Filmes

O boom do universo Marvel além dos filmes

Publicado há

em


A maneira pela qual a Marvel se tornou líder em vários aspectos do entretenimento tem sido um processo bastante complexo e elaborado que exigiu muitos anos de trabalho bem feito para alcançar a popularidade que os super-heróis da Marvel têm atualmente nos filmes, videogames, séries de televisão e iGaming.

Marvel Studios Fans Assemble via Facebook

Os super-heróis e seu sucesso em várias plataformas

Ao obter um boom de popularidade dentro dos quadrinhos, os super-heróis conseguiram ganhar um lugar em diferentes plataformas, onde a mais impressionante delas até hoje é o universo dos filmes da Marvel. Com já 20 filmes produzidos ou em desenvolvimento, e cada um deles entrelaçado com os outros de certa forma, a Marvel já teve que divulgar a linha de tempo oficial da sequência de seus filmes, como mostra o site Monet, além do que o universo cinematográfico da Marvel planeja continuar se expandindo nos próximos anos. No entanto, os filmes não têm sido o único mercado para o qual o universo dos super-heróis se expandiu. Ao se tornar uma grande referência da cultura popular nos últimos anos, tanto a Marvel quanto sua rival DC deram o salto para gêneros alternativos como o iGaming. Hoje existem máquinas caça-níqueis temáticas inspiradas em filmes como Avengers, X-Men ou Batman The Dark Knight Rises na Betway, por exemplo.

Sites de iGaming oferecem um espaço para super-heróis em suas plataformas, e funcionam como uma alternativa aos videogames. Por sua vez, um exemplo que também vai além dos videogames tradicionais e aproveita os desenvolvimentos atuais em tecnologia, são os avanços que permitem aos jogadores se tornarem super-heróis usando a realidade virtual. Neste contexto, a DC teve um primeiro progresso quando unir forças com a Sony e desenvolveu o game Batman: Arkham VR em 2016, para seu console Playstation 4, que foi uma novidade dentro do mundo do entretenimento e os super-heróis. No entanto, a Marvel recentemente contra-atacou unindo-se à Oculus, subsidiária do Facebook, e anunciando um jogo de realidade virtual com heróis da Marvel, onde é possível se tornar diversos personagens como Wolverine, Doutor Estranho ou Deadpool no videogame Marvel Powers United VR.

Via pixabay.com

Os quadrinhos que deram vida aos super-heróis

Muitos dos super-heróis que agora aparecem em filmes, videogames e séries de televisão, tiveram suas origens nos quadrinhos há quase um século. Com milhares de personagens diferentes, as chamadas de “eras dos quadrinhos” tiveram alguns personagens muito bem sucedidos que ainda são relevantes hoje, e muitos outros que não conseguiram conquistar um lugar no gosto do público. No caso da Marvel e do seu extenso universo, se destacam personagens como o Homem Aranha, que foi co-criado pelo recentemente falecido Stan Lee. O cartunista e escritor americano foi uma parte fundamental para a Marvel expandir seu universo a partir dos quadrinhos e dar o salto para as telas de cinema e televisão. Embora os esforços da Marvel para criar séries televisivas de sucesso não tenham produzido resultados tão atraentes como os filmes, a intenção de a produtora é encontrar receitas que sejam mais interessantes para atrair e manter novos espectadores que curtam as séries tanto quanto os filmes. O universo Marvel encontrou um mercado muito bem-sucedido dentro de filmes e videogames, aproveitando não apenas o carisma e a bondade de seus heróis, mas também o lado sombrio e sinistro de seus vilões. Ao dar-lhes mais destaque e permitir que o público mergulhe um pouco mais nas mentes dos vilões, esses personagens têm sido uma das ferramentas que permitiram que a Marvel tivesse sucesso fora dos quadrinhos e dos filmes, nos videogames.

Marvel e os videogames

Por mais de vinte anos, os personagens da Marvel já foram bem sucedidos no mundo dos videogames, em parceria com a produtora Capcom e seus personagens, criando a franquia Marvel vs. Capcom. Tendo suas origens nos jogos de arcade, este crossover de universos de heróis e vilões tem perdurado, oferecendo aos gamers a oportunidade de lutar batalhas com seus personagens favoritos. Atualmente, esta franquia está em sua oitava parcela, chamada Marvel vs. Capcom Infinite, onde é possível encontrar os personagens mais recentes do universo Marvel, incluindo a Capitã Marvel. Fora desta franquia crossover, os videogames da Marvel já tiveram alguns problemas para criar videogames tão bem-sucedidos quanto os filmes, devido a algumas questões sobre os direitos dos personagens que parecem ter finalmente chegado ao fim. Isto é explicado pelo site Eurogamer, mencionando que a Marvel poderia criar um universo comum dentro dos games, tal como tem feito nos seus filmes nos últimos anos. Desta forma, ao jogar um videogame como o Homem Aranha, seria possível não apenas desenvolver a história em Nova York, mas também encontrar lugares como o Sanctum Sanctorum, que é o santuário do Doutor Estranho e que também está localizado naquela cidade. Assim, as possibilidades de entrelaçar vários videogames dentro do mesmo cenário imenso, ofereceriam aos gamers novos títulos de videogames da Marvel, que poderiam ser tão lucrativos quanto seus filmes.

O sucesso da expansão do universo Marvel para além dos quadrinhos, tem sido um processo longo e bem-planejado, que ainda tem muitos anos pela frente, e infinitas possibilidades de conquistar novos mercados, além do cinema, os videogames, o iGaming e a televisão.

Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile