (bem a gosto de Descartes). Os alquimistas e artífices se orgulham de seu trabalho e seus laboratórios, sempre prontos para se vangloriar de ter a poção ou ferramenta certa na hora certa.

Interpretar um alquimista ou um artífice nem sempre é fácil. Não basta carregar dúzias de frascos e caixas de ferramentas, é preciso ter um genuíno interesse sobre o funcionamento do mundo. Abrir mecanismos e ver como funcionam, estudar diagramas mágicos, testar a interação entre os reagentes, fabricar itens sem o uso de magia… Essas artes são intimamente ligadas à vida sem magia tanto quanto são ligadas a ela. Para um alquimista, o que se encontra diante dele deve ser explicado primeiramente sem a magia para só então ela ser colocada na equação. Os especialistas mais comuns na área são adivinhos e transmutadores.

O anão quer dez mil frascos!

– Um alquimista animado com uma nova encomenda.

Enquanto os arquétipos anteriores concentram suas mentes em ficar trancados em laboratórios e bibliotecas, existe um tipo de mago que prefere sair desses ambientes embolorados e usar a magia como uma ferramenta para sua conquista. É o mago de guerra, como mestre Yikmo, da Trilogia do Mago Negro, e Edauros, em O Terceiro Deus.

Comum entre abjuradores, evocadores e invocadores, o mago de guerra prefere aplicar sua magia com um objetivo claro e prático: mudar a maré da batalha. Geralmente aprendem as artes mágicas com um mago veterano que prefere ensiná-lo a conjurar corretamente, sem tempo para discutir teorias ou implicações. Isso não significa, no entanto, que o mago de guerra seja burro. Muito pelo contrário, possuem um vasto conhecimento de táticas militares, estratégias, magia arcana e duelos mágicos. Só não possuem a necessidade de ficar afirmando isso. Podem conhecer as consequências de magia residual tão bem quanto um acadêmico, mas não possuem a mesma paixão.

São extremamente práticos, geralmente levando vidas mais simples e ocupando seu tempo com novas maneiras de fazer um inimigo sangrar! Possuem pouca paciência com pessoas que pensam demais, sem um objetivo claro ou que preferem gastar horas negociando com inimigos. Não perdem tempo com Enfeitiçar Pessoa, preferindo uma Bola de Fogo bem conjurada. Geralmente se dão muito bem com personagens combatentes, com quem compartilham a mentalidade clara do combate.

Sai da minha frente!

– Um mago de guerra tirando um diplomata de seu caminho antes de explodir o inimigo.

Longe dos livros poeirentos e do sangrento front, alguns magos preferem se dedicar ao divertimento, seja por opção ou por falta de oportunidade. Rufus, em O Inimigo do Mundo, é um exemplo muito claro disso (claro, antes de tudo acontecer). Formado principalmente por ilusionistas, encantadores e transmutadores, os entretenedores encontram seu lugar tirando o tédio das pessoas ao seu redor, vendo a si mesmos como verdadeiros artistas em meio aos catedráticos da magia.

Amantes das artes performáticas, são verdadeiramente felizes em usar a magia. Não importa que esteja acontecendo um debate entre dois grandes teóricos sobre o método correto de conjurar Esfera Resiliente, o mais importante é fazer a plateia sorrir. Usam não apenas a magia, mas também truques de prestidigitação, música e oratória. Unem magia e habilidades mundanas para conquistar seus espectadores. Quando adivinhos se tornam entretenedores, pode estar preparado para receber uma consulta das cartas ou da bola de cristal.

Muitos iniciaram seus estudos em salas de aula, mas as abandonaram em prol das luzes da ribalta. Nesse ponto, são muito parecidos com os bardos. Vivem para seu público. Um típico entrenedor sabe onde está a melhor bebida da cidade, qual vizinhança se deve evitar e onde se hospedar sem medo de pulgas. Sua inteligência não está voltada aos livros e seus grimórios contém não só os segredos de suas magias, mas as anotações de como usá-las no lugar mais sagrado de todos: o palco.

“Começamos em cinco minutos!”

– Um assistente notificando um entretenedor de sua apresentação.

