Séries | TV

Titans S02E08 – Jericho | A série segue em crescente e apresenta seu melhor episódio

Publicado há

em


O oitavo episódio da segunda temporada de Titans pode, seguramente, ser definido como o mais sombrio e pesado episodio da série até o momento.

Tal momento já vinha sendo anunciado desde praticamente o início da temporada, com a promessa da revelação dos segredos e pecados que, de tão terríveis, teriam levado a extinção da equipe dos Titãs, deixando em seus membros uma ferida aberta e um sentimento de culpa em seus membros que jamais passaria.

Depois de uma breve recapitulação dos eventos que levaram a morte de Aqualad (Drew Van Acker), e o posterior plano dos Titãs para se vingar do seu assassino, o Exterminador (Esla Morales), envolvendo seu filho Jericho (Chella Man), o episodio assume um ritmo cadenciado, apresentando e valorizando trechos do passado que vão conforme a trama avança nos mostrando como tudo se construiu para seu trágico final.

Parte da origem do Exterminador, assim como a origem dos poderes de Jericho (mostrados pela primeira vez neste episódio) são apresentados, porém se aprofundando somente no contexto necessário ao entendimento da história contada neste episódio. Principalmente porque o foco principal é mostrar como a relação conturbada entre Jericho e seu pai, serviu de catalisador para os acontecimentos futuros.

Neste ponto o episódio acerta no desenvolvimento dos personagens e seus relacionamentos, desde as escolhas feitas pelo Exterminador, e como tais escolhas o transformaram num pai ausente que construiu uma relação fria e distante com seu filho, um jovem sensível que nutria uma enorme admiração pelo pai, e tudo o que ele queria era ter seu reconhecimento. Conforme a trama evolui fica claro o porque a família de Slade Wilson se esconde dele, as causas da perca da fala de Jericho, e como sua carência fez com que ele se aproximasse dos Titãs, sua única oportunidade de amizade sincera e verdadeira. Ao mesmo tempo em que nos compadecemos da condição de Jericho, torna-se até natural uma reação contrária ao plano dos Titãs de usar Jericho para capturar o Exterminador, mesmo considerando todo o cenário envolvido, e as motivações da super equipe.

Jericho, Chella Man, o filho do Exterminador

Ao desenvolver bem suas demandas, o episódio cresce em seus momentos finais, enfatizando as consequências dos atos de todos os envolvidos e como cada um deles precisaria lidar com elas em seu futuro, terminando de maneira trágica, com Jericho se sacrificando para salvar Dick (Brenton Thwaites) e sendo morto pelo seu próprio pai.

Ao escolher enfrentar o Exterminador sozinho, Dick iniciou uma cadeia de eventos que culminaram não só na morte de Jericho, mas no rompimento de seu relacionamento com Dawn (Minka Kelly) e a dissolução da equipe original, traumas profundos que explicam melhor seu comportamento agressivo e perturbado em sua primeira temporada. Aspectos de sua “rejeição” conflitosa a figura do Batman como pai, mentor e etc., também são trazidos a tona e devem ao seu devido tempo, receber a devida atenção, considerando que a presença na serie de Bruce Wayne (Ian Gleinn) não deve ficar restrita o tempo todo ao posto de coadjuvante.

O episodio tem duas boas cenas de luta, em momentos separados Donna Troy (Conor Leslie) e o próprio Dick Grayson, são sequências bem coreografadas, sem  cortes excessivos onde é possível acreditar na contundência dos golpes. Fica muito evidente também o nível que o  Exterminador está, pois derrota facilmente dois dos mais poderosos membros da equipe.

O próximo episódio da série, carrega o título “Expiação” e deve mostrar como Dick e os Titãs originais precisam exorcizar seus fantasmas do passado para novamente se consolidarem como uma equipe de verdade, algo que será primordial para lidar com a ameaça do retorno do Exterminador, ainda insano e cruel.

E, pra finalizar, mesmo descobrindo no episódio anterior que a morte de seu irmão pode de alguma maneira ter ligação com os Titãs, Rose Wilson não é em momento algum mencionada.

“Jericho” entra para a lista dos melhores episódios da série, ao trabalhar muito bem as explicações, tão aguardadas desde o início da temporada. É seguro ao desenvolver relações e eventos sob a ótica de seus personagens, e valida o peso das consequências das ações, nos fazendo refletir sobre a natureza dos heróis da série e suas ações.

A segunda temporada de Titans é exibida pelo DC Universe. No Brasil a serie é exibida pela Netflix, mas ainda não há previsão de estreia da segunda temporada.

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile