Séries | TV

WandaVision | Confira nossa crítica dos primeiros episódios da nova série do Disney+

A Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel chegou com WandaVision. E trouxe uma nova fase para o Marvel Studios, agora dentro do Disney+!

Publicado há

em

Divulgação: Marvel Studios

WandaVision chegou ao Disney+. A obra escolhida para iniciar a Fase 4 do Marvel Studios teve dois episódios lançados na plataforma de streaming da Disney.

Na vizinhança de Westview, os jovens e recém-casados Wanda (Elisabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) começam sua vida juntos. Tendo que lidar com a vizinha sempre presente, Agnes (Kathryn Hahn), e também muitas perguntas, para as quais eles nem sempre têm respostas, Wanda e Visão vão vivendo a sua vida comum de casal, mas sempre com a estranha sensação de que algo não está certo.

A série foi desenvolvida por Jac Schaffer (do vindouro Viúva Negra), com direção geral Matt Shakman (Gole Mad Men) e o roteiro da própria Schaeffer (Ep01) e Gretchen Enders (Ep02) que, nesse primeiro momento, mostra que Wanda e Visão estão vivendo dentro de uma realidade semelhante à de um seriado de TV dos anos 1950.

O belo e jovem casal, Wanda e Visão. Apenas um casal normal… ou não?!

Com esse ponto inicial, o roteiro do primeiro episódio vai brincando com os personagens vivendo esse momento, se adaptando à esse cenário e, na medida que o episódio avança, perguntas surgem e lacunas são abertas. A sensação de que algo está errado nasce e vai crescendo.

O segundo episódio mostra o casal se enturmando com os vizinhos. E, aqui, acerta ao apresentar nas outras pessoas do bairro um certo estranhamento em relação aos novos vizinhos. Mas, como boa vizinhança que são, na medida do possível, os ajudam e aceitam.

Como esperado, o roteiro de WandaVision não tem a menor pressa. Mesmo assim, o ritmo da série é excelente, graças ao uso bem dosado de comédia, diálogos ágeis e ácidos, e o clima de seriados clássicos, no estilo sitcom. Bem como também há um certo clima de estranhamento presente o tempo todo, com alguns usos de quebra da quarta parede e clima de paranoia.

++Leia Mais:
– Relembre a nossa crítica de Pantera Negra
– Leia também a nossa análise de Thor Ragnarok

Dentro dessa proposta, Elisabeth Olsen e Paul Bettany são a alma do show. Ambos entendem bem o clima bobo e exagerado desses sitcoms e sabem carregar bem nas interpretações mas, quando a série pede, ambos mudam o tom para algo mais assustador e real, como se fossem peixes fora d’água. Kathryn Hahn interpreta Agnes como aquela vizinha que se move como uma sombra, sempre perto e por trás da Wanda, e dona dos diálogos mais ácidos e de humor pesado na série. Teyonah Parris surge como uma boa colega de bairro e também funciona como um retrato de como os sitcoms foram acrescentando pessoas de cor nas suas séries com o passar dos anos, mas apenas como ajudantes ou alvos cômicos e de forma equivocada.

Outro grande acerto de WandaVision foi de utilizar toda a estética nesses episódios para emular esses sitcoms. Referências claras à l Love Lucy, A Feiticeira (Be Witched) e Jeannie é um gênio (I Dream of Jeannie), no excelente trabalho de recriação de época, figurino, a fotografia que emula os takes de TV e consegue mesclar isso muito bem com os efeitos especiais, que respeitam essas estéticas. A trilha sonora está toda ambientada no clima dessas séries. Algo importante aqui é o trabalho de edição de som, que é muito bem utilizado como ferramenta de narrativa e, é claro, há as já famosas risadas da plateia (RISOS RISOS).

WandaVision irá passear por diferentes décadas dos sitcoms americanos.

WandaVision vem com um bom começo para essa nova fase do MCU. Esperta e reverente, a série homenageia tanto os clássicos da TV, criando assim uma excelente metalinguagem, como também às fases anteriores do Marvel Studios. Os mistérios e clima de tensão presentes fazem a trama tornar-se mais densa gradativamente e de forma positiva. E os bons conhecedores serão recompensados com as pistas que a série já trouxe no seu início.

WandaVision já lançou dois episódios no Disney+ e terá mais episódios lançados semanalmente, às sextas-feiras. Confira AQUI.


Acompanhe nossas redes sociais para mais novidades:
Facebook | InstagramTwitterYouTube



Clique para comentar

Mais Lidos

Sair da versão mobile