Existe ainda um arquétipo menos explorado, talvez por sua história de dificuldades. Longe dos laboratórios, das salas de aula, dos exércitos e dos palcos, a ralé luta para obter cada pergaminho. Seja pela falta de um mestre ou uma boa escola, seja por falta de recursos, um mago ralé valoriza cada pequena magia em que consegue pôr as mãos.

Batalham dia e noite para conjurar, no método de tentativa e erro, formando uma cadeia lógica e anotando sem parar. Vivem para o perigo de experimentar um feitiço, com o medo de que um dia ele acabe dando errado. Trianna, de Ciclo da Herança, e Julia Wicker, de The Magicians são exemplos disso: talentosas, mas sem o treinamento formal, cheias de vontade de aprender, mas sem os recursos necessários para isso. Possuem a manha das ruas, a malandragem de cada dia, pouco comuns nos catedráticos, mas necessários para se livrar dos perigos das ruas, onde buscam seus segredos.

Interpretar um mago ralé é colocar um alto valor em cada magia que conquista e fazer de tudo para aprender um novo segredo. Qualquer outro conjurador perde para sua imensa curiosidade a respeito daquilo que não possuem. São curiosos e valorizam muito o pouco que têm. Muitos são engajados em algum tipo de causa igualitária para a educação mágica, enquanto outros são egoístas e apenas se importam com a própria escalada rumo à fama na comunidade arcana. De toda forma, não ficam de forma alguma indiferentes aos demais conjuradores.

“Por que uns têm mais e outros têm menos?”

 – Um mago ralé questionando a educação mágica em seu reino.

Obviamente, nenhum mago é igual a outro, mesmo que possuam o mesmo arquétipo. A maioria pode se encaixar em um único arquétipo, outros personagens podem misturar dois ou mais. Alguns fogem de todos eles, num conceito de personagem diferente dos lugares comuns. Os arquétipos são guias para a interpretação de um mago, não celas fechadas para conter o personagem.

Nem só de gestos vive a magia, mas de toda palavra que sai da boca do mago.

A interpretação, claro, não está restrita à personalidade e história do mago. Alguns elementos interessantes a se pensar quando interpreta um mago é a maneira de falar (um mago ralé tem uma fala muito menos rebuscada que um acadêmico, por exemplo), o gestual de suas magias (magos de guerra são mais diretos e rígidos, quase militares, em comparação com entretenedores) e até as palavras mágicas (um alquimista pode falar em termos científicos, por exemplo). Um bom mestre sabe reconhecer quando um jogador entra num personagem.

Trejeitos de voz, entonação, escolha de palavras, gestos, fórmulas e manias ajudam a dar vida ao personagem mago. Do sereno sábio ao nerd atrapalhado, existe muito a se explorar, uma verdadeira imensidão de possibilidades. Cabe ao jogador se manter coerente com seu personagem. Não adianta vender a imagem de um encantador gentil e alegre e no momento do jogo se irritar a cada cinco minutos, não?

Em tempos de personagens combados feitos para serem invencíveis, o simples é muitas vezes mais interpretativo. Seleção de talentos, magias certas, itens específicos, nada disso, no fim das contas, vai importar. O que os jogadores e mestres se lembram é daquela frase marcante no momento certo, das risadas que deram juntos, da tristeza de uma total party kill. Ninguém vai lembrar que você tinha o talento Magia Duradoura, mas vai lembrar que você parou a batalha contra um ogro pra rabiscar diagramas num papel!

RPG é interpretação, a mecânica depois se ajeita!


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Tormenta 20 | Confira a nova Ficha T20 Edição Jogo do Ano

Mais uma edição da nossa FichaT20, agora para Tormenta20 Edição Jogo do Ano!

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Tormenta20, o maior sucesso RPG brasileiro, já ganhou uma reimpressão do seu livro básico e, como não podia deixa de ser, nós trazemos aqui para vocês a nossa Ficha Tormenta20 – Edição Jogo do Ano!

Veja também nossas outras fichas:
– Tormenta 20 | Ficha de Personagem Editável v 2.0 (duas páginas)
– Tormenta 20 | Ficha de Personagem Editável v 1.8.1 (uma página)
– Império de Jade | Ficha T em sua versão oriental
– Tormenta RPG | Ficha T em Excel (3.0.3)
– Vampiro: A Máscara 5ª Edição | Ficha de personagem em PDF editável v.1.0

Seguindo o nosso padrão de tentar sempre manter uma versão da nossa FichaT20 atualizada para vocês, nós trazermos (com atraso, confesso) a mais nova edição da ficha oficial do jogo, naquela nossa versão editável e “semi-automática”.

