Séries | TV

Titans S02E10 – “Fallen” | Asa Noturna vem aí

Publicado há

em


O décimo episódio desta temporada foi em sua maior parte dedicado a acompanhar Dick Grayson (Brenton Thwaites) preso após atacar um policial no Aeroporto, intencionalmente, para desta forma pagar (segundo seu senso distorcido de justiça) pagar pelos seus erros do passado.

Este episódio sacramentou a intenção da série em contar nesta temporada como e o que levou a dissolução dos Titãs originais e como os fantasmas do passado retornam para assombrar a equipe. Dick Grayson é o foco da narrativa, de quem muito se esperava (e se espera) vieram as piores escolhas e posteriormente o preço a se pagar por elas.

Acima de tudo, os caminhos que conduziram Dick até este momento vão construindo a origem e preparando o espectador para a aguardada aparição do Asa Noturna, que pode ser não uma redenção para o personagem, mas um ponto de virada em sua história, e o elo para reunir e consolidar os Titãs novamente como equipe.

Brenton Thwaites em sua “agradável estada na prisão”

O episódio apresenta um princípio de origem diferente da apresentada nos quadrinhos para a origem do Asa Noturna, lá Dick, depois de romper com Batman deixa de ser o Robin e depois de uma conversa com o Superman, Dick adota a nova identidade inspirado por uma lenda de Krypton.

Na série Dick vem já há algum tempo em processo de transformação, iniciado no momento em que abandonou e queimou seu traje de Robin. No período em que esteve preso, Dick dividiu a cela com presos do país fictício Corto Maltese e testemunhou a concepção de seu plano desesperado de fuga, apoiado principalmente na fé em seus deuses representados por uma ave desenhada na parede da cela, a “Alazul”.

O ambiente de uma prisão já claro hostil por natureza, quiçá para um ex-detetive de polícia, mesmo sabendo dos riscos e da punição que poderia sofrer Dick auxilia os presidiários de Corto Maltese na fuga, deixando claro que não só a chama da fé havia ressuscitado em seu coração, mas também que o Vigilante jamais poderia negar em seu íntimo o desejo de ajudar os necessitados.

O tal país fictício Corto Maltese, foi criado no universo DC por Frank Miller, como uma alusão aos países caribenhos e sul americanos governados por ditadores e suas políticas reacionárias sempre tumultuados por rebeliões e revoluções que transformaram o local num verdadeiro barril de pólvora. Corto Maltese já foi mencionado nas séries Arrow, SuperGirl em Smallville e também no Batman de Tim Burton em 1989.

Em paralelo a jornada de Dick, vemos Ravena (Teagan Croft), com sérios problemas para controlar seus poderes, algum tipo de mal habita o subconsciente da garota, originário claro do demônio Trigon, decepcionante derrotado com muita facilidade no primeiro episódio desta temporada. Este cenário pode trazer Ravena à luz do protagonismo novamente, para quem sabe vermos um Trigon melhor em todos os sentidos. Este pode ser um dos pontos a serem desenvolvidos numa próxima temporada que inclusive já está confirmada.

Conner Kent/Superboy (Joshua Orpin) tenta se esconder depois de atacar a polícia local, Conner é poderoso e possui um alto senso de justiça e muita bondade, mas precisa equilibrar a sua ingenuidade total e um lado sombrio que de certa forma insiste em se manifestar em determinados momentos.

Conner (Joshua Orpin] e Gar [Ryan Potter] surpreendidos na Torre Titã

Conner é encontrado por Garfield Logan/Mutano (Ryan Potter) que se culpa por todo o mal que Conner causou , e resolve esconder o clone do Superman na Torre Titã que posteriormente é atacada e ambos junto com o cão Krypto são capturados e levados ao sinistro projeto Cadmus.

O episódio se aproxima do fim com Donna Troy (Conor Leslie) chegando a Torre Titã para buscar ajuda para um o provável descontrole de Ravena e encontra o local destruído e indícios da captura de Gar e Conner, o que deve ser o ponto para unir a equipe novamente para o resgate de ambos.

Conner é um personagem muito interessante e todo o contexto em que o mesmo está inserido abre muitas possibilidades a serem exploradas no futuro.

Mutano refém no sinistro Projeto Cadmus

O episódio 10 serviu para consolidar uma história que vinha sendo contada com uma cadência necessária, mas com uma clara oscilação de qualidade. Definiu como sua história está alinhada e como ela deve ser desenvolvida deste ponto em diante. Acima de tudo reafirma a condição humana e falha de seus personagens que, ainda assim, não se eximem da sua vocação e/ou responsabilidade de ajudar as pessoas.

A segunda temporada de Titãs vem sendo exibida pelo DC Universe, o serviço de streaming da DC, sua primeira temporada chegou no Brasil pela Netflix, que ainda não se pronunciou quanto a previsão de estreia desta segunda temporada.

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile