O maior RPG do Brasil está chegando em breve com a sua nova versão e nós, que queremos sempre facilitar a vida de vocês, trazemos uma versão semi-automática da mais recente ficha de personagem do playtest de Tormenta20, em PDF.
Tormenta, como você deve saber, é o maior cenário de RPG já desenvolvido no Brasil. Fruto do trabalho conjunto de Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, JM Trevisan, Leonel Caldela e Guilherme Dei Svaldi, Tormenta bateu recordes de arrecadação com a sua campanha de financiamento coletivo no Catarse, arrecadando quase 2 milhões de reais para o lançamento da sua nova versão, o Tormenta 20.
Como parte das recompensas os jogadores são parte do corpo de playtesters do sistema. Com isso, e visando facilitar a vida dos jogadores, nós tornamos a ficha de personagem disponibilizada pela Jambô Editora em um arquivo editável e semi-automático, para ser preenchido mais facilmente pelos amantes do jogo.
EDIT.1:
Após pedidos, voltamos a mexer no arquivo para torná-lo editável no celular. A versão 1.1 que você encontrará abaixo é editável no PC e em dispositivos móveis.
EDIT.2:
Correção dos termos usados na ficha para o padrão final apresentado no livro Tormenta 20 (v. 0.7).
Antes de tudo, algumas observações importantes:
Essa ficha foi feita em cima do PDF enviado pela Jambô Editora para os apoiadores da campanha do Tormenta20 no Catarse. Os créditos pela elaboração e design da ficha em si é todo deles. Nós apenas tornamos o arquivo editável e automatizado;
Essa ficha foi feita para ser preenchida em aplicativos próprios para o uso de PDFs, como o Adobe Reader e Foxit Reader para desktops, e no Adobe Reader para Android (aplicativos estes onde a ficha foi testada). O preenchimento da ficha em browsers/navegadores faz com que a automatização não funcione. Portanto, antes de reclamar que “a ficha não está funcionando” experimente testá-la nestes aplicativos;
A maior parte da ficha é para você preencher, claro, e geralmente essas áreas aparecem com uma cor azul na ficha (como no Exemplo 1 abaixo). As informações referentes aos modificadores de atributos (que aqui devem ser descritos sempre na área quadrada dos atributos, conforme o Exemplo 1 abaixo) já estão automatizados para serem somados às perícias, ou seja, quando você definir o valor do seu modificador de destreza, por exemplo, esse valor já será levado para as perícias que dependem da destreza e somados ao valor total da perícia;
O valor de “metade do nível” (1/2 do Nível) que deve ser informado nas perícias só precisa ser acrescentado uma única vez, na perícia Acrobacia, depois disso ele será replicado nas demais perícias;
Os valores de Bônus e Penalidades referentes às Armaduras e Escudos estão também automatizados e são levados para os campos de CA e Perícias, respectivamente. Mas, vale uma ressalva: Os valores de Penalidades de Armadura devem ser informados de forma NEGATIVA (“-1”, por exemplo, nunca apenas 1 ou +1), conforme o Exemplo 2 abaixo;
A partir da versão 1.1 da Ficha ela é editável no celular. Com isso, fique ciente que qualquer atualização que você fizer no arquivo ele é salvo no seu aparelho automaticamente sobrescrevendo o que havia antes. Portanto, se você gosta de manter um backup da evolução do personagem, saiba que é importante que, antes de fazer qualquer alteração, salve uma cópia da versão anterior do personagem.