Via de regra a nova ficha funciona exatamente igual as nossas edições anteriores. Assim sendo, acreditamos que vocês já saibam que temos um botão de limpar a ficha (ali no “olho da tormenta”), algumas automatizações e algumas simplificações (como os campos descritivos, onde apenas colocamos um grande quadro para que você possa descrever o que quiser dentro sem ter limitações).

Então, sem mais delongas, façam o download da versão no link abaixo e, por favor, sempre que precisar da ficha ou for compartilhar com um amigo, manda o link da nossa página! Isso nos ajuda demais a saber o quanto o nosso trabalho está chegando aos outros e nos permite saber que estamos ajudando a comunidade de alguma forma. 😉

Download Ficha Tormenta20 – Edição Jogo do Ano v.1.0

Quaisquer dúvidas ou sugestões, fala com a gente nas nossas redes sociais que estão aqui abaixo!


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Vampiro: A Máscara 5ª Edição | Ficha de personagem em PDF editável v.1.0

Confira a primeira versão da nossa Ficha V5, uma versão em PDF editável da ficha de personagem da 5ª edição de Vampiro: A Máscara, um dos maiores RPGs de horror do mundo!

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Vampiro: A Máscara, um dos maiores RPGs de horror do mundo — senão O maior — chegou ao Brasil com a sua 5ª edição pelas mãos da Galápagos Jogos e nós, atendendo a um total de zero pedidos, tornamos a versão em PDF disponibilizada pela editora em uma ficha editável.

De nada. 😉

Antes de mais nada, precisamos deixar claro algumas “coisas”:

1ª coisa: Essa ficha foi feita despretensiosamente por alguém (eu, no caso) que tem ZERO conhecimento do V5. Então, basicamente, eu peguei a ficha em PDF, supus como seria mais ou menos o processo de preenchimento, e trabalhei na versão editável dessa forma.

E aí você pode me perguntar: “Mas, porquê você não leu o livro antes de fazer a ficha?”, e eu te respondo: “Porque não tenho o livro.” (Ajuda nóis, Galápagos!)

Apesar de gostar muito da ideia de ambientação, infelizmente Vampiro nunca foi o foco de interesse do restante do meu grupo de RPG, que sempre esteve muito ocupado rastejando em masmorras e caçando dragões. Então, deixo aqui um pedido a você, amigão que vai baixar essa ficha e ficar indignado por ela não estar “como deveria”: Por favor, nos dê feedbacks com dicas e sugestões de melhorias que, com certeza, as próximas versões serão melhores. (Nossa FichaT20 evoluiu assim.)

++Leia Mais:
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

2ª coisa: Nossa FichaV5 conta com um botão de “Reset” da ficha. Com esse botão você poderá limpar a ficha por completo, caso queira/precise. O botão fica localizado no ícone abaixo do logotipo “Vampiro: A Máscara”, como mostrado na imagem abaixo:

Vampiro_A_Mascara_-_Ficha_de_Personagem_Editavel_-_Botao_de_limpar_a_ficha-

Local do botão de “Reset” da FichaV5.

Dito isso, creio que o restante do processo de preenchimento da nossa ficha de personagem editável para Vampiro: A Máscara será bem intuitivo para os amantes do sistema. E, lembrem-se, caso achem necessário, nos informem como podemos melhorar a ficha.

Download Ficha V5 v.1.0


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Quer material grátis para incrementar suas aventuras? Conheça a ‘Dragão de Jade’!

A Dragão de Jade é uma iniciativa gratuita com conteúdo para ‘Império de Jade’ e ‘Tormenta20’.

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Então, você, meu amigo, está em busca de material para incrementar sua campanha de ‘Império de Jade’, RPG brasileiro que, infelizmente, só teve o seu livro básico lançado e, eventualmente, ganha “DLCs” na Revista Dragão Brasil? Nós vamos te apresentar uma solução: a revista digital Dragão de Jade!

Desde os meados de 2019, o blog Dragão de Jade buscou criar conteúdo para o cenário de RPG Império de Jade, publicado pela Jambô Editora.

