Em 2015, após terminar todos os +600 episódios de One Piece (o que por sinal, afirmo ter valido muito a pena), resolvi que não iria mais me prender em uma única obra por tanto tempo, assim não perco tanto do que sai de novo a cada temporada e etc. Além disso, decide procurar por gêneros e animes com as temáticas mais diversas afim de sair do lugar comum e descobrir coisas novas. Vi de anime com Mechas até Shoujo, e indo logo ao ponto, resolvi que veria também um anime com temática musical e com algumas poucas pesquisas descobri que existem bastante obras do gênero, inclusive algumas bem famosas como Beck, Nana, K-ON e tudo mais, mas lembro que na época ouvi falar muito do anime que escolhi indicar hoje, e por ser uma anime mais “novo”, ou seja, mais relevante no momento, resolvi vê-lo primeiro. Pois bem, sem mais enrolações, hoje indico Shigatsu wa kimi no uso.
Resolvi fazer um negócio diferente hoje pois o tema pede. Escolhi uma trilha sonora para que você ouça durante a leitura do texto, espero que seja uma experiência interessante, é só dar o play no vídeo aqui em baixo. Boa leitura!
Título: Shigatsu wa kimi no uso
Adaptação: Mangá (11 volumes)
Estúdio: A-1 Pictures (Ano Hana)
Episódios: 22
Gêneros: Drama, Romance, Shounen, Slice of Life
Fansub: Aenianos
Em 2013, o mangá de Shigatsu levou o prêmio do Mangá Taisho Awards, considerado por muitos a principal premiação de mangá do Japão. Em outubro de 2014, ganhou sua adaptação em anime pelo estúdio A-1 pictures, estúdio que ficou conhecido por trazer Ano Hana, outro anime com essa pegada mais dramática mais e ao mesmo tempo se propondo a mostrar situações do cotidiano, é o que chamamos de Slice of Life. Vamos a sinopse!
Sinopse: Arima Kousei era um prodígio se tratando de piano, dominou as competições infantis por anos e todos os músicos infantis conheciam seu nome. Mas com o falecimento da sua mãe, que também era sua instrutora, ele sofreu um bloqueio mentalno meio de um recital e desde então ele nunca mais conseguiu ouvir o som das notas do piano, mesmo com sua audição normal.
Dois anos se passaram e Kousei ainda não tocou em seu piano de novo e vive em um mundo sem cor e sem outros tons. Ele passa a aceitar sua condição e vive feliz com seus amigos, Tsubaki e Watari, até que um dia, uma garota muda tudo. Miyazono Kaori é uma linda violinista, e seu estilo reflete sua personalidade livre e animada. Ela ajuda Kousei a voltar ao mundo da música e mostra a ele que neste mundo ele pode ser livre mesmo sem seguir regras o tempo todo, um jeito muito diferente da estrutura rígida e estilo regrado que Kousei estava acostumado.
Para algumas pessoas esse anime pode parecer um tanto quanto pesado no que se diz respeito a drama, o que me leva a pensar assim é principalmente o fato de que raramente você verá uma cena em que o Kousei ou a Tsubaki estão simplesmente caminhando de volta pra casa depois da escola, você sempre vai estar acompanhando o que os personagens estão pensando, os seus questionamentos e suas dúvidas. Isso porque passar as emoções dos personagens é talvez o objetivo principal dessa obra, o que torna a experiência toda ainda mais intensa. No que diz repeito a um anime com temática musical, Shigatsu também é impecável! Desde suas aberturas e encerramentos fantásticas quanto nas trilhas que ficam ali de pano de fundo durante quase todas as cenas, foram muito bem colocadas e são marcantes em toda a série. Fico imaginando o quanto deve ser difícil transpor visualmente o sentimento de um musicista a cada nota tocada no piano ou violino e nesse ponto a A-1 pictures está mais uma vez de parabéns, é impressionante ver como desde a expressão dos personagens até as cores escolhidas para cada objeto em cena se encaixam perfeitamente com o contexto de cada cena, é realmente fantástico! Shigatsu wa kimi no Uso é uma obra sobre perda e como você aprende a lidar com elas, também é sobre o quanto cada pessoa que entra e sai da sua vida influenciam em quem você é hoje, crescimento é a palavra. Sem exageros, é um anime realmente fantástico! =) Pra finalizar, vou deixar aqui em baixo um trailer muito bacana que encontrei feito por um fã e é isso! Obrigado por ter lido e fico feliz de poder compartilhar uma obra que eu gosto tanto com mais alguém.
Um nerd graduando em Publicidade e Propaganda, fã de anime e mangá, passador de catálogo da Netflix, ouvinte de podcast e amante de um bom filme ou livro que te faça pensar e sentir.