No ano de 2020 foi anunciada, junto ao financiamento coletivo do novo livro Tormenta20, a criação da Iniciativa T20, uma plataforma que irá agregar muitos outros materiais dedicados a Tormenta e seus cenários irmãos (Império de Jade e Reinos de Moreania). Isto posto, o blog Dragão de Jade resolveu fazer alguns testes criativos antes de começar a desenvolver suas ideias para a Iniciativa T20. Assim nasceu a Revista Dragão de Jade, que atualmente está na sua quinta edição.

++Leia Mais:
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)

Como de praxe, a revista traz materiais não apenas para Império de Jade, mas também Tormenta20. Além de contos e um papo com Mestres, ajudando com dicas e assuntos sérios que são bem legais de serem abordados com os jogadores.

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Clique na imagem para BAIXAR a sua edição.

A revista

Caso tenha ficado curioso com o que é apresentado na revista, resolvemos fazer uma pequena resenha de algumas colunas que você pode encontrar na edição:

  • Conto: O conto desta edição, intitulado “Sem-Nome”, retrata a história de um Trog escravizado, criado unicamente para lutar em uma arena em Tiberius. Entretanto, as mudanças do mundo fazem com que ele busque um novo caminho para a sua vida.
  • PdM (Papo de Mestre): Em “Hermenêutica rpgística”, é discutido os reais objetivos das regras em RPG pelo ponto de vista de um “advogado” (e não só de regras).
  • Tormenta20: Uma nova raça que existe apenas no Deserto da Perdição, graças a uma rixa eterna entre o Deus-Sol, Azgher, e a sua rival, Tenebra, a Deusa da Noite.
  • Unboxing: Essa coluna é dedicada a falar de sistemas ou cenários novos. Nessa edição é comentado sobre City of Mist, um RPG baseando em quadrinhos Noir.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Conheça ‘Grande Savana’, um excelente suplemento não-oficial
– RPG de ‘The Dragon Prince’ vai iniciar seu período de playtest aberto ao público

Onde encontrar?

É possível baixar de graça todas as cinco edições da revista no próprio blog da Dragão de Jade. Lá você também vai ter acesso a muito conteúdo entre aventuras, itens, NPCs para sua mesa, novas classes ou raças, e muito mais, não apenas de Império de Jade, mas também para T20.

Você pode acompanhar isso e muito mais nas redes sociais deles no Facebook, Instagram e Twitter.


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Tormenta 20 | Conheça ‘Grande Savana’, um excelente suplemento não-oficial

Projeto desenvolvido por fã apresenta de forma aprofundada a região da Grande Savana, território quase inexplorado do cenário de Tormenta

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Ilustração: Khadijah Khatib

A ‘Iniciativa T20’, presente nas metas do financiamento coletivo de Tormenta 20, ainda não saiu do papel, mas já têm em Grande Savana um provável lançamento de sucesso.

Quando Tormenta20 bateu todos os recordes no Catarse, uma das metas extras presentes no projeto era a criação da Iniciativa T20: uma plataforma para a publicação e venda de livros digitais de Tormenta feitos por fãs. Pensando nisso, vários fãs do sistema já começaram a se movimentar para produzir os seus próprios materiais para o cenário.

Com a proposta de apresentar um material completamente novo, que revele as particularidades e nuances de uma das maiores regiões em extensão territorial de Tormenta, nasce o livro digital fanmade, Grande Savana.

Idealizado e produzido por Guilherme Viana, ‘Grande Savana’ é um mini cenário feito de fã para fã que visa desenvolver uma região de Arton, até aqui, pouco explorada pelos autores do cenário.

Em Grande Savana, Tormenta ganha um ambiente totalmente novo para suas aventuras. Fugindo da ideia de uma sociedade simplesmente tribal, o autor Guilherme Viana aposta em uma sociedade mística intimamente ligada à referencias africanas reais, sim, mas que abraça a um certo avanço tecnológico por influência de grandes obras que se referenciam no afrofuturismo, como o filme Pantera Negra.

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem Editável v2.0 (duas páginas)
– RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado

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“Cada raça da savana tem sua própria forma de lidar com a magia.” Ilustração: Iga ‘Igson’ Oliwiak

Explorando a Savana

No livro conhecemos Kumbali, um reino-consulado fruto do árduo trabalho do seu atual Rei e antes guerreiro sagrado de Maedê (paladino de Valkaria), Chaka W’Tabi, que tem vem tentando unificar toda a savana sob uma única liderança. Além deste, temos a sombria cidadela de Tairobi e o sangrento território de Wameno.

Para além da apresentação do cenário, o livro traz novas raças, todas muito bem apresentadas e ilustradas, fortemente baseadas na cultura africana. Também temos uma nova classe aqui, o Idã, uma espécie de warlock, alguém que fez um pacto de lealdade com alguma entidade poderosa em troca de poder.

Vale ressaltar que, por se tratar de um trabalho de fã e sem fins lucrativos, as ilustrações usadas no livro não foram adquiridas para dar vida a obra. Todas, ou quase todas, as imagens usadas são devidamente creditadas aos seus devidos proprietários e usadas no manual apenas como forma de representar visualmente aquilo que o autor está buscando descrever. Eventualmente, em uma vindoura publicação do material como parte da Iniciativa T20, o livro deve ganhar artes próprias que casem mais com o estilo de artes do Tormenta20.

O livro termina suas páginas apresentando a visão dos povos da Grande Savana quanto ao panteão artoniano. E, fugindo de ser apenas uma reescrita de um conteúdo já existente, o texto adapta a percepção do povo em relação aos deuses, trazendo novas perspectivas para as divindades. Por exemplo, Thyatis, a fênix flamejante, deus da ressureição e das segundas chances, aqui é Unabi, um aracnídeo que “analisa a teia da vida e os destinos”, e seus devotos podem, durante o combate, fechar os olhos e, por 1PM, “seu corpo passa a prever o futuro próximo e você recebe um bônus de Defesa igual ao seu modificador de Sabedoria”. Simplesmente genial!

Não satisfeito com o seu trabalho, o autor Guilherme Viana já produziu seu primeiro suplemento para Grande Savana, o Guia de NPCs.

++Leia Mais:
– MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube
– MultiGames | ‘Tutorial Roll20’, segundo episódio te ensina a usar Macros

Onde ler ‘Grande Savana’?

Se você gostou da ideia, faça o download grátis dos dois manuais da Grande Savana já lançados pelo Guilherme Viana abaixo:

Grande-Savana-Tormenta-Base

Clique na imagem para fazer o download

Grande-Savana-Tormenta-Guia-de-NPCs

Clique na imagem para fazer o download

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E adquira o seu Tormenta20 no site da Jambô Editora: AQUI.


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RPG de ‘The Dragon Prince’ vai iniciar seu período de playtest aberto ao público

The Dragon Prince, uma das melhores animações da Netflix, vai ganhar um RPG próprio e o seu playtest aberto começa agora em fevereiro.

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The Dragon Prince, animação de sucesso da Netflix, vi ganhar um RPG próprio, Tales of Xadia, e seu playtest aberto inicia dia 9 de fevereiro.

Com o peso de ser uma das melhores animações da Netflix, The Dragon Prince vai ganhar um RPG próprio em breve. Mas, ainda neste mês de fevereiro, você poderá se aventurar no mundo de Xadia.

O playtest aberto foi anunciado pela Fandom Tabletop, a desenvolvedora do jogo. De acordo com as informações, Tales of Xadia irá usar o sistema Cortex RPG, que também está sendo usado no vindouro Masters of the Universe: Legends of Grayskull Tabletop RPG (o “RPG do He-man”, de forma simplificada).

“Nosso objetivo com ‘Tales of Xadia’ é capturar com autenticidade a sensação única, o mundo expansivo e as apostas épicas de The Dragon Prince”, disse Adam Bradford, produtor executivo e vice-presidente da Fandom Tabletop. “Ao entrarmos na fase de teste público, estamos ansiosos para que os fãs vejam o jogo em ação, vivenciem uma história original emocionante e compartilhem seus comentários que nos ajudarão a finalizar o jogo para o lançamento ainda este ano.”

++Leia Mais:
– RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado
– RPG & Revistas, um caso de amor de mais de 20 anos

De acordo com a equipe de RPG do Fandom, o jogo se apoia em traços e arquétipos de personagens centrados na narrativa para focar nos relacionamentos que os jogadores desenvolvem em todo o reino – desde simples amizades a alianças políticas complexas – e se aprofunda no funcionamento mágico do mundo da série.

“Este jogo tem as mesmas ricas e épicas histórias de construção do mundo que os fãs da animação já conhecem”, disseram Aaron Ehasz e Justin Richmond, co-criadores da série da Netflix em um comunicado conjunto. “Mal podemos esperar para ouvir sobre as aventuras de vocês em Xádia.”

O playtest público de Tales of Xadia começa agora, dia 9 de fevereiro de 2021, e os jogadores interessados podem se inscrever para ter acesso antecipado a partir de hoje. A pretensão é que o jogo finalizado seja lançado ainda em 2021.


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RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’ será lançado

O universo de duas das mais famosas animações da Nickelodeon vai ganhar um RPG oficial. Prepare-se para dominar os elementos na sua mesa!

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O mundo dos dobradores de elementos das animações Avatar: O Último Mestre do Ar e A Lenda de Korra vai ganhar um RPG próprio oficial.

A Magpie Games anunciou o contrato de licenciamento conseguido com a ViacomCBS Consumer Products, detentora final dos direitos das animações, para a produção de um RPG de mesa ambientado no mundo das séries da Nickelodeon.

O CEO da Magpie Games, Mark Diaz Truman, falou sobre a animação com o projeto abraçado: “Estamos incrivelmente entusiasmados em trazer as histórias de dobradores corajosos e de amizades leais para as mesas de jogo de RPG; sabemos que há muitos fãs de ambas as séries que estão esperando há anos por este momento! Também estamos animados com a oportunidade de trabalhar com designers asiáticos como James Mendez Hodes para trazer o mundo do Avatar Aang e da Avatar Korra à vida de uma forma que seja fiel ao espírito autêntico e diversificado de ambos os programas.”

++Leia Mais:
– Avatar: The Rise of Kyoshi | Livro sobre a famosa Avatar da Terra está à caminho
– MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube

A presidente da área de Produtos de Consumo Global da ViacomCBS, Pam Kaufman, ressaltou a credibilidade e confiança que levaram a Magpie Games a ser a empresa escolhida para levar o projeto adiante: “Acreditamos que a Magpie Games é o parceiro ideal para desenvolver um jogo de RPG baseado em ‘Avatar: O Último Mestre do Ar’ e ‘A Lenda de Korra’. Seu compromisso em oferecer suporte a diversos conteúdos de diversos criadores, juntamente com seus produtos excepcionais, os tornou a escolha certa para trazer o mundo do Avatar para as mesas de jogo de RPG.

O Livro Básico (originalmente chamado de Core Book) do RPG tem lançamento programado para fevereiro de 2022 e, além deste, já existem planos para o lançamento de mais dois livros de suplementos: Republic City, previsto para agosto de 2022, e The Spirit World, previsto para fevereiro de 2023.

De acordo com a nota da Magpie Games o contrato entre as empresas será de “vários anos”. Pelo ritmo das previsões, se tudo correr conforme planejado, provavelmente teremos muitos livros sobre o mundo dos Avatares.

Vale ressaltar que as informações de datas são referentes ao lançamento do jogo no mercado americano. Não há qualquer notícia de lançamento dos livros no Brasil.

RPG-Avatar-Korra

Sobre ‘Avatar’

Avatar: O Último Mestre do Ar é uma animação lançada em 2005 e conta com 3 temporadas, totalizando 61 episódios. A série conta a história de Aang, o jovem e último sobrevivente de sua ordem que desperta depois 112 anos de hibernação. Aang é o Avatar da sua geração, e está 112 anos atrasado em seus afazeres como tal.

Avatar: A Lenda de Korra é a animação que conta a história da Avatar subsequente a Aang, Korra. A animação foi lançada em 2012 e teve 4 temporadas, totalizando 52 episódios.

Ambas as animações são propriedades da Nickelodeon, empresa do grupo ViacomCBS Consumer Products.


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MultiGames

MultiGames | A primeira parte do nosso ‘Tutorial Roll20’ está no YouTube

Confira o primeiro episódio do nosso Tutorial de Roll20, uma série de vídeos que vão ajudar você a extrair o melhor dessa ferramenta.

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É com muita alegria que podemos dizer a vocês: o canal do Multiversos no YouTube está de volta a ativa!

Para esse vídeo de retorno convidamos o grande Mauro Juliani Jr., redator da revista digital Dragão de Jade e um dos reitores da Academia de Mestres (que para fazer parte é só clicar AQUI), para desvendar as principais funcionalidades do Roll20, esta ferramenta que tem ajudado muito aos RPGistas durante esse período de pandemia. E, para ficar ainda melhor, o tutorial será todo voltado ao nosso já amado Tormenta20, o maior RPG do Brasil!

Nesse primeiro episódio, teremos um guia completo sobre o uso de Tokens e Mapas no Roll20.

Essa série de tutoriais começa hoje, 29/01, às 15h lá no canal do Multiversos no YouTube. Vai lá, se inscreve e ativa o sininho de notificações para acompanhar junto com a gente o primeiro de muitos, muitos materiais que estamos preparando para vocês no nosso canal.

Nós pretendendo trazer muita coisa legal para vocês lá no nosso canal. E prometemos que tudo será feito com o maior empenho e dedicação possível, podem ter certeza.

Confira também a Parte 2 desse tutorial:
– MultiGames | ‘Tutorial Roll20’, segundo episódio te ensina a usar Macros

Roteiro e apresentação: Mauro Juliani Jr.

Edição: Damásio Neto

Direção Geral: Rafael Lima

Produção: Midivx Comunicação Digital e Multimídia

++Leia Mais:
– Tormenta 20 | Nova Ficha de Personagem em PDF Editável v2.0 (duas páginas)


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Filmes

Chris Pine estrelará o longa de Dungeons & Dragons

Chris Pine irá estrelar o novo filme de Dungeons & Dragons da Paramount, dos escritores Jonathan Goldstein e John Francis Daley.

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Chris Pine vai estrelar o próximo filme Dungeons & Dragons da Paramount e Hasbro.

O longa de adaptação do RPG de maior sucesso no mundo terá Pine no papel principal, é o que revelou o The Hollywood Reporter. O filme será dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, mais conhecidos por dirigir Game Night e escrever Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Nenhum outro detalhe do enredo é conhecido no momento.

O mais antigo e popular RPG do mundo, que cativa jogadores há décadas, ganhará uma nova chance nas telonas depois que Dungeons & Dragons da New Line, de 2000, não conseguiu impressionar nem ao público nem aos críticos. Em 2015, a Warner Bros. garantiu os direitos do filme e anunciou uma mudança no sentido de adaptar o jogo, com Ansel Elgort (Baby Driver) sendo esperado para estrelar. O projeto acabou morrendo com a Paramount conquistando os direitos graças a um contrato de produção com a Hasbro.

++Leia Mais:
– Dungeons & Dragons | Filme ganha atualização de roteiro durante a quarentena
– Dungeons & Dragons | Filme ganha forte suporte com contratação de ex-executivo da Marvel

O novo filme será dirigido por Goldstein e Daley, que assumiram as funções de roteirista de Michael Gilio. Eles serão acompanhados pelo ex -produtor da Marvel Jeremy Latcham, que trocou o MCU pela eOne, braço de entretenimento de mídia da Hasbro. Latcham trabalhou anteriormente com os diretores como produtor em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Ele também produziu Os Vingadores, Guardiões da Galáxia e Os Vingadores: Era de Ultron para a Marvel Studios.

O nome de Pine cresceu consideravelmente ao longo dos anos, com trabalhos em filmes como a nova franquia Star Trek e a série Mulher-Maravilha da DC/Warner, bem como papéis mais dramáticos. Seu nome e familiaridade com os filmes de ação provavelmente o ajudaram a conseguir o papel que a Paramount e a Hasbro/eOne esperam que seja uma nova franquia épica. Pine estará em breve no cinema em Mulher-Maravilha em 1984.

++Leia Mais:
– Caverna do Dragão: Requiem | Roteiro original ganha excelente animação fanmade
– Principais notícias do Marvel Studios no Dia do Investidor da Disney

Dirigido e escrito por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, Dungeons & Dragons com Chris Pine está programado para lançamento em 27 de maio de 2022.

Fonte: CBR


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